Governo espanhol ameaça suspender autonomia da Catalunha

Rajoy abriu a porta à ativação do famoso Artigo 155, é certo, mas ao mesmo tempo mostrou-se aberto a discutir uma reforma da Constituição de 1978.

Estas semanas ficarão com certeza marcadas nos manuais de história do futuro num capítulo em que se fale da Catalunha.

O chefe do governo catalão, Carles Puigdemont, não chegou a pedir uma moção de independência ao Parlamento regional, o que decepcionou muitos de seus seguidores. Analistas citados pela imprensa espanhola avançam que a semântica introduzida no discurso por Puigdemont não tem aderência à realidade e, por isso e para todos os efeitos, o governo de Mariano Rajoy tem de partir do princípio que houve uma declaração unilateral (termo nunca usado pelo presidente da Geberalitat) de independência, estando ela suspensa ou não - sob esta ótica, a questão da suspensão é posterior à declaração de independência. Os olhos estavam postos na Catalunha depois de alguns anos de luta política silenciosa que culminaram no referendo pela independência do passado dia 1 de Outubro e de todas as consequências que lhe conhecemos.

"A declaração de independência tem que ser feita pelo Parlamento da Catalunha, coisa que não aconteceu no debate de terça-feira", disse Turull.

O próximo episódio da novela da independência catalã está agora nas mãos do governo de Mariano Rajoy.

Em um aguardado comparecimento no Parlamento regional, Puigdemont assumiu o veredicto das urnas, nas quais o "Sim" à autodeterminação venceu com mais de 90% dos votos, com participação de 43% da população desta região com 7,5 milhões de habitantes.

Para Joan Ramón Resina, diretor do Programa de Estudos Ibéricos do Centro Europeu da Universidade de Stanford, na Califórnia, a decisão do presidente catalão tem como alvos a União Europeia e a comunidade internacional.

O vice-presidente do Executivo comunitário, Valdis Dombrovskis, também expressou a confiança de Bruxelas nas "instituições espanholas". No entanto, ele suspendeu o efeito da divisão para tentar uma mediação com Madri.

O governo espanhol havia pedido horas antes que Puigdemont não fizesse nada "irreversível" e desistisse de agravar a crise política que a Espanha vive - a pior de sua era democrática moderna, uma demanda à qual se somaram vozes europeias.

"Diante da negativa do Estado espanhol a qualquer proposta de diálogo, não faz nenhum sentido manter suspensa a declaração de independência", afirmou em um comunicado. Depois do anúncio Puigdemont apelou ao Parlamento Catalão para que suspendesse o processo de independência para que as duas partes voltem ao diálogo. Pode escolher a solução legal da dissolução do governo catalão e a convocação de eleições regionais.


Popular
  • Carlos Arthur Nuzman renuncia à presidência do COB

    Carlos Arthur Nuzman renuncia à presidência do COB

    Segundo o Ministério Público Federal do Rio, o agora ex-presidente do COB tem 16 barras de ouro de um quilo cada na Suíça. Antes disso, o presidente do COB estava sob custódia temporária de cinco dias.

    Avião militar cai em Espanha

    O piloto, que era o único passageiro, não conseguiu saltar do avião e morreu, segundo o governo. Um vídeo feito perto do local da queda regista a nuvem de fumo provocada pelo acidente.
    Anna Carolina Jatobá e Suzane von Richthofen deixam prisão

    Anna Carolina Jatobá e Suzane von Richthofen deixam prisão

    Cumprindo pena no regime semiaberto , é a primeira vez que Anna Carolina Jatobá teve direito ao benefício da 'saidinha'. Suzane está no semiaberto desde 2015 e saiu da prisão pela primeira vez em abril do ano seguinte, no feriado de Páscoa .
  • Malagueta teme que Eric descubra seu envolvimento no roubo em 'Pega Pega'

    Malagueta teme que Eric descubra seu envolvimento no roubo em 'Pega Pega'

    Mônica e Sandra Helena comem quentinhas estragadas para que sejam levadas ao hospital e possam fugir de lá. Evandro (Paulo Vilhena) questiona Júlio sobre Cíntia dizendo se ele não vai fazer nada pela namorada.
    Ônibus tomba na Chapada Diamantina e deixa ao menos 5 mortos Bahia

    Ônibus tomba na Chapada Diamantina e deixa ao menos 5 mortos Bahia

    Em nota, o governo da Bahia informou que, devido ao acidente , o governador cancelou a atividade de agenda que teria em Itaberaba. Uma criança de dois anos está entre os mortos das cinco vítimas do acidente com um ônibus de excursão que seguia de Itaberaba.
    Resultado da Mega Sena desta quarta-feira (11) - Concurso 1976

    Resultado da Mega Sena desta quarta-feira (11) - Concurso 1976

    Vale lembrar que você pode receber prêmios de até 1.903,98 em qualquer casa lotérica credenciada ou nas agências da Caixa. O próximo sorteio da Lotomania, 1803, estima pagar R$ 1,1 milhão para quem acertar as 20 dezenas.
  • Descongelamento das progressões na carreira será feito em dois anos

    Descongelamento das progressões na carreira será feito em dois anos

    Em janeiro de 2019, seriam descongelados mais 33% dos aumentos correspondentes e o restante só em dezembro de 2019. Os sindicatos da Administração Pública vão ser recebidos pelo Ministério das Finanças já esta quinta-feira.

    FC Porto com prejuízo de 35 milhões de euros

    O clube adianta ainda que este prejuízo melhora o resultado obtido no mesmo período do ano passado. O 'cash-flow' operacional regressou a terreno positivo, atingindo já os 22,751 milhões de euros.
    Taika Waititi Shares Casting Plans for Possible 'Akira' Adaptation

    Taika Waititi Shares Casting Plans for Possible 'Akira' Adaptation

    These comments are certainly made by someone passionate about the source material, and especially about doing it justice. There has been a lot of talk over the years about a live action adaptation of the much beloved Japanese property Akira .
  • Soares é ausência confirmada para jogo da Taça devido a lesão — FC Porto

    Soares é ausência confirmada para jogo da Taça devido a lesão — FC Porto

    Se ganharmos, então, sim, continuar-se-á a falar", considerou o treinador dos eborenses antes de dar conta da estratégia para o jogo.
    Thor: Ragnarok - Filme deverá iniciar uma

    Thor: Ragnarok - Filme deverá iniciar uma "trilogia" focada no Hulk!

    O filme foi considerado o melhor longa do personagem Thor por Conner Schwerdtfeger, do Cinema Blend. "Amei Thor: Ragnarok . Uma história da Marvel completa, mas o trabalho de personagens é incrível e a aventura é empolgante.
    'Novela' Coutinho está de volta, agora com um

    'Novela' Coutinho está de volta, agora com um "pacto" à mistura

    A última com valores que chegaram a 138 milhões de libras esterlinas. Segundo o Mundo Deportivo , o Barça segue em contato com Coutinho.

CONNECT