NASA anuncia a descoberta de dez exoplanetas semelhantes à Terra

Agora, com os 10 novos exoplanetas adicionados a lista, a Nasa amplia para 50 a quantidade de planetas que poderiam ter condições similares ao modelo terrestre e assim, poderia até abrigar algum tipo de vida.

Em entrevista cedida na Califórnia por representantes da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (#Nasa) foi divulgada a descoberta de 219 exoplanetas, ou seja, planetas que orbitam fora do sistema solar pertencendo a um sistema planetário diferente do nosso.

O documento reune quatro anos de pesquisas baseadas nos dados recebidos pelo telescópio Kepler.

"Este catálogo cuidadosamente medido é a base para responder diretamente uma das perguntas mais cativantes na astronomia: quantos planetas como a Terra há na galáxia?'", destacou a pesquisadora do Kepler no Instituto SETI, Susan Thompson.

Segundo os dados, o número potencial de mundos alienígenas são um total de 4034, sendo que 2335 são verificados como planetas, e mais de 30 podem ser habitáveis.

Em fevereiro, astrônomos anunciaram a descoberta, com o telescópio espacial americano Spitzer, de sete planetas rochosos de tamanho comparável ao da Terra que orbitam em volta de uma só estrela, a Trappist-1. "Fazem parte de um catálogo de "exoplanetas", como são chamados os planetas que orbitam noutros sistemas, fora da órbita do Sol".

O Kepler foi lançado em 2009, mas a missão acabou por terminar em 2013 devido a uma avaria dos giroscópios (dispositivos que permitem o posicionamento no espaço na ausência de pontos de referência) do telescópio espacial.

Utilizando dados proporcionados pelo Kepler, um dos grupos de pesquisa pôde realizar medições precisas de milhares de planetas.

"Compreender sua frequência na Via Láctea ajudará a projetar as futuras missões da Nasa para encontrar outra Terra", indicou Mario Pérez, da Divisão de Astrofísica da agência espacial americana e chefe científico da missão Kepler.

As descobertas listadas no relatório final do estudo na constelação Cisne devem trazer nova luz à busca por vida fora da Terra.


Popular
  • Chapecoense recebe Botafogo tentando manutenção no G-4

    Chapecoense recebe Botafogo tentando manutenção no G-4

    Arnaldo foi acionado na direita e fez o cruzamento, Luiz Otávio furou o corte, a bola bateu em Pimpão e entrou: 2 a 0 Botafogo . Ele avançou até a linha de fundo e chutou em cima de Gatito, que apareceu bem em mais um lance de perigo da equipe de Chapecó .
    Marcelo pede unidade em torno da Agência Europeia do Medicamento

    Marcelo pede unidade em torno da Agência Europeia do Medicamento

    O que o PR pode desejar, em primeiro lugar, é que rapidamente os partidos definam uma posição. Fala-se do Porto e de Braga. " Era muito importante que Portugal ganhasse ", sublinhou.
    Com estádio vazio, abertura da Copa das Confederações apresenta cidades russas

    Com estádio vazio, abertura da Copa das Confederações apresenta cidades russas

    Michael Boxal abriu o placar aos 31 minutos do primeiro tempo, fazendo contra depois de toque de Glushakov na saída do goleiro. Em rápida jogada, com a defesa aberta, Samedov cruzou e Smolov só empurrou para as redes, ampliando a vantagem, aos 23.
  • Star Trek: Discovery: Data de estreia é revelada

    Star Trek: Discovery: Data de estreia é revelada

    A série acompanhará as viagens da Tropa Estelar em suas missões para descobrir novos mundos e formas de vida . Berg & Aaron Harberts, Akiva Goldsman, Rod Roddenberry e Trevor Roth são os produtores executivos.
    Anitta é confirmada na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

    Anitta é confirmada na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

    A 21ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo acontece neste domingo (18) em São Paulo com previsão de reunir 3 milhões de pessoas . A Delegacia de Crimes de Intolerância (Decradi) também estará de prontidão caso ocorra algum caso de LGBTfobia durante o evento.
    58 Vítimas Mortais, 54 Feridos e 8 Bombeiros Feridos — Atualização

    58 Vítimas Mortais, 54 Feridos e 8 Bombeiros Feridos — Atualização

    Mas não as estradas nacionais à volta. Às 19h30, em Pedrógão Grande , era praticamente de noite, tal o fumo que pairava pelo ar. Segundo as investigações preliminares, o ponto de início do incêndio foi em Escalos Fundeiros, município em Pedrogão Grande .
  • Site: Daniel Alves está perto de acerto com o Manchester City

    Site: Daniel Alves está perto de acerto com o Manchester City

    Segundo o portal "Goal.com" o lateral-direito brasileiro está próximo de um acerto com o Manchester City. O nome do jogador rossonero já vem sendo especulado na Juventus há algum tempo.
    Correios anunciam o fim do e-Sedex

    Correios anunciam o fim do e-Sedex

    Em ambos os casos, entretanto, é o consumidor quem perde, passando a ter de esperar mais para receber suas compras, ou, então, pagando mais caro pelo serviço expresso.
    Ministro interino da Cultura não quer ser titular

    Ministro interino da Cultura não quer ser titular

    Como cineasta, Andrade ganhou prêmios no Festival de Moscou e de Gramado pelo filme O Homem que Virou Suco (1980). Além disso, João Batista de Andrade mostrou insatisfação sobre a a composição da Ancine.
  • Sporting empata com o Benfica e entrega título ao FC Porto — Hóquei

    Sporting empata com o Benfica e entrega título ao FC Porto — Hóquei

    O campeonato terminou com o FC Porto a conquistar 68 pontos, contra 66 dos encarnados, que assim falharam a conquista do tri. O jogo não correu de feição à formação da Luz e ao intervalo os encarnados perdiam por 2-1.

    Milan sonha com Cristiano Ronaldo e admite usar Donnarumma em negociação

    A recusa do jovem goleiro Donnarumma em renovar o seu contrato com o Milan pegou o mercado da bola de surpresa. Insatisfeito, o atacante não deseja seguir no clube espanhol para a nova temporada.
    Incêndio em Pedrógão Grande faz 19 mortos

    Incêndio em Pedrógão Grande faz 19 mortos

    Um incêndio em resolução significa, de acordo com a Protecção Civil, que não há perigo de propagação além do perímetro já atingido.

CONNECT