Alemanha: Extrema direita entra para o parlamento

A Alemanha assistiu ontem ao pior resultado combinado dos dois principais partidos, a CDU/CSU e o SPD, desde a Guerra.

Angela Merkel, favorita nas eleições legislativas de domingo, e seu adversário social-democrata Martin Schulz tentam nesta sexta-feira (22/9) mobilizar suas tropas e atrair os indecisos em um fim de campanha marcado pela ascensão da direita nacionalista. Se o partido, na sua primeira versão eurocética, quase entrou no Bundestag, em 2013, este domingo quebrou todas as expectativas ao vencer quase 13%, o que fará dele não só o terceiro partido com maior representação parlamentar, mas também uma presença mais ou menos duradoura na paisagem política alemã - os fundos estatais a que pode ter agora acesso só o vão facilitar.

Quais opções estão na mesa para formar o novo Governo? "O CDU esperava resultados melhores, mas não vamos esquecer, diante do desafio extraordinário, que nós atingimos nossos objetivos estratégicos: nós somos o partido mais forte", argumentou, prometendo: "Nós temos o mandato para formar o novo governo e nós vamos formar o novo governo". Não quero fazer rodeios: "erramos nosso alvo e perdemos a eleição", disse o líder do SPD, Martin Schulz, "claramente não conseguimos manter e expandir nossa base tradicional de eleitores".

As novas cores da próxima coligação? O partido conseguiu apoio de pessoas que anteriormente já tinham votado no bloco conservador da chanceler Angela Merkel e inclusive de pessoas que não tinham votado anteriormente. Sem qualquer ligação ao Die Linke, resta à CDU apontar à 'Jamaica': uma coligação do negro (é mais cinzento escuro) da CDU com o amarelo dos liberais e o verde dos... Em números, isso significa apenas 31% de apoio entre os seguidores do CDU/CSU; 42% dos seguidores FDP e 38% entre os fãs do partido ecologista Os Verdes. Apesar de Schulz ter atacado duramente Merkel com questões sobre imigração e relações com a Turquia, a atual chanceler se saiu melhor no debate. Mais de um terço dos eleitores, 22 milhões, tem mais de 60 anos. Acrescentou tratar-se "da estabilidade da República Federal Alemanha num momento difícil".

A entrada da AfD no parlamento alemão, além de revelar a subida do apoio às ideias de extrema-direita, permitirá à AfD consolidar a nível nacional o seu projeto ao longo dos próximos anos, já que receberá, tal como os restantes partidos com assento parlamentar, apoios financeiros do Estado alemão.

"Vamos caçar o governo".

"Este é um grande dia para a história do nosso partido político, nós vamos entrar no Parlamento pela primeira vez e vamos mudar este país", disse Alexander Gauland, do AfD. Porém, se um partido conquista mais regionais do que nacionais, pode terminar com mais vagas no Parlamento.

O avanço da extrema-direita, muito popular na antiga Alemanha Oriental, representaria um verdadeiro terremoto para um país cuja identidade desde o fim da Segunda Guerra Mundial foi construída sobre o arrependimento pelo nazismo e a rejeição ao extremismo.


Popular
  • Criciúma vira para cima do CRB pela Série B

    Criciúma vira para cima do CRB pela Série B

    O Criciúma conquistou uma vitória importante para voltar à briga pelo acesso no Campeonato Brasileiro da Série B . Na cobrança, Silvinho bateu mal, com paradinha, e Edson Kolln fez a defesa, fechando o placar da partida em 2 a 1.

    16h10Aviões militares dos Estados Unidos voam perto da Coreia do Norte

    Tanto a Coreia do Sul como o Japão seguem atentos ao evoluir da situação, apelando a que seja evitado um conflito aberto na Península da Coreia.
    Polícia prende chefe do tráfico no Caju e apreende dez fuzis

    Polícia prende chefe do tráfico no Caju e apreende dez fuzis

    Os fuzis tinham o adesivo de um desenho animado que caracteriza o grupo criminoso do traficante, o "Mundo de Bob" . Sá também afirmou que criminosos que desejarem se render terão seus direitos constitucionais preservados.
  • Morreu D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal

    Morreu D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal

    Manuel Martins, bispo de Setúbal entre 1975 e 1998, morreu hoje aos 90 anos, informou, em comunicado , a Diocese de Setúbal. Na nota da Santa Casa lê-se ainda que o bispo foi um "verdadeiro príncipe do povo junto da igreja".

    Boca de urna aponta vitória de Merkel; extrema-direita avança

    O líder do SPD explicou que pretende evitar que o partido de extrema-direita se torne na principal força de oposição. As estimativas de resultado serão divulgadas a partir das 18h (13h em Brasília).
    I Liga: Moreirense - Sporting (declarações)

    I Liga: Moreirense - Sporting (declarações)

    Além das questões técnicas, disse aos meus jogadores que podíamos parar a senda vitoriosa que o Spoting vinha a viver. Do canto nasceu a igualdade, cortesia de Aberhoune, o central do Moreirense que fez autogolo.
  • Publicação alemã revela salário de Neymar no PSG após documentos vazarem

    Publicação alemã revela salário de Neymar no PSG após documentos vazarem

    Ainda de acordo com a revista, em um ano pinga na conta de Neymar o total de 36,8 milhões de euros (R$ 137,7 milhões). Caso o Barcelona conquiste o "triplete", terá de pagar mais 3,3 milhões de euros a Osumane Dembélé.
    Famoso telescópio de Arecibo, em Porto Rico, é afetado pelo furacão Maria

    Famoso telescópio de Arecibo, em Porto Rico, é afetado pelo furacão Maria

    Cerca de 1.255 casas no país foram danificadas pela tempestade, informou o Centro de Operações de Emergência do país em um comunicado.

    Bombardeiro dos EUA voa perto da Coreia do Norte

    A porta-voz afirmou ainda que os Estados Unidos estão "preparados para utilizar na totalidade" as capacidades militares, para "defender o território" do país e dos seus aliados.
  • Micale não suporta derrota e é demitido pelo Atlético-MG

    Micale não suporta derrota e é demitido pelo Atlético-MG

    Micale deixa o Galo após 13 jogos, com cinco vitórias, três empates e cinco derrotas, com seu time marcando 10 gols e sofrendo 14. Na luta contra o rebaixamento, o Vitória levou a melhor em cima do Atlético-MG, na noite deste domingo (24), no Independência.
    Rússia explica porque EUA não vão bombardear Coreia do Norte

    Rússia explica porque EUA não vão bombardear Coreia do Norte

    Segundo Lavrov, a atual crise com Pyongyang "só pode ser resolvida com tranquilidade, sugestões e persuasão". Ele também chamou Trump de "pessoa mentalmente perturbada sofrendo de megalomania".
    Pelella diz a Dodge que está 'à disposição' para esclarecimentos

    Pelella diz a Dodge que está 'à disposição' para esclarecimentos

    O procurador afirmou que é preciso entender "qual é o papel do Pelella nessa história toda, porque está todo mundo perguntando". Ele é suspeito de ajudar a elaborar o acordo da empresa quando ainda era vinculado ao Ministério Público Federal (MPF).

CONNECT