Frankfurt inicia preparação para desativar bomba da 2ª Guerra Mundial

As autoridades responsáveis pela remoção da bomba adiantaram que "devido ao tamanho do dispositivo devem ser realizadas medidas de evacuação", apesar de não existir perigo iminente.

Cerca de 60 mil pessoas estão este sábado a deixar as suas casas no bairro de Westend, em Frankfurt, habitado por famílias de classe alta e média alta da cidade, a capital financeira da Alemanha, após ter sido descoberta uma bomba britânica de 1,4 toneladas, lançada durante a II Grande Guerra, entre 1939 e 1945.

A operação para desarmar a bomba demandará a maior retirada pós-guerra na Alemanha, com a polícia planejando esvaziar uma área incluindo uma sede policial, dois hospitais, sistemas de transporte e o banco central alemão, que armazena 70 bilhões de dólares em reservas de ouro. Segundo autoridades de Frankfurt, uma explosão não controlada poderia destruir todo um quarteirão da cidade.


Mais de cem pacientes dos hospitais, inclusive bebês prematuros e pessoas em unidades de terapia intensiva foram evacuados neste sábado, contou o conselheiro da cidade de Frankfurt, Markus Frank.

As autoridades presumem que a bomba foi atirada pela Real Força Aérea Britânica durante a segunda guerra. Os bombeiros, a polícia de Frankfurt e o escritório da ordem pública participarão dos trabalhos de evacuação. A estimativa é que 15% das 1,5 milhão de toneladas largadas sobre a Alemanha durante a guerra não explodiram.


Popular

CONNECT