Incêndio gigantesco deixa 24 mortos em Portugal

Muitas das vítimas ficaram presas em seus carros enquanto as chamas atingiram a estrada que corta a região. Dez pessoas foram encontradas mortas em ambiente rural.

Diversos países lamentaram a tragédia e ofereceram ajuda no combate às chamas, que continuam fora de controle.

Segundo o jornal português "Jornal de Notícias", uma criança de quatro anos e seu tio foram as primeiras vítimas a serem reconhecidas. O carro em que eles estavam se envolveu em um acidente com outro veículo, em Nodeirinho. Queimou tudo. Tudo. Foi tudo muito rápido, não entendo como isso aconteceu, não sei como explicar! A hipótese de incêndio criminoso foi descartada e as equipes de resgate, com cerca de 1,6 mil integrantes, estão mobilizadas. "Encontramos uma árvore atingida por um raio", afirmou. Apesar do trabalho de cerca de 750 bombeiros, pelo menos cinco frentes de incêndio permaneciam ativas.

Portugal começa esta manhã a acordar e a ganhar consciência da trágica que se vive no distrito de Leiria. Já o presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, alertou que aldeias estavam "completamente cercadas" pelo fogo.

O governo decretou três dias de luto nacional, em homenagem às 62 vítimas mortais do incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande. Antonio Costa está a preparar o plano de resposta do Estado face às consequências do incêndio.

"Nossa dor é imensa, assim como nossa solidariedade com as famílias da tragédia", declarou no domingo à noite o presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, ainda emocionado com a maior tragédia da história recente de Portugal. Toda sua agenda foi cancelada.

O primeiro-ministro Antonio Costa disse que as equipes de combate a incêndios estavam tendo dificuldades em se aproximar da área porque o fogo era "muito intenso". "É uma tarde bastante difícil, com situações complexas, que ainda se mantêm e são situações que nos preocupam", afirmou Elísio Oliveira. "Quero expressar minha proximidade à querida população portuguesa atingida por um incêndio devastador que causou mortos, feridos e destruição", disse o Pontífice pedindo para os fiéis rezarem em silêncio.

O sábado foi de forte calor no país, com temperaturas que superaram os 40 graus em várias regiões.


Popular
  • México busca empate heroico contra Portugal

    México busca empate heroico contra Portugal

    Nos primeiros 15 minutos não tivemos bola, muito por mérito da equipa do México , mas também por algum demérito nosso. Portugal dominava completamente e só não foi ao intervalo em vantagem por causa de um erro de Raphael Guerreiro.
    Explosão de bomba em banheiro de shopping deixa 3 mortos em Bogotá

    Explosão de bomba em banheiro de shopping deixa 3 mortos em Bogotá

    A segurança do shopping evacuou o local enquanto os bombeiros e a polícia começavam a investigar as causas da explosão. O chefe de Governo expressou sua "solidariedade com as vítimas".
    Sobe para 58 número de mortos em incêndio em Londres

    Sobe para 58 número de mortos em incêndio em Londres

    A rainha Elizabeth 2ª visitou nesta sexta-feira um centro de apoio às vítimas montado por voluntários na zona oeste de Londres . As autoridades dizem que o número de mortos pode aumentar pois muitas pessoas podem ter ficado presas no edifício.
  • EUA confirmam derrubada de avião sírio

    EUA confirmam derrubada de avião sírio

    Ao que tudo indica, os americanos monitoravam os aviões sírios e acionaram os caças Super Hornet para interceptá-los. De acordo com a nota, os aviões da coalizão detiveram o avance das forças sírias com uma "demonstração de força".
    Incêndio em Pedrógão Grande faz 19 mortos

    Incêndio em Pedrógão Grande faz 19 mortos

    Um incêndio em resolução significa, de acordo com a Protecção Civil, que não há perigo de propagação além do perímetro já atingido.
    Ministro interino da Cultura não quer ser titular

    Ministro interino da Cultura não quer ser titular

    Como cineasta, Andrade ganhou prêmios no Festival de Moscou e de Gramado pelo filme O Homem que Virou Suco (1980). Além disso, João Batista de Andrade mostrou insatisfação sobre a a composição da Ancine.
  • Ana Maria leva bronca após cometer gafe ao vivo no

    Ana Maria leva bronca após cometer gafe ao vivo no "Mais Você"

    A mãe do Louro José pediu, então, desculpa à mulher, que não teve o nome identificado. “Humor de segunda-feira”, observou mais um. Ela tem sido assuntos na internet todas as semanas por conta de cenas inusitadas apresentadas no Mais você.
    Anitta é confirmada na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

    Anitta é confirmada na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

    A 21ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo acontece neste domingo (18) em São Paulo com previsão de reunir 3 milhões de pessoas . A Delegacia de Crimes de Intolerância (Decradi) também estará de prontidão caso ocorra algum caso de LGBTfobia durante o evento.
    Correios anunciam o fim do e-Sedex

    Correios anunciam o fim do e-Sedex

    Em ambos os casos, entretanto, é o consumidor quem perde, passando a ter de esperar mais para receber suas compras, ou, então, pagando mais caro pelo serviço expresso.
  • Dudu Camargo leva fora de Maisa Silva ao vivo: 'Fala esquisito'

    Dudu Camargo leva fora de Maisa Silva ao vivo: 'Fala esquisito'

    Dudu Camargo mostrou neste último domingo (18) que jogo de cintura e uma certa dose de cara de pau são os seus pontos fortes. Silvio então apontou o look de Maisa e sugeriu que ela estivesse vestida daquela forma para se exibir para Dudu.
    Novo recorde. Mais de 65 milhões de deslocados e refugiados em 2016

    Novo recorde. Mais de 65 milhões de deslocados e refugiados em 2016

    Já a Turquia alberga o maior número de refugiados (2,9 milhões) seguido do Paquistão (1,4 milhão) e do Líbano (1 milhão). Se fosse um país, os deslocados à força estariam à frente do Reino Unido, que tem 65,1 milhões de habitantes.
    Eleições na França deve confirmar força de partido de Macron

    Eleições na França deve confirmar força de partido de Macron

    Diante da ruína anunciada dos partidos tradicionais, seus líderes advertem sobre os perigos de se ter um Parlamento sem oposição.

CONNECT