China vai limitar exportação de petróleo para a Coreia do Norte

PEQUIM- Um tremor de magnitude 3,4 causado provavelmente por uma "explosão" foi detectado neste sábado na Coreia do Norte.

O órgão destacou que, apesar de o tremor ter ocorrido no condado de Kilju, onde fica a base de testes nucleares de Punggye-ri, o epicentro foi registrado a cerca de 20 quilômetros do local. O porta-aviões norte-americano deverá seguir para perto da península da Coreia em breve, para realizar outros exercícios com a marinha sul-coreana.

O teste nuclear de 3 de setembro, o sexto e mais potente da Coreia do Norte, causou um tremor de magnitude 6,3, que foi sentido na China. Na ocasião, o país afirmou que estava testando uma bomba de hidrogênio.

A Coreia do Norte vem se recusando a interromper seus testes nucleares e com mísseis, apesar de sucessivas rodadas de sanções da ONU e em meio ao forte protesto internacional.

Esta semana, o clima esquentou entre as potências dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, onde seus líderes ameaçaram fortemente uma o outro.

O comunicado do ministério, no entanto, não especifica números para as atuais exportações de petróleo refinado à Coreia do Norte, nem a quantidade que será reduzida quando a medida for implementada.

O porta-voz chinês não avançou mais detalhes, mas reiterou o compromisso de Pequim em implementar as resoluções adotadas pelo Conselho de Segurança da ONU contra o regime de Kim Jong-un.

"Temos dito constantemente que forneceríamos ajuda humanitária à Coreia do Norte levando em consideração as condições ruins das crianças e gestantes, à parte das questões políticas", disse o ministro da Unificação, Cho Myong-gyon.

Rússia e China pediram, por sua parte, que cesse a escalada retórica entre Washington e Pyongyang. No campo dos mísseis, fez ensaios com mísseis balísticos intercontinentais que, segundo Pyongyang, podem chegar a território dos EUA.

Os analistas acreditam que o teste nuclear do início de setembro teve uma potência de 250 quilotons, o que é 16 vezes mais potente que a bomba que os Estados Unidos usaram para destruir Hiroshima em 1945.


Popular
  • Terremoto de magnitude 3,4 atinge Coreia do Norte

    Se confirmar um novo teste, a situação pode ficar ainda mais tensa entre as nações. Na Coreia do Norte , foi detectado um sismo de magnitude 3,4 graus.
    Neymar e Cavani não se falam durante treino do PSG

    Neymar e Cavani não se falam durante treino do PSG

    Quem vai bater o escanteio está definido, quem vai bater falta está definido, está tudo definido. Depois, o brasileiro pediu ao uruguaio para cobrar um pênalti, mas não teve seu desejo atendido.
    CBF demite Emily Lima do comando da seleção feminina

    CBF demite Emily Lima do comando da seleção feminina

    Fim da linha: na manhã desta sexta-feira (22), foi anunciado que Emily Lima não é mais treinadora da Seleção Brasileira Feminina . Para a treinadora, Marco Aurélio Cunha seria "os olhos do presidente" e teria rejeição direta pelo seu trabalho na Canarinho.
  • Furacão Maria sobe para categoria 3 e prossegue em direção às Caraíbas

    Furacão Maria sobe para categoria 3 e prossegue em direção às Caraíbas

    Ambas as ilhas estão em alerta vermelho, segundo o Météo France, agência meteorológica francesa. Em Porto Rico , as autoridades ainda não confirmaram mortes.
    Crescimento do PIB revisto em alta para 3%

    Crescimento do PIB revisto em alta para 3%

    O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou esta sexta-feira que o défice ficou-se pelos 1,9% no primeiro semestre de 2017. Em 2016, por exemplo, depois dos 3,1% da primeira metade do ano, o valor final acabou por ficar nos 2%.
    EUA fazem simulação de bombardeio na Coreia do Norte

    EUA fazem simulação de bombardeio na Coreia do Norte

    Esses são os primeiros voos militares desde que Pyongyang fez, no começo de setembro, seu sexto e mais potente teste nuclear com o que seria uma bomba de hidrogênio. "Não deveria existir novos Estados dotados com armas nucleares, tanto no norte como no sul da península (coreana), como no nordeste da Ásia, ou em outras partes do mundo", disse Wang.
  • Teerã revela novo míssil balístico que pode carregar várias ogivas

    Teerã revela novo míssil balístico que pode carregar várias ogivas

    Vamos desenvolver os nossos mísseis e também as nossas forças aérea, terrestre e marítima. O míssil Khorramshahr é capaz de carregar várias ogivas e tem um alcance de até 2.000 km.
    Justiça do DF permite que psicólogos tratem homossexualismo como doença

    Justiça do DF permite que psicólogos tratem homossexualismo como doença

    A partir das informações fornecidas por ambas as partes, o juiz acatou parcialmente o pedido dos críticos desta resolução . A resolução foi editada em 1999 pelo CFP , que vai recorrer ao processo - em fase inicial - às instâncias superiores.
    Fernando Gomes diz

    Fernando Gomes diz "basta" à "apologia do ódio"

    Também Carlos Pereira, presidente do Marítimo, elogiou a posição do dirigente português, recentemente eleito para vice-presidente da UEFA e para o executivo da FIFA.
  • Ex-médico achado morto implantou nas nádegas e vestiu saia

    Ex-médico achado morto implantou nas nádegas e vestiu saia

    Ele chegou a atender a porta, mas como demorou para abrir novamente, policiais forçaram a entraram e o encontraram sem vida. A suspeita é de que Farah tenha cometido suicídio, mas a perícia irá determinar o motivo da morte, dentro de alguns dias.
    Fachin aguarda STF para enviar denúncia de Temer à Câmara

    Fachin aguarda STF para enviar denúncia de Temer à Câmara

    O áudio da conversa gravada pelo empresário Joesley Batista também foi uma das provas usadas no processo. A autorização prévia para processar o presidente da República está prevista na Constituição.
    EUA simulam bombardeamento da Coreia do Norte

    EUA simulam bombardeamento da Coreia do Norte

    O exercício pretende também calar as dúvidas, que se têm levantado, sobre as capacidades reais dos aliados para a interceção de um míssil norte-coreano.

CONNECT