Puigdemont vai propor eleições na Catalunha

"Não há garantia que justifique a convocação de uma eleição hoje", disse Puigdemont.

Na mensagem dirigida à Câmara Alta, a Generalitat acusa o governo central de ter "ultrapassado de forma ampla" e "sem justificação" os limites que são permitidos pelo artigo 155.º da Constituição porque é desproporcional em relação às atuações do governo autónomo relacionadas com o processo independentista.

Puidgemont acrescentou que procurou obter essas garantias para a realização das eleições regionais antecipadas e que esteve disposto a "sacrifícios" para garantir o diálogo, mas disse só ter encontrado, do lado do Partido Popular (no poder em Madrid), "um aumento da tensão". "Agora é o Parlamento da Catalunha que decidirá sobre a resposta à aplicação do 155". Diante de tantas inseguranças, os manifestantes se voltaram contra o líder separatista aos gritos de "traidor", por acreditarem que ele está sendo desleal ao não declarar oficialmente a independência.

A declaração foi breve, apenas alguns minutos, e terminou com um apelo à paz: "Defendemos a paz e o civismo". Com nada mais, além desta maneira, poderemos acabar ganhando.


Puigdemont fez uma declaração institucional esta quinta-feira, às 17:00 (16:00 em Lisboa), depois de uma manhã e início de tarde bastante atribulados na Catalunha. No final, a declaração foi suspensa indefinidamente sem quaisquer informações complementares.

Segundo fontes dos dois lados questionadas pela AFP, Puigdemont não quer anunciar a convocação de eleições invés de uma declaração de independência até que o governo espanhol descarte a intervenção da autonomia na Catalunha.

A tentativa de independência catalã já é a crise mais prolongada da democracia espanhola. Puigdemont se negou a comparecer ao plenário espanhol. "Obrigação de qualquer governo é respeitar e fazer respeitar as leis.".

A vice do governo espanhol justificou a aplicação do artigo 155 com as "circunstâncias extraordinárias" que se vivem na Catalunha.


Popular
  • Bungie esclarece bans na versão PC de Destiny 2

    Bungie esclarece bans na versão PC de Destiny 2

    Nesta quarta-feira (26), diversos desses jogadores relataram que estavam sendo banidos , sem explicação do porquê. Como parte de nosso processo de revisão, identificamos um grupo de jogadores que foram banidos erroneamente.
    Confira o trailer de 'Bright', filme da Netflix estrelado por Will Smith

    Confira o trailer de 'Bright', filme da Netflix estrelado por Will Smith

    Já está disponível o novo trailer oficial de Bright , o filme original da Netflix protagonizado por Will Smith e Joel Edgerton . No vídeo podem ser conferida a música Danger , de Migos e Marshmello, que fará parte da trilha sonora.

    IPhone 8 deve chegar ao Brasil por incríveis R$ 5.400

    Os rumores que referem atrasos de produção do iPhone X são tão antigos como os que começaram por dar conta da existência do smartphone.
  • Antes do Lollapalooza, Pearl Jam anuncia show no Rio de Janeiro

    Antes do Lollapalooza, Pearl Jam anuncia show no Rio de Janeiro

    A cantora apresentará a Witness: The Tour em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro , segundo o colunista Leo Dias. Dois anos depois, em 2013, a banda desembarcou no Brasil para participar do Lollapalooza pela primeira vez.
    Metal Gear Survive recebe data de lançamento

    Metal Gear Survive recebe data de lançamento

    Lembrando que Metal Gear Survive é o primeiro jogo da franquia após a saída de Hideo Kojima . Não foram reveladas as datas de lançamento para a Austrália e Nova Zelândia.
    Justin Bieber e Selena Gomez passam tarde juntos… na casa dela!

    Justin Bieber e Selena Gomez passam tarde juntos… na casa dela!

    A mulher, de 40 anos, estava rondando a casa do cantor, em Beverly Hills , Los Angeles, pela terceira vez nesta semana. Por isso, como todo artista, ele está sujeito à investidas mais pesadas de pessoas que gostariam de conhecê-lo.
  • Padilha: Governo falará com Maia sobre cronograma para retomar reforma

    Nós já temos o ano de 2018 com relativa tranquilidade para podermos navegar até 31 de dezembro de 2018. Porém, cabe ao Supremo Tribunal Federal decidir o rumo das denúncias aos dois ministros.
    Morreu Fats Domino, pioneiro do rock and roll

    Morreu Fats Domino, pioneiro do rock and roll

    Entre os seus maiores sucessos estão " Blueberry Hill ", " Ain't That a Shame " e " I'm Walking to New Orleans". Mais novo de oito irmãos, Domino era casado com Rosemary por mais de 60 anos, com quem teve oito filhos.

    Senado aprova urgência para votar projeto que regulamenta Uber e aplicativos

    Caso eles não entrem em acordo, o presidente da casa, o senador Eunício Oliveira, deve levar um dos projetos para votação em Plenário.
  • Mariana Mortágua acusa Centeno de reter 1190 milhões em cativações

    Mariana Mortágua acusa Centeno de reter 1190 milhões em cativações

    Mário Centeno acrescentou que "o esforço mantém-se e a determinação de implementar todos os projetos do Orçamento do Estado está presente".

    "Thor: Ragnarok" e a primeira personagem LGBT da Marvel nos cinemas

    Em mais uma produção dos estúdios Marvel , Thor: Ragnarok traz o Deus do Trovão em uma nova jornada. Dirigido por Taita Waitiki, Thor: Ragnarok estreia nesta quinta-feira (26/10), no Brasil.
    Médicos aderem à greve da Função Pública

    Médicos aderem à greve da Função Pública

    Hoje, é a vez dos médicos das secções de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e ilhas entrarem em greve. Os serviços mínimos estão garantidos e abrangem urgências, tratamentos oncológicos e cuidados intensivos.

CONNECT