Grupos Fatah e Hamas anunciam reconciliação após 10 anos

Hoje, fontes dos dois grupos detalharam que Fatah e Hamas também pactuaram a entrega das passagens fronteiriças em Gaza à Autoridade Nacional Palestina e que voltarão a se reunir no Egito em novembro para estudar como implementar os artigos do acordo do Cairo.

Em 25 de janeiro de 2006, o Hamas, que participa pela primeira vez do pleito, vence as eleições legislativas, após dez anos de hegemonia do Fatah.

Apesar de fracassos passados, o acordo de ontem parece mais credível: o Hamas, de resto, perdeu recentemente o financiamento vindo do Qatar e está a braços com uma das maiores crises económicas em Gaza; e a Fatah, por seu lado, moderou também a resposta ao rival.

O Fatah é o partido do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, que governa a Cisjordânia, a outra parte do território palestino. A 06 de fevereiro acordam entregar a Abbas a direção do governo transitório, mas a decisão contestada no seio do Hamas nunca é aplicada.

Mas o governo revela-se incapaz de exercer a sua autoridade em Gaza e Abbas acusa o Hamas de manter um "governo paralelo" no enclave.

Em 1º de maio deste ano, o Hamas anuncia um relaxamento de sua carta fundadora.

Em março de 2017, o Hamas cria um "comité administrativo", entendido pela Fatah como um governo paralelo.

A 06 de maio, Haniyeh, defensor no seio do Hamas de uma linha pragmática em relação a Israel, é eleito para dirigir a comissão política do Hamas.

"Qualquer reconciliação entre a Autoridade Palestiniana e o Hamas deve incluir um compromisso de respeito pelos acordos internacionais e pelas condições do Quarteto (para o Médio Oriente), a começar pelo reconhecimento de Israel e pela desmilitarização do Hamas", referiu o responsável, na primeira reação israelita à assinatura de um acordo de reconciliação entre movimentos rivais palestinianos.

No dia seguinte, Abbas expressa a Haniyeh "sua satisfação" quanto ao "clima de reconciliação".

Após três dias de conversas entre ambas as partes na sede dos Serviços de Inteligência do Egito, o líder também destacou que os representantes do Hamas estão, aparentemente, "firmes, sérios e honestos para acabar com a divisão e abrir a porta para chegar à reconciliação".

A Fatah anuncia que o presidente Abbas se deslocará nas próximas a Gaza, pela primeira vez em 10 anos.

Abbas congratula-se com um "acordo final para acabar com as divisões".


Popular
  • Demanda máxima pode cair 4% com adoção do horário de verão — Cemig

    Demanda máxima pode cair 4% com adoção do horário de verão — Cemig

    A economia tida no período em que o horário de verão vigora equivale à demanda de uma cidade como Brasília durante 30 dias. Isso ocorre em razão das mudanças nos hábitos de utilização de energia elétrica.
    Anna Carolina Jatobá e Suzane von Richthofen deixam prisão

    Anna Carolina Jatobá e Suzane von Richthofen deixam prisão

    Cumprindo pena no regime semiaberto , é a primeira vez que Anna Carolina Jatobá teve direito ao benefício da 'saidinha'. Suzane está no semiaberto desde 2015 e saiu da prisão pela primeira vez em abril do ano seguinte, no feriado de Páscoa .

    "Devia ser proibido jogar em sintéticos" — Jorge Jesus

    Já o avançado angolano Gelson Dala, que tem alinhado pela equipa B, é presença assegurada no encontro em Oleiros. Opusemo-nos, sim, ao sintético, porque não é compatível para uma equipa profissional.
  • Definidos os cabeças de chave para Copa do Mundo de 2018

    Definidos os cabeças de chave para Copa do Mundo de 2018

    As 32 seleções participantes da Copa serão divididas em quatro potes de acordo com critérios de desempenho no ranking da Fifa. A Rússia , como anfitriã, é a única seleção com posição definida: o cabeça de chave do Grupo A, ou seja, o A1.
    Para evitar desgaste, Arrascaeta é poupado de jogo contra o Grêmio

    Para evitar desgaste, Arrascaeta é poupado de jogo contra o Grêmio

    Garantida na Copa Libertadores da América 2018 por ter vencido a Copa do Brasil , a Raposa tem a melhor campanha do returno. E se você quiser conferir esse jogaço pela televisão , o canal Premiere vai transmitir todos os lances ao vivo .
    Thor: Ragnarok - Filme deverá iniciar uma

    Thor: Ragnarok - Filme deverá iniciar uma "trilogia" focada no Hulk!

    O filme foi considerado o melhor longa do personagem Thor por Conner Schwerdtfeger, do Cinema Blend. "Amei Thor: Ragnarok . Uma história da Marvel completa, mas o trabalho de personagens é incrível e a aventura é empolgante.
  • Taika Waititi Shares Casting Plans for Possible 'Akira' Adaptation

    Taika Waititi Shares Casting Plans for Possible 'Akira' Adaptation

    These comments are certainly made by someone passionate about the source material, and especially about doing it justice. There has been a lot of talk over the years about a live action adaptation of the much beloved Japanese property Akira .
    Dono do PSG alvo da justiça suíça

    Dono do PSG alvo da justiça suíça

    Os três envolvidos são acusados de As suspeitas são de corrupção privada, fraude, gestão desleal e falsificação de documentos. Na quarta-feira, foi ouvido no Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), para o qual tinha recorrido.
    Holanda fica fora da Copa e Robben anuncia aposentadoria

    Holanda fica fora da Copa e Robben anuncia aposentadoria

    Sua última participação foi em 2006, quando caiu nas oitavas de final para a Alemanha. Ao todo disputou 96 jogos, marcou 37 gols e deu 29 assistências.
  • FC Porto com prejuízo de 35 milhões de euros

    O clube adianta ainda que este prejuízo melhora o resultado obtido no mesmo período do ano passado. O 'cash-flow' operacional regressou a terreno positivo, atingindo já os 22,751 milhões de euros.
    Botijão de gás pode chegar a R$ 80 em Pernambuco

    Botijão de gás pode chegar a R$ 80 em Pernambuco

    "Muitos estão enfrentando uma situação difícil, sem emprego, e o gás de cozinha é um gasto que não pode ser substituído". O último reajuste ao GLP doméstico informado pela Petrobras foi de 2,6%, com alta, em média, de R $ 1,55 por botijão.
    Fachin arquiva inquérito contra Jucá, Renan e Sarney

    Fachin arquiva inquérito contra Jucá, Renan e Sarney

    Janot pedia que o senador e Aníbal Gomes fossem afastados de seus cargos, além da condenação de Twiaschor. Apesar do arquivamento , atualmente ainda há contra Renan 15 inquéritos e uma ação penal no STF.

CONNECT