Evacuado bairro em Frankfurt para desarmadilhar bomba da II Guerra

Mais de 70 mil pessoas estão sendo retiradas de suas casas na cidade de Frankfurt, na Alemanha, depois que uma bomba da 2º Guerra Mundial foi descoberta no território.

A bomba foi descoberta esta terça-feira, durante um trabalho de construção perto do campus da Universidade de Frankfurt.

De acordo com autoridades locais, o explosivo de 1,8 toneladas, capaz de destruir tudo o que encontrar pela frente em um raio de 100 metros, será removida neste domingo (3), por uma equipe do esquadrão antibombas alemão. Será a maior evacuação na história da Alemanha pós-guerra.

As autoridades responsáveis pela remoção da bomba explicam que "devido ao tamanho do dispositivo devem ser realizadas medidas de evacuação", apesar de assegurarem que não existirá perigo iminente.


A "Blockbuster" é uma bomba modelo HC 4000 que foi bastante usada pelos britânicos durante o conflito.

"Essa bomba tem mais de 1,4 tonelada de explosivos", disse a jornalistas o chefe do departamento de bombeiros de Frankfurt, Reinhard Ries.

Desarmá-la exigirá a maior evacuação do pós-guerra na Alemanha, com a polícia a planear evacuar uma área que inclui a sede da polícia, dois hospitais, sistemas de transporte e o banco central da Alemanha.

Mais de 70 anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial, continuam a ser descobertas todos os anos bombas, num total que ronda as duas mil toneladas de explosivos não deflagrados.


Popular

CONNECT