Incêndio fecha Parque da Chapada dos Veadeiros no feriado

Equipes dos Bombeiros de Goiás, do Ibama e do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade, continuam atuando na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. O responsável pela área, o ambientalista Fernando Tatagiba, contou que na noite de quinta-feira (12/10) o fogo havia sido controlado na área conhecida como Abismo, a mais próxima do local de visitação, mas as chamas reacenderam com o vento da madrugada. Cerca de 50 brigadistas também atuaram em terra no para evitar o incêndio.

Ainda segundo os bombeiros, brigadistas de Alto Paraíso, no Entorno do Distrito Federal recebem apoio de aviões tanque, voluntários e bombeiros do DF para apagar as chamas. Não há previsão de chuvas.

Ainda de acordo com o órgão, vários atrativos fora do parque não foram afetados e estarão abertos durante todo o feriado prolongado.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma unidade de conservação (UC) administrada pelo ICMBio, criada em 1961. São diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos d água; rochas com mais de 1 bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano.

Caso haja uma diminuição dos focos de incêndio, o Parque poderá ser reaberto neste sábado (14).

O parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial Natural, em 2001, pela Unesco.

Os outros dois, um dentro do parque, próximo à área de visitação, e o outro em Santa Teresinha de Goiás, ainda estão sendo combatidos.


Popular

CONNECT