Grupos Fatah e Hamas anunciam reconciliação após 10 anos

Hoje, fontes dos dois grupos detalharam que Fatah e Hamas também pactuaram a entrega das passagens fronteiriças em Gaza à Autoridade Nacional Palestina e que voltarão a se reunir no Egito em novembro para estudar como implementar os artigos do acordo do Cairo.

Em 25 de janeiro de 2006, o Hamas, que participa pela primeira vez do pleito, vence as eleições legislativas, após dez anos de hegemonia do Fatah.

Apesar de fracassos passados, o acordo de ontem parece mais credível: o Hamas, de resto, perdeu recentemente o financiamento vindo do Qatar e está a braços com uma das maiores crises económicas em Gaza; e a Fatah, por seu lado, moderou também a resposta ao rival.

O Fatah é o partido do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, que governa a Cisjordânia, a outra parte do território palestino. A 06 de fevereiro acordam entregar a Abbas a direção do governo transitório, mas a decisão contestada no seio do Hamas nunca é aplicada.

Mas o governo revela-se incapaz de exercer a sua autoridade em Gaza e Abbas acusa o Hamas de manter um "governo paralelo" no enclave.

Em 1º de maio deste ano, o Hamas anuncia um relaxamento de sua carta fundadora.

Em março de 2017, o Hamas cria um "comité administrativo", entendido pela Fatah como um governo paralelo.


A 06 de maio, Haniyeh, defensor no seio do Hamas de uma linha pragmática em relação a Israel, é eleito para dirigir a comissão política do Hamas.

"Qualquer reconciliação entre a Autoridade Palestiniana e o Hamas deve incluir um compromisso de respeito pelos acordos internacionais e pelas condições do Quarteto (para o Médio Oriente), a começar pelo reconhecimento de Israel e pela desmilitarização do Hamas", referiu o responsável, na primeira reação israelita à assinatura de um acordo de reconciliação entre movimentos rivais palestinianos.

No dia seguinte, Abbas expressa a Haniyeh "sua satisfação" quanto ao "clima de reconciliação".

Após três dias de conversas entre ambas as partes na sede dos Serviços de Inteligência do Egito, o líder também destacou que os representantes do Hamas estão, aparentemente, "firmes, sérios e honestos para acabar com a divisão e abrir a porta para chegar à reconciliação".

A Fatah anuncia que o presidente Abbas se deslocará nas próximas a Gaza, pela primeira vez em 10 anos.

Abbas congratula-se com um "acordo final para acabar com as divisões".


Popular
  • Avião militar cai em Espanha

    O piloto, que era o único passageiro, não conseguiu saltar do avião e morreu, segundo o governo. Um vídeo feito perto do local da queda regista a nuvem de fumo provocada pelo acidente.
    Para evitar desgaste, Arrascaeta é poupado de jogo contra o Grêmio

    Para evitar desgaste, Arrascaeta é poupado de jogo contra o Grêmio

    Garantida na Copa Libertadores da América 2018 por ter vencido a Copa do Brasil , a Raposa tem a melhor campanha do returno. E se você quiser conferir esse jogaço pela televisão , o canal Premiere vai transmitir todos os lances ao vivo .

    "A Fazenda" Nova Chance: votação em Dinei e Marcos movimenta a enquete

    Tudo isso, no entanto, não passou de uma estratégia dele, que fez xixi na área externa e provocou uma punição para ser votado. Marcos e Yuri foram os primeiros a terminarem a prova , Dinei precisou correr muito para tentar jogar todas as bolinhas.
  • Amazon lança o novo Kindle Oasis no Brasil

    Amazon lança o novo Kindle Oasis no Brasil

    O software do dispositivo também recebeu algumas melhorias, como novos tamanhos de fonte e ajustes da intensidade do negrito . No entanto, a fabricante orienta que os usuários não façam isso, indicando apenas mergulhos rápidos para o Kindle.
    Fiscalização nas rodovias do MS é reforçada durante feriado prolongado

    Fiscalização nas rodovias do MS é reforçada durante feriado prolongado

    Os motoristas têm a oportunidade de fazer uma reflexão sobre suas atitudes e assimilar novos hábitos. Também serão realizadas ações operacionais direcionadas para o combate à criminalidade.
    Michael Fassbender disse que Assassin's Creed se levou muito a sério!

    Michael Fassbender disse que Assassin's Creed se levou muito a sério!

    No momento, a possibilidade de uma sequência é pequena, uma vez que o filme não se saiu muito bem nas bilheterias. O longa está disponível em serviços de Video on Demand, DVD e Blu-ray.
  • Demanda máxima pode cair 4% com adoção do horário de verão — Cemig

    Demanda máxima pode cair 4% com adoção do horário de verão — Cemig

    A economia tida no período em que o horário de verão vigora equivale à demanda de uma cidade como Brasília durante 30 dias. Isso ocorre em razão das mudanças nos hábitos de utilização de energia elétrica.

    "Devia ser proibido jogar em sintéticos" — Jorge Jesus

    Já o avançado angolano Gelson Dala, que tem alinhado pela equipa B, é presença assegurada no encontro em Oleiros. Opusemo-nos, sim, ao sintético, porque não é compatível para uma equipa profissional.
    Usuários relatam problemas no acesso ao Facebook e Instagram

    Usuários relatam problemas no acesso ao Facebook e Instagram

    O Facebook é responsável também pelo Instagram , app de fotos que adquiriu em 2012 por US$ 1 bilhão. O Site conta com um mapa em tempo real, que mostra aonde há mais usuários reclamando do problema.
  • Veja onde assistir: Botafogo x Chapecoense ao vivo

    Veja onde assistir: Botafogo x Chapecoense ao vivo

    Com três volantes de ofício, o Botafogo mais uma vez deixava claro que prefere os jogos em que a missão de propor não é sua. Com o resultado, o Botafogo chegou a 43 pontos e encostou no G-4 [que dá vaga direta para a Libertadores].
    Trump desejaria multiplicar por 10 arsenal nuclear dos EUA

    Trump desejaria multiplicar por 10 arsenal nuclear dos EUA

    A afirmação surgiu na sequência dos rumores que indicam que Tillerson chamou "idiota" ao presidente norte-americano. As palavras de Trump, entretanto, podem inibir o trabalho jornalístico da emissora.
    Incêndios deixam mais de 20 mil desabrigados na Califórnia

    Incêndios deixam mais de 20 mil desabrigados na Califórnia

    Além da mata e das construções, também estão ameaçadas as vinícolas desta região, uma das principais produtoras de vinho dos EUA. Segundo as autoridades californianas, ao menos 10 focos de incêndio estão concentrados em 465 km².

CONNECT