Mais de 900 militares do Exército já estão na favela da Rocinha

Na madrugada deste sábado (23), a favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, registrou novos tiroteios.

O governador destacou que nesta quinta-feira houve a descoberta de um paiol na região e apreensão de uma grande quantidade de drogas e armas.

As ações realizadas desde domingo (17) por policiais da 11ª Delegacia de Polícia (Rocinha), em conjunto com policiais militares, resultaram na prisão de três pessoas, identificadas como Edson Gomes Ferreira, Wilklen Nobre Barcellos e Fabio Ribeiro França.

"Foi autorizado cerco na Rocinha para que se possa continuar o enfrentamento com criminosos", disse no Palácio do Planalto. A decisão foi tomada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, com o intuito de acabar com tiroteios entre traficantes.

Na quarta-feira, 20, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, afirmou que soube na madrugada do domingo que haveria confronto entre traficantes e pediu que a polícia não interviesse, o que causou polêmica.

Pelo menos 16 traficantes já foram identificados e estão a ser procurados pelas autoridades.

Passados os Jogos Olímpicos de 2016, o Rio entrou em estado de quase falência e não consegue cumprir com seus compromissos, como o pagamento do salário de milhares de funcionários públicos, inclusive de aposentados e policiais na ativa.


Exército nas ruas da Rocinha A estrada Lagoa-Barra, que fica junto à favela e é a principal via de ligação entre a zona sul e a zona oeste da cidade, foi fechada por dezenas de policiais fortemente armados. Para eles, a situação é de estabilidade.

A mobilização militar inclui 950 homens e "10 blindados".

Na quinta, Pezão e o ministro Jungmann haviam divulgado um acerto para retomar a ação das Forças Armadas, após divergências sobre que papel as tropas teriam. Estamos aqui com o Centro de Comando e Controle ativado com todas as forças, com a prefeitura, Polícia Civil, Polícia Militar e o próprio Comando Militar do Leste com a Marinha e Aeronáutica.

A Polícia Militar reforçou o cerco à comunidade em todos os seus acessos.

Sá e Rossatto explicaram ainda que a operação foi para "reconhecimento de terreno". Ele disse ainda saber que existem bandidos na área de mata no entorno da favela, mas não há confirmação que Rogério 157 estaria junto. "Ninguém dormiu tranqüilo", disse à Reuters uma moradora da região.

Ignácio Cano diz que, embora as UPPs não tenha impedido o tráfico de drogas onde foram implantadas, a presença policial inibia tentativas de outras fações de tomar aqueles territórios.


Popular
  • Neymar e Cavani não se falam durante treino do PSG

    Neymar e Cavani não se falam durante treino do PSG

    Quem vai bater o escanteio está definido, quem vai bater falta está definido, está tudo definido. Depois, o brasileiro pediu ao uruguaio para cobrar um pênalti, mas não teve seu desejo atendido.
    A Força do Querer: Bibi tenta incendiar a casa de Carine

    A Força do Querer: Bibi tenta incendiar a casa de Carine

    Fechou a porta, é, piranha? "Aceita ou surta!", provoca a novinha, que se tranca em casa, com medo de apanhar. Neste momento, um grupo de traficantes chegará e impedirá o incêndio.
    EUA simulam bombardeamento da Coreia do Norte

    EUA simulam bombardeamento da Coreia do Norte

    O exercício pretende também calar as dúvidas, que se têm levantado, sobre as capacidades reais dos aliados para a interceção de um míssil norte-coreano.
  • Sismo: Confirmados 286 mortos no México

    Sismo: Confirmados 286 mortos no México

    O Ministério do Interior do México adianta que o número de desaparecidos supera a centena e que existem mais de dois mil feridos. A mesma fonte disse que 11 alunos foram retirados com vida da escola, onde morreram 19 crianças e seis adultos.
    Fernando Gomes diz

    Fernando Gomes diz "basta" à "apologia do ódio"

    Também Carlos Pereira, presidente do Marítimo, elogiou a posição do dirigente português, recentemente eleito para vice-presidente da UEFA e para o executivo da FIFA.
    CPMI da JBS vai convocar ex-presidente do BNDES para depor

    CPMI da JBS vai convocar ex-presidente do BNDES para depor

    Marun e seus pares aprovaram na manhã desta quinta-feira (21) convite para que Rodrigo Janot, ex-procurador-geral da República preste esclarecimentos à CPMI sobre as circunstâncias em que foi firmado acordo de colaboração premiada com a JBS .
  • Terremoto de magnitude 3,4 atinge Coreia do Norte

    Se confirmar um novo teste, a situação pode ficar ainda mais tensa entre as nações. Na Coreia do Norte , foi detectado um sismo de magnitude 3,4 graus.
    Taxa de suicídio é maior em idosos com mais de 70 anos

    Taxa de suicídio é maior em idosos com mais de 70 anos

    A taxa de mortalidade entre os índios é quase três vezes maior (15,2) do que o registrado entre os brancos (5,9) e negros (4,7). Ainda de acordo com o Ministério, 31,3% delas tentaram o ato mais de uma vez, enquanto 26,4% dos homens repetiram a atitude.
    Novo vídeo de Marvel vs. Capcom: Infinite mostra Monster Hunter em ação

    Novo vídeo de Marvel vs. Capcom: Infinite mostra Monster Hunter em ação

    Capcom: Infinite na pré venda receberá figurinos exclusivos do Thor Guerreiro, Ryu Maligno, Hulk Gladiador, e Command Mission X. O jogo estará disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC a partir do dia 19 de setembro e quem comprar Marvel vs.
  • Camilo volta a treinar e vira opção para substituir D'Alessandro

    Camilo volta a treinar e vira opção para substituir D'Alessandro

    Caso não se recupere a tempo, Guto terá que optar por Alemão , reserva de Claudio Winck e que está voltando de lesão. D'Alessandro recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Figueirense e não poderá atuar em Caruaru-PE.
    SAD do Benfica teve o maior lucro de sempre: 44,5 milhões

    SAD do Benfica teve o maior lucro de sempre: 44,5 milhões

    O clube teve uma diminuição de cachets (menos 2,8 milhões de euros) e dos prémios da UEFA (menos 3,5 milhões de euros). Para o valor em muito contribuíram as vendas de Ederson Moraes, Victor Lindelof, Gonçalo Guedes e Hélder Costa.
    Fachin aguarda STF para enviar denúncia de Temer à Câmara

    Fachin aguarda STF para enviar denúncia de Temer à Câmara

    O áudio da conversa gravada pelo empresário Joesley Batista também foi uma das provas usadas no processo. A autorização prévia para processar o presidente da República está prevista na Constituição.

CONNECT