Secretário da Defesa dos EUA não descarta diplomacia com Coreia do Norte

Após o lançamento de um míssil norte-coreano que sobrevoou o Japão no início da semana, as forças aéreas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul realizaram, nesta quinta-feira, exercícios sobre a península coreana.

O ministro da Defesa dos EUA, Jim Mattis, afirmou esta quinta-feira que estava na mesma linha que o Presidente norte-americano, Donald Trump, no que respeita à Coreia do Norte.

O lançamento acima do arquipélago nipônico de um Hwasong-12 de alcance médio representa uma nova escalada na crise norte-coreana, um mês depois de Pyongyang ter lançado dois mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) com potencial para alcançar boa parte do continente americano. "Conversar não é a solução", tuitou o presidente. "Continuamos trabalhando juntos e o ministro e eu compartilhamos a responsabilidade de garantir a proteção de nossas nações, nossos cidadãos e nossos interesses", garantiu.

Na terça-feira, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou o disparo do míssil balístico de alcance intermediário sobre o Japão, que classificou como "ultrajante", e exigiu que a Coreia do Norte suspenda seu programa de armas, mas o comunicado esboçado pelos EUA não ameaçou a adoção de novas sanções contra o regime norte-coreano.

Pequim e Moscou, dois aliados-chave de Pyongyang, apoiaram o texto, que não preveem um reforço imediato nas sanções contra a Coreia do Norte.

Realizadas em território sul-coreano, as manobras contaram com milhares de soldados e se encerraram no mesmo dia.

A Coreia do Norte se opõe fortemente a tais exercícios, que vê como uma preparação para uma invasão, e respondeu com uma série de ameaças e lançamentos de mísseis nas últimas semanas.

É a primeira vez que Pyongyang declara ter enviado um míssil sobre o território japonês.

Sobre o primeiro país, Mattis tinha sublinhado na quarta-feira que uma solução diplomática continuava a ser possível, pouco tempo depois de Trump ter dito que discutir com a Coreia do Norte "não era solução", dando a entender que discordava do Presidente.


Popular
  • PIB dos EUA cresce 3% no 2º trimestre, melhor que o esperado

    PIB dos EUA cresce 3% no 2º trimestre, melhor que o esperado

    O consumo público tem vindo a desacelerar há, pelo menos, um ano, e nos últimos dois trimestres apresentou uma queda, que é cada vez mais pronunciada.
    Cerezo e a possibilidade Diego Costa:

    Cerezo e a possibilidade Diego Costa: "Sou sempre otimista"

    Segundo avança o jornal espanhol Marca, o jogador encontra-se na sua casa no Brasil à espera de uma solução para a sua carreira. Diego Costa, de 28 anos, foi afastado da equipe principal do Chelsea no início desta temporada pelo técnico Antonio Conte.
    IPhone 8 começa a ser vendido a 22 de setembro

    IPhone 8 começa a ser vendido a 22 de setembro

    Agora é oficial! Nesta quinta-feira (31), a Apple enviou o convite do evento que será realizado no próximo mês para a imprensa. Já há data de chegada para o novo iPhone 8! O evento será transmitido ao vivo pela internet.
  • Saiba quanto você recebeu de lucro do FGTS

    Saiba quanto você recebeu de lucro do FGTS

    Conforme a Lei 13.446/2017, o percentual de distribuição de resultados do FGTS é de 50% do lucro líquido do exercício anterior. O valor total do saldo a ser sacado só será possível se o trabalhado estiver de acordo com as normas prevista em lei.
    Anvisa suspende lotes de paracetamol, amoxicilina e antimicrobiano

    Anvisa suspende lotes de paracetamol, amoxicilina e antimicrobiano

    Todos os demais lotes dessa empresa e de outros fabricantes estão liberados e podem continuar a ser utilizados. Para saber como ser ressarcido, entre em contato com o SAC do fabricante e, se necessário, procure o Procon.
    Fim da espera: PSG oficializa contratação de Mbappé por empréstimo

    Fim da espera: PSG oficializa contratação de Mbappé por empréstimo

    "O atacante francês foi contratado por empréstimo do Monaco até 30 de junho de 2018", disse o clube em comunicado. Era essencial para o futebol francês manter esse grande talento no nosso campeonato e ajudar a desenvolvê-lo.
  • UEFA abre investigação ao PSG

    UEFA abre investigação ao PSG

    Afirma que está confiante em demonstrar que "vai cumprir plenamente todas as regras do Fair Play para o ano fiscal de 2017/18". O regulamento foi aprovado pela entidade europeia em 2010 e entrou em funcionamento efetivamente em 2011.
    Gonçalo Guedes emprestado pelo PSG ao Valência

    Gonçalo Guedes emprestado pelo PSG ao Valência

    Gonçalo Guedes foi, esta sexta-feira, confirmado como o novo reforço do Valência, por empréstimo do PSG até ao final da época. Gonçalo Guedes vai ser emprestado pelo Paris Saint-Germain ao Valência, sendo que o acordo não prevê opção de compra.
    Estão sentados? Estúdio estaria sondando Leonardo DiCaprio para o papel de Coringa

    Estão sentados? Estúdio estaria sondando Leonardo DiCaprio para o papel de Coringa

    O roteiro e direção está por conta de Todd Philips ( Se Beber, Não Case ) e será produzido por Martin Scorsese ( Táxi Driver ). O DC Comics está mesmo determinada em transformar seu universo cinematográfico em algo muito sério.
  • Realizador Damien Chazelle estreia-se na Netflix com série musical

    Realizador Damien Chazelle estreia-se na Netflix com série musical "The Eddy"

    Intitulada The Eddy , a série será um musical com oito episódios com Chazelle escalado para dirigir dois episódios. A Netflix também deve trazer coisas não tradicionais para a série como diálogos em francês, inglês e árabe.
    Homem detido na investigação ao desaparecimento de criança lusodescendente em França

    Homem detido na investigação ao desaparecimento de criança lusodescendente em França

    A polícia visa clarificar incongruências detetadas nas anteriores declarações, referem os "media" franceses. As primeiras buscas não produziram qualquer resultado e a polícia foi chamada ao local.
    Japão vence e apura-se para o Mundial 2018

    Japão vence e apura-se para o Mundial 2018

    O Japão junta-se a Brasil, Irão e a anfitriã da prova, Rússia, como as seleções já apuradas para o Mundial. Com a vaga garantida, os japoneses vão disputar a sua sexta edição consecutiva de Copa do Mundo .

CONNECT