Governo espanhol ameaça suspender autonomia da Catalunha

Rajoy abriu a porta à ativação do famoso Artigo 155, é certo, mas ao mesmo tempo mostrou-se aberto a discutir uma reforma da Constituição de 1978.

Estas semanas ficarão com certeza marcadas nos manuais de história do futuro num capítulo em que se fale da Catalunha.

O chefe do governo catalão, Carles Puigdemont, não chegou a pedir uma moção de independência ao Parlamento regional, o que decepcionou muitos de seus seguidores. Analistas citados pela imprensa espanhola avançam que a semântica introduzida no discurso por Puigdemont não tem aderência à realidade e, por isso e para todos os efeitos, o governo de Mariano Rajoy tem de partir do princípio que houve uma declaração unilateral (termo nunca usado pelo presidente da Geberalitat) de independência, estando ela suspensa ou não - sob esta ótica, a questão da suspensão é posterior à declaração de independência. Os olhos estavam postos na Catalunha depois de alguns anos de luta política silenciosa que culminaram no referendo pela independência do passado dia 1 de Outubro e de todas as consequências que lhe conhecemos.

"A declaração de independência tem que ser feita pelo Parlamento da Catalunha, coisa que não aconteceu no debate de terça-feira", disse Turull.

O próximo episódio da novela da independência catalã está agora nas mãos do governo de Mariano Rajoy.

Em um aguardado comparecimento no Parlamento regional, Puigdemont assumiu o veredicto das urnas, nas quais o "Sim" à autodeterminação venceu com mais de 90% dos votos, com participação de 43% da população desta região com 7,5 milhões de habitantes.

Para Joan Ramón Resina, diretor do Programa de Estudos Ibéricos do Centro Europeu da Universidade de Stanford, na Califórnia, a decisão do presidente catalão tem como alvos a União Europeia e a comunidade internacional.

O vice-presidente do Executivo comunitário, Valdis Dombrovskis, também expressou a confiança de Bruxelas nas "instituições espanholas". No entanto, ele suspendeu o efeito da divisão para tentar uma mediação com Madri.

O governo espanhol havia pedido horas antes que Puigdemont não fizesse nada "irreversível" e desistisse de agravar a crise política que a Espanha vive - a pior de sua era democrática moderna, uma demanda à qual se somaram vozes europeias.

"Diante da negativa do Estado espanhol a qualquer proposta de diálogo, não faz nenhum sentido manter suspensa a declaração de independência", afirmou em um comunicado. Depois do anúncio Puigdemont apelou ao Parlamento Catalão para que suspendesse o processo de independência para que as duas partes voltem ao diálogo. Pode escolher a solução legal da dissolução do governo catalão e a convocação de eleições regionais.


Popular
  • Fabinho pode rumar a Inglaterra em janeiro

    Fabinho pode rumar a Inglaterra em janeiro

    Após as recentes contratações de Gabriel Jesus, Ederson e Danilo, a legião de brasileiros no Manchester City já havia crescido. Mesmo sondado por vários grandes clubes, o brasileiro Fabinho permaneceu no Monaco para a temporada 2017/18.
    Malagueta teme que Eric descubra seu envolvimento no roubo em 'Pega Pega'

    Malagueta teme que Eric descubra seu envolvimento no roubo em 'Pega Pega'

    Mônica e Sandra Helena comem quentinhas estragadas para que sejam levadas ao hospital e possam fugir de lá. Evandro (Paulo Vilhena) questiona Júlio sobre Cíntia dizendo se ele não vai fazer nada pela namorada.
    EUA anunciam saída da Unesco no fim de 2018

    EUA anunciam saída da Unesco no fim de 2018

    A diretora-geral da UNESCO reagiu ao anuncio desta quinta-feira declarando " lamentar profundamente " a decisão norte-americana. A 31 de dezembro, os EUA retiram-se da UNESCO , a agência da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura .
  • Pensões: Aumentos extraordinários faseados em 2018 custam 47 milhões em 2019

    Já a atualização automática das pensões, na sequência do Estatuto do Aposentação, representa um custo de 357 milhões de euros. Segundo a mesma fonte, a medida vai abranger um universo total de mais de 1,6 milhões de reformados.
    Estudo aponta recorde em índice de assassinatos de jovens no Brasil

    Estudo aponta recorde em índice de assassinatos de jovens no Brasil

    Segundo a entidade, a probabilidade de o jovem ser morto por meio de arma de fogo é 6,11 maior em comparação com outras vias. Segundo a pesquisa, a região mais violenta para os jovens é a Nordeste, com índices de assassinatos superiores a seis.
    Caça espanhol despenha-se ao regressar do desfile militar

    Caça espanhol despenha-se ao regressar do desfile militar

    O El País avança que o piloto não terá conseguido ejetar-se a tempo, desconhece-se no entanto se terá morrido. A base aérea de Los Llanos situa-se a 300 quilómetros a sudeste de Madrid.
  • Bruxelas aprova venda do Novo Banco

    Bruxelas aprova venda do Novo Banco

    O Novo Banco é detido pelo Fundo de Resolução - entidade detida pelos bancos, mas gerida pelo Banco de Portugal. Contudo, prevê-se que continuará a redução de trabalhadores, bem superior a mil pessoas nos últimos anos.
    Para evitar desgaste, Arrascaeta é poupado de jogo contra o Grêmio

    Para evitar desgaste, Arrascaeta é poupado de jogo contra o Grêmio

    Garantida na Copa Libertadores da América 2018 por ter vencido a Copa do Brasil , a Raposa tem a melhor campanha do returno. E se você quiser conferir esse jogaço pela televisão , o canal Premiere vai transmitir todos os lances ao vivo .
    'Novela' Coutinho está de volta, agora com um

    'Novela' Coutinho está de volta, agora com um "pacto" à mistura

    A última com valores que chegaram a 138 milhões de libras esterlinas. Segundo o Mundo Deportivo , o Barça segue em contato com Coutinho.
  • Flamengo empata clássico com Fluminense pelo Brasileiro

    Flamengo empata clássico com Fluminense pelo Brasileiro

    O atacante cruzou para área, à procura de Scarpa, porém Pará se antecipou, tentou o corte, só que acertou o próprio patrimônio. O Rubro-negro foi melhor em toda a partida, teve mais oportunidades, mas não conseguiu transformar a superioridade em gols .

    FC Porto com prejuízo de 35 milhões de euros

    O clube adianta ainda que este prejuízo melhora o resultado obtido no mesmo período do ano passado. O 'cash-flow' operacional regressou a terreno positivo, atingindo já os 22,751 milhões de euros.
    Eventos educativos: Uma jornada educativa para o mundo da criatividade

    Eventos educativos: Uma jornada educativa para o mundo da criatividade

    Esses eventos demonstraram aos pais e professores os efeitos educacionais das tecnologias modernas russas baseadas em atividades. Elas aprendem a agir individualmente, em pequenos grupos, ficando em ambientes diversos - cognitivo, polilíngue, teatral.

CONNECT