NASA anuncia a descoberta de dez exoplanetas semelhantes à Terra

Agora, com os 10 novos exoplanetas adicionados a lista, a Nasa amplia para 50 a quantidade de planetas que poderiam ter condições similares ao modelo terrestre e assim, poderia até abrigar algum tipo de vida.

Em entrevista cedida na Califórnia por representantes da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (#Nasa) foi divulgada a descoberta de 219 exoplanetas, ou seja, planetas que orbitam fora do sistema solar pertencendo a um sistema planetário diferente do nosso.

O documento reune quatro anos de pesquisas baseadas nos dados recebidos pelo telescópio Kepler.

"Este catálogo cuidadosamente medido é a base para responder diretamente uma das perguntas mais cativantes na astronomia: quantos planetas como a Terra há na galáxia?'", destacou a pesquisadora do Kepler no Instituto SETI, Susan Thompson.

Segundo os dados, o número potencial de mundos alienígenas são um total de 4034, sendo que 2335 são verificados como planetas, e mais de 30 podem ser habitáveis.


Em fevereiro, astrônomos anunciaram a descoberta, com o telescópio espacial americano Spitzer, de sete planetas rochosos de tamanho comparável ao da Terra que orbitam em volta de uma só estrela, a Trappist-1. "Fazem parte de um catálogo de "exoplanetas", como são chamados os planetas que orbitam noutros sistemas, fora da órbita do Sol".

O Kepler foi lançado em 2009, mas a missão acabou por terminar em 2013 devido a uma avaria dos giroscópios (dispositivos que permitem o posicionamento no espaço na ausência de pontos de referência) do telescópio espacial.

Utilizando dados proporcionados pelo Kepler, um dos grupos de pesquisa pôde realizar medições precisas de milhares de planetas.

"Compreender sua frequência na Via Láctea ajudará a projetar as futuras missões da Nasa para encontrar outra Terra", indicou Mario Pérez, da Divisão de Astrofísica da agência espacial americana e chefe científico da missão Kepler.

As descobertas listadas no relatório final do estudo na constelação Cisne devem trazer nova luz à busca por vida fora da Terra.


Popular

CONNECT