Grupos Fatah e Hamas anunciam reconciliação após 10 anos

Hoje, fontes dos dois grupos detalharam que Fatah e Hamas também pactuaram a entrega das passagens fronteiriças em Gaza à Autoridade Nacional Palestina e que voltarão a se reunir no Egito em novembro para estudar como implementar os artigos do acordo do Cairo.

Em 25 de janeiro de 2006, o Hamas, que participa pela primeira vez do pleito, vence as eleições legislativas, após dez anos de hegemonia do Fatah.

Apesar de fracassos passados, o acordo de ontem parece mais credível: o Hamas, de resto, perdeu recentemente o financiamento vindo do Qatar e está a braços com uma das maiores crises económicas em Gaza; e a Fatah, por seu lado, moderou também a resposta ao rival.

O Fatah é o partido do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, que governa a Cisjordânia, a outra parte do território palestino. A 06 de fevereiro acordam entregar a Abbas a direção do governo transitório, mas a decisão contestada no seio do Hamas nunca é aplicada.

Mas o governo revela-se incapaz de exercer a sua autoridade em Gaza e Abbas acusa o Hamas de manter um "governo paralelo" no enclave.

Em 1º de maio deste ano, o Hamas anuncia um relaxamento de sua carta fundadora.

Em março de 2017, o Hamas cria um "comité administrativo", entendido pela Fatah como um governo paralelo.

A 06 de maio, Haniyeh, defensor no seio do Hamas de uma linha pragmática em relação a Israel, é eleito para dirigir a comissão política do Hamas.

"Qualquer reconciliação entre a Autoridade Palestiniana e o Hamas deve incluir um compromisso de respeito pelos acordos internacionais e pelas condições do Quarteto (para o Médio Oriente), a começar pelo reconhecimento de Israel e pela desmilitarização do Hamas", referiu o responsável, na primeira reação israelita à assinatura de um acordo de reconciliação entre movimentos rivais palestinianos.

No dia seguinte, Abbas expressa a Haniyeh "sua satisfação" quanto ao "clima de reconciliação".

Após três dias de conversas entre ambas as partes na sede dos Serviços de Inteligência do Egito, o líder também destacou que os representantes do Hamas estão, aparentemente, "firmes, sérios e honestos para acabar com a divisão e abrir a porta para chegar à reconciliação".

A Fatah anuncia que o presidente Abbas se deslocará nas próximas a Gaza, pela primeira vez em 10 anos.

Abbas congratula-se com um "acordo final para acabar com as divisões".


Popular
  • FC Porto com prejuízo de 35 milhões de euros

    O clube adianta ainda que este prejuízo melhora o resultado obtido no mesmo período do ano passado. O 'cash-flow' operacional regressou a terreno positivo, atingindo já os 22,751 milhões de euros.
    Lima vive final de Copa do Mundo

    Lima vive final de Copa do Mundo

    Dentro de casa , o treinador espera um time consciente e que tem tudo para acabar com a seca de 35 anos longe da Copa do Mundo. A Colômbia vencia o Paraguai até os minutos finais quando sofreu a virada e viu sua situação se complicar nas Eliminatórias .
    MPF denuncia Sérgio Cabral, empresário 'Rei Arthur' e mais sete

    MPF denuncia Sérgio Cabral, empresário 'Rei Arthur' e mais sete

    Renato e o irmão, Marcelo, são os doleiros que fizeram delação premiada e apontaram US$ 100 milhões do esquema do ex-governador fora do país.
  • Comissão entregou relatório sobre fogo de Pedrógão Grande na Assembleia da República

    Comissão entregou relatório sobre fogo de Pedrógão Grande na Assembleia da República

    António Costa adiantou ainda que, na próxima semana, será apresentado um outro relatório , este do professor Francisco Xavier Viegas, sobre a dinâmica do fogo.
    Brasil vence Coreia do Norte e encaminha classificação no Mundial Sub-17

    Brasil vence Coreia do Norte e encaminha classificação no Mundial Sub-17

    A equipe africana é a próxima adversário do Brasil na próxima sexta-feira (13), a partir de 13h, horário de Brasília. Os dois primeiros gols foram marcados pelo atacante do Barcelona Abel Ruiz, aos 21 e 1 minutos do primeiro tempo.
    Michael Fassbender disse que Assassin's Creed se levou muito a sério!

    Michael Fassbender disse que Assassin's Creed se levou muito a sério!

    No momento, a possibilidade de uma sequência é pequena, uma vez que o filme não se saiu muito bem nas bilheterias. O longa está disponível em serviços de Video on Demand, DVD e Blu-ray.
  • Dono do PSG alvo da justiça suíça

    Dono do PSG alvo da justiça suíça

    Os três envolvidos são acusados de As suspeitas são de corrupção privada, fraude, gestão desleal e falsificação de documentos. Na quarta-feira, foi ouvido no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), para o qual tinha recorrido.
    Veja onde assistir: Botafogo x Chapecoense ao vivo

    Veja onde assistir: Botafogo x Chapecoense ao vivo

    Com três volantes de ofício, o Botafogo mais uma vez deixava claro que prefere os jogos em que a missão de propor não é sua. Com o resultado, o Botafogo chegou a 43 pontos e encostou no G-4 [que dá vaga direta para a Libertadores].
    Temer está com obstrução parcial de artéria e passará por cateterismo

    Temer está com obstrução parcial de artéria e passará por cateterismo

    O Palácio acrescentou que a pessoa credenciada a falar sobre a saúde de Temer é o médico particular do presidente, Roberto Kalil Filho .
  • Caça espanhol despenha-se ao regressar do desfile militar

    Caça espanhol despenha-se ao regressar do desfile militar

    O El País avança que o piloto não terá conseguido ejetar-se a tempo, desconhece-se no entanto se terá morrido. A base aérea de Los Llanos situa-se a 300 quilómetros a sudeste de Madrid.
    Oil prices stable in early going as OPEC sees return of balance

    Oil prices stable in early going as OPEC sees return of balance

    OPEC and allied producers agreed in December to pare output to clear a glut and bolster oil prices. Prices rose 2 percent the day before to back above $50 a barrel.

    Avião militar cai em Espanha

    O piloto, que era o único passageiro, não conseguiu saltar do avião e morreu, segundo o governo. Um vídeo feito perto do local da queda regista a nuvem de fumo provocada pelo acidente.

CONNECT