Na ONU, Coreia do Norte classifica Trump de megalômano e "rei mentiroso"

Em um raro diálogo com a imprensa em Nova York, o ministro norte-coreano de Relações Exteriores, Ri Yong Ho, alegou que seu país "tem o direito de se defender", pois a declaração de Trump de que os EUA estão prontos para "destruir" Pyongyang foram uma "declaração de guerra" diante de todo o mundo. "Oferecemos ao presidente todas as alternativas necessárias se as provocações de Pyongyang continuarem", comentou o porta-voz do Pentágono, coronel Robert Manning. "Se a Coreia do Norte não encerrar suas ações provocativas, ofereceremos ao presidente opções para esse país", continuou.

Em seu primeiro discurso à Assembleia Geral das Nações Unidas, Trump ameaçou "destruir totalmente" a Coreia do Norte, se necessário, ao mesmo tempo em que emitiu avisos à Venezuela e ao Irã.

"Como os Estados Unidos declararam guerra ao nosso país, teremos todo o direito de adotar contramedidas, incluindo o direito de abater bombardeiros estratégicos dos Estados Unidos mesmo se não estiverem dentro da fronteira do espaço aéreo do nosso país", afirmou Ri.

Declarações inflamadas podem levar a mal-entendidos fatais.

O porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, reconheceu nesta segunda o complicado ambiente. "A única solução é política", afirmou.


Em meio ao cenário de agressões entre os dois países, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, criticou a postura dos líderes, que classificou como "uma briga entre crianças de jardim da infância".

De acordo com o Pentágono, o voo das aeronaves americanas aconteceu depois de dias de retórica cada vez mais belicosa entre Trump e o regime do líder norte-coreano Kim Jong-un, em meio à preocupação internacional sobre as ambições nucleares de Pyongyang.

Washington anunciou novas sanções econômicas unilaterais em 21 de setembro. No sábado, o chanceler afirmou no seu discurso que as declarações agressivas de Trump contra o seu país tornaval inevitável para a Coreia do Norte atingir o território americano com mísseis balísticos intercontinentais, que o regime vem desenvolvendo, numa crescente e alarmante ameaça aos Estados Unidos. "A pergunta de quem vai durar mais (no poder) logo terá uma resposta", acrescentou. Na semana passada, Pequim restringiu o acesso norte-coreano ao mercado financeiro e ao petróleo chineses.

"Seria uma manifestação chocante de irresponsabilidade no âmbito da saúde, estabilidade e de não-proliferação", disse nesta segunda o secretário de Defesa americano, Jim Mattis.


Popular
  • Sindicato de funcionários dos Correios questiona acordo divulgado pela estatal

    Sindicato de funcionários dos Correios questiona acordo divulgado pela estatal

    A Findect é formada por servidores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Maranhão. Todas as unidades estão abertas, mas com atendimento deficitário - explica.
    Trump critica protestos de jogadores na NFL e NBA

    Trump critica protestos de jogadores na NFL e NBA

    Trump desafiou ainda os espectadores a abandonarem os estádios sempre que um atleta protestasse durante o hino. No jogo entre Jacksonville Jaguars e Baltimore Ravens, por exemplo, todos os jogadores se ajoelharam.
    Sismo: Confirmados 286 mortos no México

    Sismo: Confirmados 286 mortos no México

    O Ministério do Interior do México adianta que o número de desaparecidos supera a centena e que existem mais de dois mil feridos. A mesma fonte disse que 11 alunos foram retirados com vida da escola, onde morreram 19 crianças e seis adultos.
  • SBT é processado após constrangimento de Maisa com Dudu Camargo

    SBT é processado após constrangimento de Maisa com Dudu Camargo

    Em tom debochado, o apresentador afirmou que ela iria "para a rua" por ser uma funcionária rebelde. No episódio, Silvio sugeriu que a jovem de 15 anos namorasse o apresentador Dudu Camargo, 19.
    Air France-KLM e Gol anunciam hub em Fortaleza

    Air France-KLM e Gol anunciam hub em Fortaleza

    Na rota para Paris, a aeronave utilizada será o A340, com capacidade para 278 lugares, incluindo 30 na Business Class, 21 em Premium Economy e 227 em Economy.
    Terra volta a abalar no México

    Terra volta a abalar no México

    Por sua vez, o Serviço Sismológico Nacional informou em sua conta no Twitter que se tratou de um sismo de magnitude de 5.7. O México ainda recupera do forte sismo da passada terça feira, dia 19 de setembro, que fez plo menos 307 vítimas mortais.
  • Microsoft começa a vender Xbox One S no Brasil por R$2.200

    Microsoft começa a vender Xbox One S no Brasil por R$2.200

    Com design mais fino, o Xbox One S, mais novo membro da família Xbox, começou a ser vendido no Brasil na última sexta-feira (22). Faça já parte e interaja com os redatores e outros leitores do site! O produto já pode ser encontrado nas grandes varejistas.
    Ministro norte-coreano diz que mísseis 'visitarão os EUA'

    Ministro norte-coreano diz que mísseis 'visitarão os EUA'

    Os sismólogos acrescentaram que a profundidade do terremoto era zero quilômetros, o que indica ter sido causado por uma "explosão suspeita".
    Morreu D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal

    Morreu D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal

    Manuel Martins, bispo de Setúbal entre 1975 e 1998, morreu hoje aos 90 anos, informou, em comunicado , a Diocese de Setúbal. Na nota da Santa Casa lê-se ainda que o bispo foi um "verdadeiro príncipe do povo junto da igreja".
  • Cantor Charles Bradley morre aos 68 anos

    Cantor Charles Bradley morre aos 68 anos

    Ele, que foi diagnosticado com um câncer no estômago no ano passado, se apresentaria no Rock in Rio , no palco Sunset, no dia 16. Nascido no estado norte-americano da Florida, o percurso de Charles Bradley foi marcado por uma infância vivida na pobreza.
    Presidente Kuczynski : El Papa está muy entusiasmado por su visita al Perú

    Presidente Kuczynski : El Papa está muy entusiasmado por su visita al Perú

    El presidente Pedro Pablo Kuczynski no habló con el pontífice sobre la situación en Venezuela , pero sí lo hizo con el secretario de Estado vaticano .

    Terremoto de magnitude 3,4 atinge Coreia do Norte

    Se confirmar um novo teste, a situação pode ficar ainda mais tensa entre as nações. Na Coreia do Norte , foi detectado um sismo de magnitude 3,4 graus.

CONNECT