Incêndios: Situação em Góis é "grave e pode passar a ser gravíssima"

Em declarações à agência Lusa, a presidente da Câmara de Góis, Lurdes Castanheira, precisou que as aldeias já evacuadas são as de Cadafaz, Sandinha, Candosa, Capelo, Corterredor, Cabreira, Aldeia Velha, Candosa, Carvalhal do Sapo, Tarrastal e de Folgosa. "Temos as pessoas [100] concentradas numa igreja, onde estão a ser apoiadas pela Segurança Social e com uma segurança montada para que não haja qualquer tipo de problema", disse Jorge Gomes.

Há cada vez mais meios no combate aos incêndios de Pedrógão Grande e Góis.

O número de incêndios a lavrar em Portugal tem aumentado nas últimas horas, registando-se pelas 15h30 de hoje um total de 40 fogos florestais, mobilizando 2.816 operacionais, auxiliados por 928 viaturas e 24 meios aéreos, segundo a Proteção Civil.

O secretário de Estado da Administração Interna adiantou que já estão a ser tomadas medidas para que uma ponta de fogo não entre no município da Lousã, que "costuma ser muito crítico".

Entretanto, as chamas continuam a não querer ceder em Pedrógão Grande, onde foram contabilizadas até ao momento 64 vítimas mortais e 160 feridos, seis deles em estado grave. Em Góis, o fogo era combatido por 419 operacionais. 40 bombeiros da Galiza chegam ao nosso país por via terrestre e outros 40 operacionais de várias regiões espanholas por helicóptero.

13h56 - O comandante operacional da Proteção Civil, Vitor Vaz Pinto, disse hoje que o incêndio de Góis "é preocupante", uma vez que está a lavrar com grande intensidade, informação corroborada pela ministra da Administração Interna. Um lar da terceira idade que pertence à Cáritas Diocesana de Coimbra foi também evacuado.

"Esperemos que o fogo não chegue até estas localidades, mas, na eventualidade de chegar, recebemos instruções do Comando [Distrital de Operações de Socorro - CDOS] para se proceder à evacuação", afirmou.

08h02 - Os meios aéreos foram mobilizados para combater esta terça-feira de manhã o incêndio de Góis e Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, informou fonte do CDOS. Durante a madrugada, por volta das 04h00, a aldeia de Braçal, no concelho de Pampilhosa da Serra, teve de ser evacuada "por precaução", retirando 15 pessoas daquela localidade, acrescentou fonte do CDOS de Coimbra.


Popular
  • Adele surpreende bombeiros de Londres com visita

    Adele surpreende bombeiros de Londres com visita "para chá e abraços"

    A voz por trás dos hits Hello, Someone like you e Rolling in the deep levou um bolo e convidou os profissionais para tomar chá. O fogo atingiu o prédio de 24 andares, matando pelo menos 79 pessoas, segundo os últimos dados oficiais.
    Irã lança mísseis contra sede do EI no leste da Síria

    Irã lança mísseis contra sede do EI no leste da Síria

    Este ataque, o primeiro realizado do Irã , é a resposta ao duplo atentado reivindicado pelo EI em Teerã no dia 7 contra o Parlamento e o mausoléu do ímã Khomeini, que causou 17 mortos e dezena de feridos.
    México busca empate heroico contra Portugal

    México busca empate heroico contra Portugal

    Nos primeiros 15 minutos não tivemos bola, muito por mérito da equipa do México , mas também por algum demérito nosso. Portugal dominava completamente e só não foi ao intervalo em vantagem por causa de um erro de Raphael Guerreiro.
  • Green Day anuncia quatro shows no Brasil em novembro

    Green Day anuncia quatro shows no Brasil em novembro

    O Rio é a primeira cidade a receber a turnê (01/11), seguida de São Paulo (03/11), Curitiba (05/11) e Porto Alegre (07/11). A produtora Live Pass confirmou que a banda vai colar no Brasil em novembro para quatro shows da Revolution Radio Tour .
    Site: Daniel Alves está perto de acerto com o Manchester City

    Site: Daniel Alves está perto de acerto com o Manchester City

    Segundo o portal "Goal.com" o lateral-direito brasileiro está próximo de um acerto com o Manchester City. O nome do jogador rossonero já vem sendo especulado na Juventus há algum tempo.
    Sporting empata com o Benfica e entrega título ao FC Porto — Hóquei

    Sporting empata com o Benfica e entrega título ao FC Porto — Hóquei

    O campeonato terminou com o FC Porto a conquistar 68 pontos, contra 66 dos encarnados, que assim falharam a conquista do tri. O jogo não correu de feição à formação da Luz e ao intervalo os encarnados perdiam por 2-1.
  • PF conclui que houve corrupção passiva em caso Temer

    Além do presidente Temer, também é investigado no inquérito o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). O diálogo foi interpretado pelos investigadores como uma tentativa de comprar o silêncio do ex-deputado.
    Jogo Fluminense x Flamengo - Escalação e Onde Assistir o Fla-Flu

    Jogo Fluminense x Flamengo - Escalação e Onde Assistir o Fla-Flu

    A bola desviou no gramado e enganou o goleiro do Fluminense para alegria da torcida do Flamengo que saiu festejando do Maracanã. O São Paulo sofreu sua primeira derrota no Morumbi neste Campeonato Brasileiro ao perder para o Atlético-MG por 2 a 1.
    Mali: radicais promovem ataque em resort frequentado por estrangeiros

    Mali: radicais promovem ataque em resort frequentado por estrangeiros

    Lamentavelmente, há até o momento dois mortos, entre eles uma mulher com dupla nacionalidade franco-gabonesa - afirmou o ministro. O local foi invadido por pelo menos um atirador. "Há um ataque de suspeitos jihadistas contra o acampamento de Kangaba".
  • Sobe para 79 número de vítimas no incêndio de torre em Londres

    Sobe para 79 número de vítimas no incêndio de torre em Londres

    Segundo remarcou, "o importante será encontrar respostas" durante uma investigação que "abrangerá uma ampla série de assuntos". As autoridades estão a investigar se foi cometido algum crime que tenha originado o incêndio.
    Investigada, ministra da Defesa da França anuncia que deixará cargo

    Investigada, ministra da Defesa da França anuncia que deixará cargo

    A renúncia deve-se a "boa fé" da ex-governante, de acordo com o argumento que apresentou em comunicado. "A Defesa é uma pasta exigente".
    Joesley chama Temer de 'chefe de organização criminosa'

    Joesley chama Temer de 'chefe de organização criminosa'

    No depoimento, Joesley afirmou ter sido dele a iniciativa de procurar Loures para estabelecê-lo como um interlocutor no Planalto. Ele diz que Temer o via "como um empresário que poderia financiar as campanhas dele e fazer esquemas que renderiam propina ".

CONNECT