Uber, 99 e Cabify fazem campanha contra projeto que muda aplicativos

As empresas Uber, 99 e Cabify publicaram na internet nesta segunda (25) uma campanha conjunta contra um projeto, previsto para ser votado no Senado nos próximos dias, que aproxima esses aplicativos de transporte às regras hoje aplicadas aos táxis. Aprovado na Câmara dos Deputados em abril, o projeto possui uma larga desaprovação pública no site. Apesar de o texto-base ser favorável às empresas, deputados alinhados aos taxistas emplacaram duas emendas que alteram de forma significativa o funcionamento dos aplicativos.

Os aplicativos, por sua vez, criticam a proposta, alegando que ela "aumenta a burocracia".

Essas emendas tiraram do projeto a descrição de que o serviço é uma "atividade de natureza privada".

O presidente Michel Temer (PMDB) havia sinalizado a tendência de vetar o texto da maneira como foi aprovado. O projeto deve ser votado em caráter de urgência nesta terça-feira (26), no Senado Federal.

Logo na apresentação do site www.juntospelamobilidade.com, os aplicativos anunciam que estão ameaçados.

Na prática, a proposta de regulamentação do Senado exige que sejam cobrados tributos municipais das atividades de transporte por aplicativo e que os motoristas que trabalhem nessa modalidade possuam um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Sob a hashtag #JuntosPelaMobilidade, os três concorrentes criaram juntos um evento no Facebook no qual pedem que usuários convidem amigos, falem com senadores e digam não "ao fim dos apps de mobilidade". A campanha também foi enviada por email a passageiros e motoristas.

"Se você quer garantir seu direito de escolha e fazer sua voz ser ouvida, participe do abaixo-assinado por um projeto moderno e apoie um outro modelo de regulamentação de aplicativos no Brasil".

Em São Paulo, a gestão Fernando Haddad (PT) regulamentou o serviço em 2016.


Popular
  • Ministro norte-coreano diz que mísseis 'visitarão os EUA'

    Ministro norte-coreano diz que mísseis 'visitarão os EUA'

    Os sismólogos acrescentaram que a profundidade do terremoto era zero quilômetros, o que indica ter sido causado por uma "explosão suspeita".
    Site revela e-mails de negociação por Coutinho com valores astronômicos

    Site revela e-mails de negociação por Coutinho com valores astronômicos

    O Sport ainda publica que pela primeira vez o Liverpool aceita falar de uma venda de Coutinho e estaria até mesmo disposto a pedir um "preço acessível".

    16h10Aviões militares dos Estados Unidos voam perto da Coreia do Norte

    Tanto a Coreia do Sul como o Japão seguem atentos ao evoluir da situação, apelando a que seja evitado um conflito aberto na Península da Coreia.
  • Pedro Proença ameaça demitir-se da Liga de clubes

    Pedro Proença ameaça demitir-se da Liga de clubes

    Para além do Benfica, não compareceram Belenenses, Marítimo, Académica, Académico de Viseu, Nacional e Cova da Piedade. Mas Bola Branca sabe que o presidente da Liga disse aos clubes que ainda iria pensar no tema nas próximas 24 horas.

    Bombardeiro dos EUA voa perto da Coreia do Norte

    A porta-voz afirmou ainda que os Estados Unidos estão "preparados para utilizar na totalidade" as capacidades militares, para "defender o território" do país e dos seus aliados.

    Terremoto de magnitude 3,4 atinge Coreia do Norte

    Se confirmar um novo teste, a situação pode ficar ainda mais tensa entre as nações. Na Coreia do Norte , foi detectado um sismo de magnitude 3,4 graus.
  • Cristiano Ronaldo e Georgina devem se casar no próximo verão europeu

    Cristiano Ronaldo e Georgina devem se casar no próximo verão europeu

    O "tweet" faz-se acompanhar de uma imagem em que o futebolista surge a segurar uma camisola do Real Madrid assinada pelo próprio. Na passada terça-feira, dia 19 de setembro, um sismo de magnitude 7,1 na escala de Richter atingiu o México.
    3 mortos, 9 presos e 18 fuzis apreendidos — Cerco à Rocinha

    3 mortos, 9 presos e 18 fuzis apreendidos — Cerco à Rocinha

    Um grupo de traficantes tentou deixar a Rocinha ao de render um taxista, mas foram interceptados por homens das Forças Armadas . Na véspera, confrontos entre criminosos, policiais e militares ocorreram na favela e em outros pontos da cidade.

    'Maluco', Kim Jong-un será testado como nunca, diz Trump

    Segundo o ditador norte-coreano, isso confirma que o programa nuclear de Pyongyang está no "caminho correto". As tensões entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte prosseguem.
  • Trump critica protestos de jogadores na NFL e NBA

    Trump critica protestos de jogadores na NFL e NBA

    Trump desafiou ainda os espectadores a abandonarem os estádios sempre que um atleta protestasse durante o hino. No jogo entre Jacksonville Jaguars e Baltimore Ravens, por exemplo, todos os jogadores se ajoelharam.
    Com pênalti no minuto final, Bahia derrota o Grêmio e afunda Coritiba

    Com pênalti no minuto final, Bahia derrota o Grêmio e afunda Coritiba

    Para a partida, Renato Portaluppi poupou Marcelo Grohe, Pedro Geromel, Luan e Lucas Barrios, que sequer viajaram para Salvador. O Bahia foi dirigido no banco de reservas pelo auxiliar Maurício Copertino, pois o treinador Preto Casagrande estava suspenso.
    Exército desconhece relatório militar que critica ministro e chefe do ramo

    Exército desconhece relatório militar que critica ministro e chefe do ramo

    O ministro da Defesa admitiu este domingo que o noticiado relatório dos serviços de informações militares sobre o furto de armamento da base de Tancos tenha sido fabricado e que possam existir "objetivos políticos" na sua divulgação .

CONNECT