Libertada família que estava refém dos talibã há cinco anos

Duas das crianças nasceram durante o período de cativeiro, que durou cerca de cinco anos.

A informação da libertação foi inicialmente avançada pelo Exército paquistanês e confirmada entretanto pelos Estados Unidos. "A cooperação do governo paquistanês é um sinal que este honra as exigências dos EUA para que faça mais para melhorar a segurança na região", afirmou o presidente americano, Donald Trump, no comunicado, no qual anunciou a libertação da família.

Uma família americana capturada no Afeganistão em 2012 e em cativeiro desde então, foi libertada no Paquistão durante uma operação que o presidente americano Donald Trump chamou de "momento positivo" na relação dos dois países.

As forças paquistanesas não identificaram oficialmente os reféns, mas dois oficiais indicaram em declarações à agência norte-americana Associated Press (AP) que a família, sequestrada no Afeganistão em 2012, é composta pelo canadiano Joshua Boyle, pela sua mulher norte-americana Caitlan Coleman e pelos respetivos três filhos. O casal teve três filhos enquanto esteve cativo.

A família está agora em território paquistanês, enquanto as autoridades tratam do seu regresso aos Estados Unidos ou ao Canadá. "Todos os reféns foram libertados com segurança e estão sendo repatriados para seu país de origem", afirma o comunicado.

A operação das forças paquistanesas, suportada por informações da inteligência dos Estados Unidos, foi um sucesso.

Falando sob condição de anonimato, o militar americano disse à AFP que a família estava hesitante sobre pegar o jato do exército americano. Segundo a emissora americana CNN, o canadense foi casado com a irmã de um ex-detento de Guantánamo e poderia temer algum processo legal nos Estados Unidos.

Segundo a BBC, que cita o exército paquistanês, a operação de resgate aconteceu depois de ter surgido uma pista durante uma operação junto à fronteira com o Afeganistão.

"O Governo dos Estados Unidos, trabalhando em conjunto com o Governo do Paquistão, assegurou a libertação de família Boyle-Coleman", confirmou.


Popular
  • DT de Venezuela acusó envío de mujeres al hotel de concentración

    DT de Venezuela acusó envío de mujeres al hotel de concentración

    Y el delantero Salomón Rondón agregó: "es cierto que hubo mucho cruce de llamadas, que hubo chicas en el hotel tratando de persuadir a los jugadores".
    Brasil vence por 3 a 0 e tira o Chile da Copa

    Brasil vence por 3 a 0 e tira o Chile da Copa

    A superioridade brasileira foi mostrada com dez pontos de vantagem sobre o Uruguai, que fechou em segundo lugar com 31 pontos. Enquanto os argentinos viravam o jogo em Quito, o Brasil começava a criar as suas primeiras chances de gol em São Paulo.
    Madrasta de Isabella Nardoni vai passar o dia da Criança em casa

    Madrasta de Isabella Nardoni vai passar o dia da Criança em casa

    Roberto Podval, advogado da presa, foi procurado pela reportagem, porém preferiu não comentar o caso. Seu marido, Alexandre Nardoni , cumpre pena na Penitenciária 2 de Tremembé .
  • Caça espanhol despenha-se ao regressar do desfile militar

    Caça espanhol despenha-se ao regressar do desfile militar

    O El País avança que o piloto não terá conseguido ejetar-se a tempo, desconhece-se no entanto se terá morrido. A base aérea de Los Llanos situa-se a 300 quilómetros a sudeste de Madrid.
    STF abranda prisão domiciliar de Eike Batista

    STF abranda prisão domiciliar de Eike Batista

    O empresário também teve o sigilo telefônico quebrado e foi proibido de receber pessoas em casa, exceto advogados e familiares. Pelo contrário, a denúncia não imputou ao paciente o crime de pertencer a organização criminosa", afirmou Mendes.
    Portugal vence a Suíça e garante vaga na Copa do Mundo

    Portugal vence a Suíça e garante vaga na Copa do Mundo

    Após nove jornadas, Portugal ocupa o segundo posto, com 24 pontos, menos três do que a Suíça , que lidera só com vitórias. Em cobrança de falta, o meio-campista tirou da barreira, mas parou em Rui Patrício, que encaixou sem grandes dificuldades.
  • Definidos os cabeças de chave para Copa do Mundo de 2018

    Definidos os cabeças de chave para Copa do Mundo de 2018

    As 32 seleções participantes da Copa serão divididas em quatro potes de acordo com critérios de desempenho no ranking da Fifa. A Rússia , como anfitriã, é a única seleção com posição definida: o cabeça de chave do Grupo A, ou seja, o A1.
    Prefeitura decreta ponto facultativo no dia 13 de outubro

    Prefeitura decreta ponto facultativo no dia 13 de outubro

    Durante o feriado e o ponto facultativo não haverá atendimento na Unidade do Ganha Tempo de Sorriso, informa a assessoria. O recolhimento de lixo será mantido na sexta, bem como a manutenção elétrica em todo o município.
    Brasil vence Coreia do Norte e encaminha classificação no Mundial Sub-17

    Brasil vence Coreia do Norte e encaminha classificação no Mundial Sub-17

    A equipe africana é a próxima adversário do Brasil na próxima sexta-feira (13), a partir de 13h, horário de Brasília. Os dois primeiros gols foram marcados pelo atacante do Barcelona Abel Ruiz, aos 21 e 1 minutos do primeiro tempo.
  • Avião militar cai em Espanha

    O piloto, que era o único passageiro, não conseguiu saltar do avião e morreu, segundo o governo. Um vídeo feito perto do local da queda regista a nuvem de fumo provocada pelo acidente.
    Ilegítimo, Temer revoga decreto de um governo legítimo sobre asilo a Battisti

    Ilegítimo, Temer revoga decreto de um governo legítimo sobre asilo a Battisti

    Antes de assinar o decreto, o presidente vai aguardar o julgamento do Supremo do pedido de habeas corpus da defesa de Battisti. A banca que defende Battisti, no entanto, afirma que a decisão de Lula não pode ser revista por Temer.
    Incêndios deixam mais de 20 mil desabrigados na Califórnia

    Incêndios deixam mais de 20 mil desabrigados na Califórnia

    Além da mata e das construções, também estão ameaçadas as vinícolas desta região, uma das principais produtoras de vinho dos EUA. Segundo as autoridades californianas, ao menos 10 focos de incêndio estão concentrados em 465 km².

CONNECT