Eventos educativos: Uma jornada educativa para o mundo da criatividade

Eventos educativos para as crianças e os adultos: "Uma jornada educativa para o mundo da criatividade", "O impressionante mundo da descoberta" - no Rio de Janeiro e São Paulo.

No dia 10 e 12 de julho de 2017, no Rio de Janeiro e São Paulo, Brasil, o Instituto Eureka (Moscou), com o apoio da Rossotrudnichestvo, realizou eventos educativos para as crianças e os adultos: "Uma jornada educativa para o mundo da criatividade", "O impressionante mundo da descoberta", "O desenvolvimento inicial e a língua russa no Rio". Os interessados em participar gratuitamente foram convidados das comunidades educativas do Brasil, pais e as crianças pré-escolares e escolares.

Esses eventos demonstraram aos pais e professores os efeitos educacionais das tecnologias modernas russas baseadas em atividades. Em particular, o método "aquário" permitiu aos professores monitorar as atividades das crianças e dos organizadores e determinar, de forma independente, os principais pilares do formato do evento de interação com as crianças pré-escolares. Foi demonstrado que esse tipo de evento permite que a criança atue de forma independente e adquira sua própria experiência cultural ao resolver uma tarefa de desenvolvimento bastante complexa. Desta forma, ao participar da atividade de jogos (que é predominante nessa idade), a criança aceita emocionalmente a tarefa e encontra a solução com a ajuda dos aprendizados recém-adquiridos.

Os professores observaram como variam as abordagens das crianças quando surgem os problemas que dificultam a solução da tarefa. Assim, as crianças de três anos de idade não conseguiam de jeito nenhum combinar entre si como usar a cola e tesoura. Havia uma necessidade de estabelecer uma regra de ordem e fixa-la no esquema. Isso permitiu que as crianças superassem as dificuldades de interação umas com as outras e concluíssem a tarefa.

Durante a discussão, os pais observaram a universalidade da tecnologia proposta. Eles estavam convictos de que ela permite que as crianças prossigam com a tarefa sozinhas (sem a participação de adulto). Elas aprendem a agir individualmente, em pequenos grupos, ficando em ambientes diversos - cognitivo, polilíngue, teatral. Ao mesmo tempo, os organizadores do evento deram a independência para as crianças, a oportunidade de praticar uma atividade contando com a sua própria experiência e, ao mesmo tempo, com competência ofereceram a oportunidade de aprender os novos meios culturais. Tudo isso foi notado pelos pais e professores durante as observações de atividades das crianças.



Popular

CONNECT