Uber, 99 e Cabify fazem campanha contra projeto que muda aplicativos

As empresas Uber, 99 e Cabify publicaram na internet nesta segunda (25) uma campanha conjunta contra um projeto, previsto para ser votado no Senado nos próximos dias, que aproxima esses aplicativos de transporte às regras hoje aplicadas aos táxis. Aprovado na Câmara dos Deputados em abril, o projeto possui uma larga desaprovação pública no site. Apesar de o texto-base ser favorável às empresas, deputados alinhados aos taxistas emplacaram duas emendas que alteram de forma significativa o funcionamento dos aplicativos.

Os aplicativos, por sua vez, criticam a proposta, alegando que ela "aumenta a burocracia".

Essas emendas tiraram do projeto a descrição de que o serviço é uma "atividade de natureza privada".

O presidente Michel Temer (PMDB) havia sinalizado a tendência de vetar o texto da maneira como foi aprovado. O projeto deve ser votado em caráter de urgência nesta terça-feira (26), no Senado Federal.

Logo na apresentação do site www.juntospelamobilidade.com, os aplicativos anunciam que estão ameaçados.

Na prática, a proposta de regulamentação do Senado exige que sejam cobrados tributos municipais das atividades de transporte por aplicativo e que os motoristas que trabalhem nessa modalidade possuam um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Sob a hashtag #JuntosPelaMobilidade, os três concorrentes criaram juntos um evento no Facebook no qual pedem que usuários convidem amigos, falem com senadores e digam não "ao fim dos apps de mobilidade". A campanha também foi enviada por email a passageiros e motoristas.

"Se você quer garantir seu direito de escolha e fazer sua voz ser ouvida, participe do abaixo-assinado por um projeto moderno e apoie um outro modelo de regulamentação de aplicativos no Brasil".

Em São Paulo, a gestão Fernando Haddad (PT) regulamentou o serviço em 2016.


Popular
  • Micale não suporta derrota e é demitido pelo Atlético-MG

    Micale não suporta derrota e é demitido pelo Atlético-MG

    Micale deixa o Galo após 13 jogos, com cinco vitórias, três empates e cinco derrotas, com seu time marcando 10 gols e sofrendo 14. Na luta contra o rebaixamento, o Vitória levou a melhor em cima do Atlético-MG, na noite deste domingo (24), no Independência.

    Boca de urna aponta vitória de Merkel; extrema-direita avança

    O líder do SPD explicou que pretende evitar que o partido de extrema-direita se torne na principal força de oposição. As estimativas de resultado serão divulgadas a partir das 18h (13h em Brasília).
    Polícia prende chefe do tráfico no Caju e apreende dez fuzis

    Polícia prende chefe do tráfico no Caju e apreende dez fuzis

    Os fuzis tinham o adesivo de um desenho animado que caracteriza o grupo criminoso do traficante, o "Mundo de Bob" . Sá também afirmou que criminosos que desejarem se render terão seus direitos constitucionais preservados.
  • 3 mortos, 9 presos e 18 fuzis apreendidos — Cerco à Rocinha

    3 mortos, 9 presos e 18 fuzis apreendidos — Cerco à Rocinha

    Um grupo de traficantes tentou deixar a Rocinha ao de render um taxista, mas foram interceptados por homens das Forças Armadas . Na véspera, confrontos entre criminosos, policiais e militares ocorreram na favela e em outros pontos da cidade.
    Coreia do Norte diz que EUA declararam guerra ao país

    Coreia do Norte diz que EUA declararam guerra ao país

    Na sexta-feira (22) a Coreia do Norte ameaçou testar uma bomba de hidrogênio de escala sem precedentes sobre o oceano Pacífico. "Trump proclamou que a nossa liderança não permaneceria por muito tempo", afirmou o ministro a repórteres em Nova York.
    Terra volta a abalar no México

    Terra volta a abalar no México

    Por sua vez, o Serviço Sismológico Nacional informou em sua conta no Twitter que se tratou de um sismo de magnitude de 5.7. O México ainda recupera do forte sismo da passada terça feira, dia 19 de setembro, que fez plo menos 307 vítimas mortais.
  • SBT é processado após constrangimento de Maisa com Dudu Camargo

    SBT é processado após constrangimento de Maisa com Dudu Camargo

    Em tom debochado, o apresentador afirmou que ela iria "para a rua" por ser uma funcionária rebelde. No episódio, Silvio sugeriu que a jovem de 15 anos namorasse o apresentador Dudu Camargo, 19.
    I Liga: Moreirense - Sporting (declarações)

    I Liga: Moreirense - Sporting (declarações)

    Além das questões técnicas, disse aos meus jogadores que podíamos parar a senda vitoriosa que o Spoting vinha a viver. Do canto nasceu a igualdade, cortesia de Aberhoune, o central do Moreirense que fez autogolo.
    China vai limitar exportação de petróleo para a Coreia do Norte

    China vai limitar exportação de petróleo para a Coreia do Norte

    PEQUIM- Um tremor de magnitude 3,4 causado provavelmente por uma "explosão" foi detectado neste sábado na Coreia do Norte . Rússia e China pediram, por sua parte, que cesse a escalada retórica entre Washington e Pyongyang.
  • Pedro Proença ameaça demitir-se da Liga de clubes

    Pedro Proença ameaça demitir-se da Liga de clubes

    Para além do Benfica, não compareceram Belenenses, Marítimo, Académica, Académico de Viseu, Nacional e Cova da Piedade. Mas Bola Branca sabe que o presidente da Liga disse aos clubes que ainda iria pensar no tema nas próximas 24 horas.

    Terremoto de magnitude 3,4 atinge Coreia do Norte

    Se confirmar um novo teste, a situação pode ficar ainda mais tensa entre as nações. Na Coreia do Norte , foi detectado um sismo de magnitude 3,4 graus.
    Ex-médico achado morto implantou nas nádegas e vestiu saia

    Ex-médico achado morto implantou nas nádegas e vestiu saia

    Ele chegou a atender a porta, mas como demorou para abrir novamente, policiais forçaram a entraram e o encontraram sem vida. A suspeita é de que Farah tenha cometido suicídio, mas a perícia irá determinar o motivo da morte, dentro de alguns dias.

CONNECT