Detran-GO lança CNH Digital nesta terça, 10 — Vídeo

Como resultado dos investimentos em digitalização determinados pelo governador Marconi Perillo, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão do Ministério das Cidades, lançará nesta terça-feira (10) a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e), popularmente conhecida como CNH Digital. Trata-se da versão do documento para smartphone, permitindo deixar a opção de papel em casa, algo que hoje não é possível.

Goiás é primeiro estado a adotar o recurso que tem o mesmo valor da carteira impressa.

Por meio de um aplicativo disponível para os sistemas Android e IOS, o motorista fará a certificação digital ou pelo QR Code, que está impresso na parte de traz somente das CNHs novas e renovadas a partir de maio deste ano.

"Já iniciamos o projeto de digitalização dos processos de habilitação".

O documento virtual poderá ser apresentado no lugar da carteira física, e será identificado pela leitura do QRCode ou certificado digital. A ativação deverá ser feita no aparelho em que a CNH será salva, que será protegida por um PIN.

Para obtenção da CNH Eletrônica, os condutores deverão se cadastra no portal de serviços do Denatran - fora aqueles que já estão registrados no SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), que possibilita o pagamento online de infrações de trânsito. Essa senha será utilizada toda vez que for necessário o acesso ao documento.

Após realizar o cadastro, o usuário vai receber um link por e-mail, com o qual deve realizar o login no aplicativo. O motorista deverá criar um Número de Identificação Pessoal (PIN), com quatro dígitos, que deverá ser memorizado para acesso posterior ao documento digital.


Popular

CONNECT