Exército desconhece relatório militar que critica ministro e chefe do ramo

À margem da "Festa do Outono" em Serralves, no Porto, o Presidente da República respondia assim ao notícia de um "relatório das secretas sobre Tancos" que "arrasa ministro e militares", avançada este sábado pelo semanário Expresso. "Sei que não é de nenhum organismo oficial do Estado português", disse António Costa, em declarações à RTP em Almancil, no concelho de Loulé, à margem de uma iniciativa de apoio aos candidatos locais nas autárquicas de outubro.

O ministro da Defesa admitiu este domingo que o noticiado relatório dos serviços de informações militares sobre o furto de armamento da base de Tancos tenha sido fabricado e que possam existir "objetivos políticos" na sua divulgação.

Classificando o caso de "extrema gravidade" e notando que deve ser "investigado e definidas todas as consequências", o relatório aponta a actuação do ministro da Defesa, Azeredo Lopes, como de uma "arrogância quase cínica" e de "ligeireza, quase imprudente".

Na terça-feira, ouvido num debate de atualidade na Assembleia da República sobre o caso do material militar de Tancos, o ministro da Defesa revelou que foram abertos três processos disciplinares no Exército e que no dia 14 começou o esvaziamento dos paióis, com a colaboração da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR).

António Costa lembrou os desmentidos do Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas e do secretário-geral dos serviços de informação, que garantiram que o documento não era autêntico e diz que o que pode sair "fragilizado é a credibilidade da informação e a credibilidade daqueles que comentam noticias sem se darem ao cuidado de confirmarem a autenticidade", em referência aos comentários de Pedro Passos Coelho sobre o tema. "Receio muito que estejamos a falar sobre algo fabricado e não sobre um documento autêntico".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, insistiu este sábado que é necessário esclarecer o que se passou com o furto de armas em Tancos, nomeadamente "se houve ou não atuação criminal, em que é que se traduziu e quem são os responsáveis".

O jornal sublinha que o "o documento existe e é verdadeiro".


Popular
  • 16h10Aviões militares dos Estados Unidos voam perto da Coreia do Norte

    Tanto a Coreia do Sul como o Japão seguem atentos ao evoluir da situação, apelando a que seja evitado um conflito aberto na Península da Coreia.

    Terremoto de magnitude 3,4 atinge Coreia do Norte

    Se confirmar um novo teste, a situação pode ficar ainda mais tensa entre as nações. Na Coreia do Norte , foi detectado um sismo de magnitude 3,4 graus.
    Pelella diz a Dodge que está 'à disposição' para esclarecimentos

    Pelella diz a Dodge que está 'à disposição' para esclarecimentos

    O procurador afirmou que é preciso entender "qual é o papel do Pelella nessa história toda, porque está todo mundo perguntando". Ele é suspeito de ajudar a elaborar o acordo da empresa quando ainda era vinculado ao Ministério Público Federal (MPF).
  • Teerã revela novo míssil balístico que pode carregar várias ogivas

    Teerã revela novo míssil balístico que pode carregar várias ogivas

    Vamos desenvolver os nossos mísseis e também as nossas forças aérea, terrestre e marítima. O míssil Khorramshahr é capaz de carregar várias ogivas e tem um alcance de até 2.000 km.
    Lady Gaga sobre documentário:

    Lady Gaga sobre documentário: "Me senti empoderada e vulnerável"

    Uma garota que ama seus fãs e espera que eles cresçam com ela, enquanto nós motivamos uns aos outros a sermos corajosos e gentis. Five Foot Two' , eu me encontrei me testemunhando de uma maneira que eu não consigo ver sozinha.

    Ahmed Hassan acusado de tentativa de homicídio no ataque de Londres

    Após o ataque, autoridades chegaram a elevar o alerta de ameaça terrorista ao nível mais alto no Reino Unido. Esta sexta-feira foi formalmente acusado de tentativa de homicídio.
  • Terra volta a abalar no México

    Terra volta a abalar no México

    Por sua vez, o Serviço Sismológico Nacional informou em sua conta no Twitter que se tratou de um sismo de magnitude de 5.7. O México ainda recupera do forte sismo da passada terça feira, dia 19 de setembro, que fez plo menos 307 vítimas mortais.
    Famoso telescópio de Arecibo, em Porto Rico, é afetado pelo furacão Maria

    Famoso telescópio de Arecibo, em Porto Rico, é afetado pelo furacão Maria

    Cerca de 1.255 casas no país foram danificadas pela tempestade, informou o Centro de Operações de Emergência do país em um comunicado.
    Mourinho salvo por Lukaku em Southampton; City goleia em casa

    Mourinho salvo por Lukaku em Southampton; City goleia em casa

    Com os três gols marcados neste sábado, Morata chega a seis com a camisa do Chelsea , além de outras duas assistências. O brasileiro Willian foi titular, mas teve atuação discreta e foi trocado por Hazard aos 26 minutos da etapa final.
  • Morreu D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal

    Morreu D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal

    Manuel Martins, bispo de Setúbal entre 1975 e 1998, morreu hoje aos 90 anos, informou, em comunicado , a Diocese de Setúbal. Na nota da Santa Casa lê-se ainda que o bispo foi um "verdadeiro príncipe do povo junto da igreja".
    Sismo: Confirmados 286 mortos no México

    Sismo: Confirmados 286 mortos no México

    O Ministério do Interior do México adianta que o número de desaparecidos supera a centena e que existem mais de dois mil feridos. A mesma fonte disse que 11 alunos foram retirados com vida da escola, onde morreram 19 crianças e seis adultos.
    Japão atingido por sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter

    Japão atingido por sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter

    Contudo, desta vez, os especialistas prevêem que o terremoto não terá força para causar grandes danos. Ainda não há informação se o terremoto foi sentido em território japonês.

CONNECT