EUA fazem demonstração de força contra a Coreia do Norte

Na terça-feira, a Coreia do Norte colocou o Japão em estado de alerta ao disparar um míssil de médio alcance que passou sobre o leste do arquipélago que caiu no mar, provocando a condenação internacional.

Pela segunda vez em dois dias, Trump falou por telefone nesta quarta-feira com o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, sobre a "cooperação próxima" entre os países para lidar com o lançamento de míssil, informou a Casa Branca, sem dar detalhes.

Para o presidente americano, a Coreia do Norte tem recebido dinheiro de "extorsão" de governos anteriores americanos, sem dar detalhes.

Donald Trump avisou que a resposta para a Coreia do Norte já está 'sobre a mesa', deixando o clima ainda mais tenso. "Conversar não é a solução", tuitou o presidente.

O Conselho de Segurança da ONU, que impôs recentemente uma sétima série de sanções a Pyongyang, condenou "firmemente" o lançamento do míssil norte-coreano.

"Nunca esgotamos as soluções diplomáticas", disse Mattis antes de uma reunião com seu equivalente sul-coreano no Pentágono. "Continuamos trabalhando juntos e o ministro e eu compartilhamos a responsabilidade de garantir a proteção de nossas nações, nossos cidadãos e nossos interesses", garantiu.

A solicitação do aumento vem em meio a crescentes temores sobre a ameaça de mísseis da Coreia do Norte.

Em uma nota publicada ontem, a agência oficial de notícias norte-coreana, a KCNA, cita Kim anunciando "mais exercícios de disparos de mísseis balísticos no futuro, com seu alvo no Pacífico".

Realizadas em território sul-coreano, as manobras contaram com milhares de soldados e se encerraram no mesmo dia.

Pyongyang se opõe às atividades e diz que os exercícios são um ensaio geral de uma invasão a seu território. Em 1998 e em 2009, a Coreia do Norte havia lançado foguetes que sobrevoaram o Japão, mas, em ambas as ocasiões, Pyongyang havia argumentado que se tratava de veículos espaciais.

O Japão pretende aumentar ainda mais o valor do orçamento da pasta da Defesa, alegando que o montante recorde tem como objetivo adicionar interceptores de mísseis e outros equipamentos para defender o país de mais lançamentos de mísseis realizados pela Coreia do Norte.


Popular
  • Pedida absolvição de Lula pelo Ministério Público Federal

    Pedida absolvição de Lula pelo Ministério Público Federal

    O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay) comemora a manifestação do MPF . Neste caso, o entendimento do procurador é que os benefícios devem ser mantidos.
    Marcelo Rebelo de Sousa rebeceu Presidente brasileiro em Lisboa

    Marcelo Rebelo de Sousa rebeceu Presidente brasileiro em Lisboa

    O encontro entre os dois chefes de Estado foi confirmado esta quarta-feira pela Presidência portuguesa na sua página eletrónica oficial e, após a reunião, não houve declarações à imprensa.
    Pedro Palma despediu-se de Cristina Caras Lindas com um presente especial

    Pedro Palma despediu-se de Cristina Caras Lindas com um presente especial

    Nas fases piores dizia que queria que o aneurisma tivesse rebentado e tivesse morrido logo, mas nunca disse que se queria matar . A autópsia vai realizar-se, na quinta-feira, no Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), em Lisboa.
  • Remembering the 'Princess of hearts' on her 20th death anniversary — In pictures

    She spotted her nemesis, Camilla Parker Bowles, in the congregation and hoped that her husband's dalliance with her was now over. Unlike Fergie and Diana, she has blossomed into a confident member of "The Firm", a sensible woman who has the Queen's ear.
    Estão sentados? Estúdio estaria sondando Leonardo DiCaprio para o papel de Coringa

    Estão sentados? Estúdio estaria sondando Leonardo DiCaprio para o papel de Coringa

    O roteiro e direção está por conta de Todd Philips ( Se Beber, Não Case ) e será produzido por Martin Scorsese ( Táxi Driver ). O DC Comics está mesmo determinada em transformar seu universo cinematográfico em algo muito sério.

    Anitta grava clipe em inglês com produtor de Justin Bieber

    Então, esse plano, chamado de Xeque Mate , está prestes a começar! Entre eles estão Sasha Sirota, Tyga, Maejor, Alesso, DJ Marshmello, DJs Mc Zaac e Tropkillaz.
  • Realizador Damien Chazelle estreia-se na Netflix com série musical

    Realizador Damien Chazelle estreia-se na Netflix com série musical "The Eddy"

    Intitulada The Eddy , a série será um musical com oito episódios com Chazelle escalado para dirigir dois episódios. A Netflix também deve trazer coisas não tradicionais para a série como diálogos em francês, inglês e árabe.
    Japão vence e apura-se para o Mundial 2018

    Japão vence e apura-se para o Mundial 2018

    O Japão junta-se a Brasil, Irão e a anfitriã da prova, Rússia, como as seleções já apuradas para o Mundial. Com a vaga garantida, os japoneses vão disputar a sua sexta edição consecutiva de Copa do Mundo .
    PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR-163

    PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR-163

    No interior do veículo foram encontrados vários tabletes de maconha, que totalizaram 654,230 quilos da droga. Veículo com placas originais de Cuiabá (MT) estava com sinais de identificação adulterados.
  • 20 years after her death: Princess Diana's legend lives on

    But the Royal butler, when revealing the news, told us "the public opinion has moved on" and that "she's so lovely and honest". She had an aristocratic upbringing, becoming Lady Diana after her father inherited the title of Earl Spencer in 1975.
    Moro nega pedido da defesa de Cunha para que ele seja transferido

    Moro nega pedido da defesa de Cunha para que ele seja transferido

    Em março deste ano, Moro condenou Cunha a 15 anos e quatro meses de prisão, pelos crimes de corrupção passiva, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
    Argentina precisa que jogadores se potencializem contra o Uruguai, diz Sampaoli

    Argentina precisa que jogadores se potencializem contra o Uruguai, diz Sampaoli

    Apostou em um 3-4-3 ousado com Messi , Icardi e Dybala formando o trio ofensivo, além de Ángel di María atuando no meio de campo. No mesmo dia, a Argentina volta a jogar à frente do seu torcedor e receberá a Venezuela no Monumental de Nuñez.

CONNECT