Premiê britânica mantém principais ministros após eleição ter reduzido sua autoridade

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse hoje que formará Governo com o apoio dos unionistas da Irlanda do Norte, para liderar as negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

"Aos que dizem que a primeira-ministra deve renunciar ou que devemos celebrar novas eleições ou inclusive, Deus nos livre, um segundo referendo, afirmo que esqueçam", escreveu no tabloide The Sun.

"Encontraremos um acordo que seja interessante ao Reino Unido e aos países-membros da UE", disse. "Os resultados das eleições penalizam a posição dura que Theresa May foi assumindo durante a campanha eleitoral", considera.

Esta abertura poderia se atrasar por conta da formação de um novo governo no Reino Unido, mas a UE insiste que, de sua parte, está pronta para começar.


Em uma breve declaração à nação na frente da residência oficial de Downing Street, May confirmou sua decisão após pedir à rainha Elizabeth II a permissão para formar Governo, apesar de ter perdido a maioria absoluta nas eleições gerais de quinta-feira. Os 10 deputados desta formação permitiriam aos Tories (318 deputados) superar as 326 cadeiras necessárias para governar com uma leve maioria.

O novo gabinete de Theresa May, anunciado no domingo e marcado pela renovação dos principais ministros e o retorno do político pró-Brexit Michael Gove, desta vez como ministro do Meio Ambiente, se reunirá na segunda-feira à tarde.

Segundo a Associação Britânica de Imprensa, May, que foi recebida por aplausos dos conservadores durante 25 segundos, disse aos parlamentares conservadores, em uma reunião a portas fechadas, que planeja enfrentar os problemas de seu partido agora que a maioria absoluta foi perdida.

"O calendário para as negociações sobre o Brexit se mantém, e elas começam na próxima semana", declarou May, no Palácio presidencial francês, em entrevista coletiva conjunta com seu anfitrião, Emmanuel Macron. "Não creio que isso aconteça, mas se chegarmos a isso, temos que ter a opção de sair".


Popular
  • Marília Mendonça rebate comentário de Elba Ramalho

    Marília Mendonça rebate comentário de Elba Ramalho

    Como é que ela vem falar que aqui é lugar de sertanejo? "Isso é um breganejo horroroso para cachaceiro, sem nenhuma identidade". A cantora Elba Ramalho voltou a afirmar que não é a favor da turma sertaneja dentro das festas juninas.
    Ranieri perto de ser anunciado como sucessor de Conceição

    Ranieri perto de ser anunciado como sucessor de Conceição

    Isto porque a Liga francesa proíbe que os clubes gauleses possam contratar treinadores com idade igual ou superior a 65 anos, sendo que Ranieri vai fazer 66 anos em outubro.
    Americano esteve preso 17 anos por crime cometido por sósia

    Americano esteve preso 17 anos por crime cometido por sósia

    O norte-americano Richard Anthony Jones finalmente pôde respirar aliviado, após quase duas décadas vivendo um pesadelo. Já Jones também vivia numa cidade de mesmo nome , Kansas City, mas em outro Estado, no Missouri.
  • IBGE: índice de média móvel trimestral do varejo cai 0,2% em abril

    IBGE: índice de média móvel trimestral do varejo cai 0,2% em abril

    Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, com 4,5% também se destacou ante a abril do ano passado. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior o retalho brasileiro obteve um crescimento de 1,9% para o total das vendas.

    Far Cry 5 | Jogo ganha primeiro gameplay

    A campanha da história do Far Cry 5 será jogável de início a término na peça cooperativa online. Far Cry 5 estará disponível a partir do dia 27 de fevereiro para PC, Xbox One e PS4 .
    Temer apela a Alckmin e Doria para manter PSDB

    Temer apela a Alckmin e Doria para manter PSDB

    O presidente do Instituto Teotônio Vilela (ITV), José Aníbal, voltou a defender a permanência do PSDB na base do governo Temer. Com 46 deputados e 11 senadores, o PSDB está dividido sobre o desembarque. "Não consta que as bases estão se manifestando".
  • Sérgio Cabral é condenado a 14 anos e dois meses de prisão

    Sérgio Cabral é condenado a 14 anos e dois meses de prisão

    Wilson Carlos foi sentenciado a 10 anos e 8 meses por corrupção passiva e dois crimes de lavagem de dinheiro. O político responsabilizado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
    Mais uma vez, Justiça dos EUA confirma suspensão de decreto migratório

    Mais uma vez, Justiça dos EUA confirma suspensão de decreto migratório

    A decisão surge depois do estado norte-americano do Havai ter apresentado queixa contra o decreto do presidente dos EUA. O decreto do presidente impunha uma proibição temporária de entrada de pessoas de seis países de maioria muçulmana.
    Diego Costa descarta ida à China e cogita atuar por clube brasileiro

    Diego Costa descarta ida à China e cogita atuar por clube brasileiro

    Se eles me venderam, vou procurar a melhor opção. "O Atlético está entre elas (opções), e isso não significaria não jogar". Vou esperar pela decisão do clube", disse o internacional espanhol.
  • Eventos educativos: Uma jornada educativa para o mundo da criatividade

    Eventos educativos: Uma jornada educativa para o mundo da criatividade

    Esses eventos demonstraram aos pais e professores os efeitos educacionais das tecnologias modernas russas baseadas em atividades. Elas aprendem a agir individualmente, em pequenos grupos, ficando em ambientes diversos - cognitivo, polilíngue, teatral.
    Coreia do Norte liberta estudante norte-americano condenado a trabalhos forçados

    Coreia do Norte liberta estudante norte-americano condenado a trabalhos forçados

    O chefe da Diplomacia americana não fez comentários sobre o estado de saúde do jovem "por respeito a ele e a sua família". De acordo com Tillerson, o governo dos EUA agora trabalho para "libertar" outros norte-americanos presos por Pyongyang.
    Rodada#6: tudo o que você precisa saber sobre Grêmio x Bahia

    Rodada#6: tudo o que você precisa saber sobre Grêmio x Bahia

    Ele, aliás, é a única novidade em relação ao grupo que venceu o Cruzeiro por 1x0 na última quinta-feira (8), na Fonte Nova. Os desfalques são Régis, Jackson e Wellington Silva, lesionados, e Armeno, que foi convocado para a Seleção Colombiana.

CONNECT