Irã fecha as fronteiras aéreas e terrestres com o Curdistão iraquiano

Uma hora antes do encerramento das urnas, já tinham votado 76% dos 5,2 milhões de eleitores do Curdistão iraquiano, uma região autónoma que há anos é administrada como se fosse independente.

Dujarric disse ainda que as Nações Unidas esperam que todas as suas atividades em território iraquiano, incluindo o Curdistão, possam continuar sem impedimentos. Estas regiões dependem administrativamente do governo central, mas são controladas militarmente de fato pelas forças curdas "peshmergas".

Os líderes curdos da cidade declararam o recolher obrigatório em Kirkuk e o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, ordenou aos serviços de segurança para "protegerem os cidadãos que estão a ser ameaçados e coagidos", na região curda, depois de notícias a darem conta que havia árabes de uma pequena cidade do Norte a serem obrigados a votar. Mas essas instituições ficaram paralisadas entre 1994 e 1998 por causa dos violentos confrontos entre o Partido Democrático do Curdistão (PDC) e seu rival da União Patriótica do Curdistão (UPC).

A Turquia e o Iraque, bem como a Síria, três países que têm minorias curdas, denunciaram o referendo, porque receiam que tenha um efeito de contágio e que o mapa da região, saído da primeira guerra mundial, seja redesenhado.

"Há pressões para que adiemos, para que dialoguemos com Bagdá, mas não recuaremos para um experimento fracassado", afirmou o presidente regional curdo, Masoud Barzani, durante discurso a dezenas de milhares de pessoas em Irbil, capital da região curda, na noite de sexta-feira. "Estamos convictos de que a independência permitirá não repetir as tragédias do passado", acrescentou o líder curdo.

Na sexta-feira, o Conselho de Segurança Nacional da Turquia classificou o referendo curdo como uma "ameaça à segurança nacional" e alertou para eventuais consequências. "A Turquia reserva-se todos os direitos que resultam dos acordos internacionais e bilaterais, se o referendo se realizar, apesar de todos os nossos avisos", segundo um comunicado do órgão.

Acima de tudo, em Erbil o entusiasmo é notório.

Após a Guerra do Golfo, o Curdistão iraquiano tem um estatuto de autonomia próximo à independência.


Popular
  • Com pênalti no minuto final, Bahia derrota o Grêmio e afunda Coritiba

    Com pênalti no minuto final, Bahia derrota o Grêmio e afunda Coritiba

    Para a partida, Renato Portaluppi poupou Marcelo Grohe, Pedro Geromel, Luan e Lucas Barrios, que sequer viajaram para Salvador. O Bahia foi dirigido no banco de reservas pelo auxiliar Maurício Copertino, pois o treinador Preto Casagrande estava suspenso.
    Rodrigo Pimpão é poupado e não enfrenta o Coritiba. Veja provável escalação

    Rodrigo Pimpão é poupado e não enfrenta o Coritiba. Veja provável escalação

    Para o jogo contra os cariocas, Marcelo Oliveira não poderá contar com Dodô e Alan, suspensos pelo acúmulo de cartões amarelos. Marcelo Oliveira não poderá contar novamente com o atacante Kleber, envolvido em várias confusões dentro e fora de campo.

    Bombardeiro dos EUA voa perto da Coreia do Norte

    A porta-voz afirmou ainda que os Estados Unidos estão "preparados para utilizar na totalidade" as capacidades militares, para "defender o território" do país e dos seus aliados.
  • 16h10Aviões militares dos Estados Unidos voam perto da Coreia do Norte

    Tanto a Coreia do Sul como o Japão seguem atentos ao evoluir da situação, apelando a que seja evitado um conflito aberto na Península da Coreia.
    Camilo volta a treinar e vira opção para substituir D'Alessandro

    Camilo volta a treinar e vira opção para substituir D'Alessandro

    Caso não se recupere a tempo, Guto terá que optar por Alemão , reserva de Claudio Winck e que está voltando de lesão. D'Alessandro recebeu o terceiro cartão amarelo na partida contra o Figueirense e não poderá atuar em Caruaru-PE.
    Mourinho salvo por Lukaku em Southampton; City goleia em casa

    Mourinho salvo por Lukaku em Southampton; City goleia em casa

    Com os três gols marcados neste sábado, Morata chega a seis com a camisa do Chelsea , além de outras duas assistências. O brasileiro Willian foi titular, mas teve atuação discreta e foi trocado por Hazard aos 26 minutos da etapa final.
  • SBT é processado após constrangimento de Maisa com Dudu Camargo

    SBT é processado após constrangimento de Maisa com Dudu Camargo

    Em tom debochado, o apresentador afirmou que ela iria "para a rua" por ser uma funcionária rebelde. No episódio, Silvio sugeriu que a jovem de 15 anos namorasse o apresentador Dudu Camargo, 19.
    Coreia do Norte diz que EUA declararam guerra ao país

    Coreia do Norte diz que EUA declararam guerra ao país

    Na sexta-feira (22) a Coreia do Norte ameaçou testar uma bomba de hidrogênio de escala sem precedentes sobre o oceano Pacífico. "Trump proclamou que a nossa liderança não permaneceria por muito tempo", afirmou o ministro a repórteres em Nova York.
    Publicação alemã revela salário de Neymar no PSG após documentos vazarem

    Publicação alemã revela salário de Neymar no PSG após documentos vazarem

    Ainda de acordo com a revista, em um ano pinga na conta de Neymar o total de 36,8 milhões de euros (R$ 137,7 milhões). Caso o Barcelona conquiste o "triplete", terá de pagar mais 3,3 milhões de euros a Osumane Dembélé.
  • Governo recua e revogará decreto que extingue reserva mineral na Amazônia

    Governo recua e revogará decreto que extingue reserva mineral na Amazônia

    Para tentar contornar as críticas, o governo editou um novo texto , cujo objetivo era esclarecer alguns pontos sobre o assunto. A modelo Gisele Bündchen foi uma das principais vozes contra o governo e classificou a medida como uma "vergonha".

    Terremoto de magnitude 3,4 atinge Coreia do Norte

    Se confirmar um novo teste, a situação pode ficar ainda mais tensa entre as nações. Na Coreia do Norte , foi detectado um sismo de magnitude 3,4 graus.
    CBF demite Emily Lima do comando da seleção feminina

    CBF demite Emily Lima do comando da seleção feminina

    Fim da linha: na manhã desta sexta-feira (22), foi anunciado que Emily Lima não é mais treinadora da Seleção Brasileira Feminina . Para a treinadora, Marco Aurélio Cunha seria "os olhos do presidente" e teria rejeição direta pelo seu trabalho na Canarinho.

CONNECT