Incêndio gigantesco deixa 24 mortos em Portugal

Muitas das vítimas ficaram presas em seus carros enquanto as chamas atingiram a estrada que corta a região. Dez pessoas foram encontradas mortas em ambiente rural.

Diversos países lamentaram a tragédia e ofereceram ajuda no combate às chamas, que continuam fora de controle.

Segundo o jornal português "Jornal de Notícias", uma criança de quatro anos e seu tio foram as primeiras vítimas a serem reconhecidas. O carro em que eles estavam se envolveu em um acidente com outro veículo, em Nodeirinho. Queimou tudo. Tudo. Foi tudo muito rápido, não entendo como isso aconteceu, não sei como explicar! A hipótese de incêndio criminoso foi descartada e as equipes de resgate, com cerca de 1,6 mil integrantes, estão mobilizadas. "Encontramos uma árvore atingida por um raio", afirmou. Apesar do trabalho de cerca de 750 bombeiros, pelo menos cinco frentes de incêndio permaneciam ativas.

Portugal começa esta manhã a acordar e a ganhar consciência da trágica que se vive no distrito de Leiria. Já o presidente da Câmara Municipal de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, alertou que aldeias estavam "completamente cercadas" pelo fogo.

O governo decretou três dias de luto nacional, em homenagem às 62 vítimas mortais do incêndio que deflagrou no sábado em Pedrógão Grande. Antonio Costa está a preparar o plano de resposta do Estado face às consequências do incêndio.

"Nossa dor é imensa, assim como nossa solidariedade com as famílias da tragédia", declarou no domingo à noite o presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, ainda emocionado com a maior tragédia da história recente de Portugal. Toda sua agenda foi cancelada.

O primeiro-ministro Antonio Costa disse que as equipes de combate a incêndios estavam tendo dificuldades em se aproximar da área porque o fogo era "muito intenso". "É uma tarde bastante difícil, com situações complexas, que ainda se mantêm e são situações que nos preocupam", afirmou Elísio Oliveira. "Quero expressar minha proximidade à querida população portuguesa atingida por um incêndio devastador que causou mortos, feridos e destruição", disse o Pontífice pedindo para os fiéis rezarem em silêncio.

O sábado foi de forte calor no país, com temperaturas que superaram os 40 graus em várias regiões.


Popular
  • Agressor da Champs Elysées morreu no ataque, diz ministro do Interior francês

    Agressor da Champs Elysées morreu no ataque, diz ministro do Interior francês

    A CNN afirma que a quantidade de explosivos era suficiente para explodir o carro. "Tinha gente para todos os lados". A França foi alvo do EI repetida vezes desde os ataques de 13 de novembro de 2015, que fizeram 130 mortos.
    Veículo atropela pedestres em Londres e deixa feridos, diz polícia

    Veículo atropela pedestres em Londres e deixa feridos, diz polícia

    A primeira-ministra britânica, Theresa May , disse que o incidente está sendo tratado como um "possível ataque terrorista". Theresa May informou que iria presidir uma reunião de emergência na manhã desta segunda-feira para discutir o assunto.
    Camila Queiroz e Klebber Toledo vão comemorar aniversários juntos

    Camila Queiroz e Klebber Toledo vão comemorar aniversários juntos

    Para isso, organizam um festão , numa mansão da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, que promete reunir familiares e famosos. O bolo, presente de uma grande amiga, será de três andares, com flores.
  • EUA confirmam derrubada de avião sírio

    EUA confirmam derrubada de avião sírio

    Ao que tudo indica, os americanos monitoravam os aviões sírios e acionaram os caças Super Hornet para interceptá-los. De acordo com a nota, os aviões da coalizão detiveram o avance das forças sírias com uma "demonstração de força".

    Milan sonha com Cristiano Ronaldo e admite usar Donnarumma em negociação

    A recusa do jovem goleiro Donnarumma em renovar o seu contrato com o Milan pegou o mercado da bola de surpresa. Insatisfeito, o atacante não deseja seguir no clube espanhol para a nova temporada.
    México busca empate heroico contra Portugal

    México busca empate heroico contra Portugal

    Nos primeiros 15 minutos não tivemos bola, muito por mérito da equipa do México , mas também por algum demérito nosso. Portugal dominava completamente e só não foi ao intervalo em vantagem por causa de um erro de Raphael Guerreiro.
  • Beyoncé dá à luz gêmeos

    Beyoncé dá à luz gêmeos

    Estamos muito agradecidos que a nossa família vai crescer e queremos agradecer a todos pelas mensagens positivas", completou. Ainda não sabemos, mas Barack Obama deu um pequeno spoiler, que pode indicar que Blue Ivy tenha ganhado duas irmãzinha.
    Com 'sorte de Levir', Santos empata com a Ponte Preta no Pacaembu

    Com 'sorte de Levir', Santos empata com a Ponte Preta no Pacaembu

    Logo aos 4 minutos, Bruno Henrique recebeu ótimo passe na área, mas Aranha saiu bem do gol e salvou a Ponte com as pernas. Logo na primeira boa jogada, Lucas Lima tocou para Copete, que acabou mandando para foca, desperdiçando grande chance.
    De novo ele! Sidcley marca e tira o Atlético da lanterna

    De novo ele! Sidcley marca e tira o Atlético da lanterna

    Em uma chance com Walter, que entrou aos 20 minutos, o goleirão espalmou uma bola que era certa dentro do gol . Na primeira chance dos donos da casa, Igor recebeu cruzamento na pequena área, cabeceou e Weverton defendeu.
  • Sem chuva, DF tem queda na temperatura nesta semana

    Sem chuva, DF tem queda na temperatura nesta semana

    O Instituto Nacional de Meteorologia prevê geada e mínimas perto de 0ºC nas manhãs dos próximos dias no estado. A temperatura sobe no decorrer do dia, não deve chover à tarde e a máxima será de 23ºC.
    Sporting empata com o Benfica e entrega título ao FC Porto — Hóquei

    Sporting empata com o Benfica e entrega título ao FC Porto — Hóquei

    O campeonato terminou com o FC Porto a conquistar 68 pontos, contra 66 dos encarnados, que assim falharam a conquista do tri. O jogo não correu de feição à formação da Luz e ao intervalo os encarnados perdiam por 2-1.
    Para 16 milhões de americanos, leite achocolatado vem de vacas marrons

    Para 16 milhões de americanos, leite achocolatado vem de vacas marrons

    Esses 16,4 milhões de pessoas equivalem, aproximadamente, ao número de habitantes do Estado da Pensilvânia. Mas o dado que mais chama atenção é realmente a desinformação de uma parcela da população.

CONNECT