Uber, 99 e Cabify fazem campanha contra projeto que muda aplicativos

As empresas Uber, 99 e Cabify publicaram na internet nesta segunda (25) uma campanha conjunta contra um projeto, previsto para ser votado no Senado nos próximos dias, que aproxima esses aplicativos de transporte às regras hoje aplicadas aos táxis. Aprovado na Câmara dos Deputados em abril, o projeto possui uma larga desaprovação pública no site. Apesar de o texto-base ser favorável às empresas, deputados alinhados aos taxistas emplacaram duas emendas que alteram de forma significativa o funcionamento dos aplicativos.

Os aplicativos, por sua vez, criticam a proposta, alegando que ela "aumenta a burocracia".

Essas emendas tiraram do projeto a descrição de que o serviço é uma "atividade de natureza privada".

O presidente Michel Temer (PMDB) havia sinalizado a tendência de vetar o texto da maneira como foi aprovado. O projeto deve ser votado em caráter de urgência nesta terça-feira (26), no Senado Federal.

Logo na apresentação do site www.juntospelamobilidade.com, os aplicativos anunciam que estão ameaçados.


Na prática, a proposta de regulamentação do Senado exige que sejam cobrados tributos municipais das atividades de transporte por aplicativo e que os motoristas que trabalhem nessa modalidade possuam um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Sob a hashtag #JuntosPelaMobilidade, os três concorrentes criaram juntos um evento no Facebook no qual pedem que usuários convidem amigos, falem com senadores e digam não "ao fim dos apps de mobilidade". A campanha também foi enviada por email a passageiros e motoristas.

"Se você quer garantir seu direito de escolha e fazer sua voz ser ouvida, participe do abaixo-assinado por um projeto moderno e apoie um outro modelo de regulamentação de aplicativos no Brasil".

Em São Paulo, a gestão Fernando Haddad (PT) regulamentou o serviço em 2016.


Popular
  • Ministro norte-coreano diz que mísseis 'visitarão os EUA'

    Ministro norte-coreano diz que mísseis 'visitarão os EUA'

    Os sismólogos acrescentaram que a profundidade do terremoto era zero quilômetros, o que indica ter sido causado por uma "explosão suspeita".
    Site revela e-mails de negociação por Coutinho com valores astronômicos

    Site revela e-mails de negociação por Coutinho com valores astronômicos

    O Sport ainda publica que pela primeira vez o Liverpool aceita falar de uma venda de Coutinho e estaria até mesmo disposto a pedir um "preço acessível".
    Sismo: Confirmados 286 mortos no México

    Sismo: Confirmados 286 mortos no México

    O Ministério do Interior do México adianta que o número de desaparecidos supera a centena e que existem mais de dois mil feridos. A mesma fonte disse que 11 alunos foram retirados com vida da escola, onde morreram 19 crianças e seis adultos.
  • Micale não suporta derrota e é demitido pelo Atlético-MG

    Micale não suporta derrota e é demitido pelo Atlético-MG

    Micale deixa o Galo após 13 jogos, com cinco vitórias, três empates e cinco derrotas, com seu time marcando 10 gols e sofrendo 14. Na luta contra o rebaixamento, o Vitória levou a melhor em cima do Atlético-MG, na noite deste domingo (24), no Independência.
    Fluminense recebe o Palmeiras e tenta encerrar série negativa no Brasileirão

    Fluminense recebe o Palmeiras e tenta encerrar série negativa no Brasileirão

    Destaque para a atuação do zagueiro Edu Dracena, que ganhou praticamente todas as jogadas contra os atacantes adversários. Outro ponto positivo do Palmeiras no jogo foi a atuação da dupla de volantes campeã em 2016, Moisés e Tchê Tchê.

    Terremoto de magnitude 3,4 atinge Coreia do Norte

    Se confirmar um novo teste, a situação pode ficar ainda mais tensa entre as nações. Na Coreia do Norte , foi detectado um sismo de magnitude 3,4 graus.
  • Morreu D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal

    Morreu D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal

    Manuel Martins, bispo de Setúbal entre 1975 e 1998, morreu hoje aos 90 anos, informou, em comunicado , a Diocese de Setúbal. Na nota da Santa Casa lê-se ainda que o bispo foi um "verdadeiro príncipe do povo junto da igreja".
    Atlético-GO x Cruzeiro: acompanhe o que acontece no jogo AO VIVO

    Atlético-GO x Cruzeiro: acompanhe o que acontece no jogo AO VIVO

    O Atlético precisa vencer a Raposa para conseguir encostar nos times que estão mais próximos de deixar a zona de rebaixamento. Mano ainda alertou para o Atlético que, segundo o treinador, vem fazendo bons jogos e demonstrou melhora no segundo turno.
    Cantor Charles Bradley morre aos 68 anos

    Cantor Charles Bradley morre aos 68 anos

    Ele, que foi diagnosticado com um câncer no estômago no ano passado, se apresentaria no Rock in Rio , no palco Sunset, no dia 16. Nascido no estado norte-americano da Florida, o percurso de Charles Bradley foi marcado por uma infância vivida na pobreza.
  • Com pênalti no minuto final, Bahia derrota o Grêmio e afunda Coritiba

    Com pênalti no minuto final, Bahia derrota o Grêmio e afunda Coritiba

    Para a partida, Renato Portaluppi poupou Marcelo Grohe, Pedro Geromel, Luan e Lucas Barrios, que sequer viajaram para Salvador. O Bahia foi dirigido no banco de reservas pelo auxiliar Maurício Copertino, pois o treinador Preto Casagrande estava suspenso.
    Teerã revela novo míssil balístico que pode carregar várias ogivas

    Teerã revela novo míssil balístico que pode carregar várias ogivas

    Vamos desenvolver os nossos mísseis e também as nossas forças aérea, terrestre e marítima. O míssil Khorramshahr é capaz de carregar várias ogivas e tem um alcance de até 2.000 km.
    CBF demite Emily Lima do comando da seleção feminina

    CBF demite Emily Lima do comando da seleção feminina

    Fim da linha: na manhã desta sexta-feira (22), foi anunciado que Emily Lima não é mais treinadora da Seleção Brasileira Feminina . Para a treinadora, Marco Aurélio Cunha seria "os olhos do presidente" e teria rejeição direta pelo seu trabalho na Canarinho.

CONNECT