Enem 2017: Confira os horários de abertura e fechamento dos portões

No segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste domingo (12), os horários de abertura e fechamento dos portões serão os mesmos do primeiro dia de prova. Os candidatos devem ficar atentos às variações de fuso de sua região. A dica para não virar meme ou perder o exame é chegar com antecedência aos locais da prova, lembrando que transito e excesso de pessoas pode tornar o percurso mais longo que em dias normais. Para ajudar os estudantes a garantir sucesso no Enem, a diretora de Gestão e Planejamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Eunice Oliveira, pontua dez dicas.

O documento pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte.

Já nos estados do Amazonas, Rondônia e Roraima os candidatos só poderão entrar no local da prova até às 11h (horário local).

De acordo com o Inep, é importante, neste momento, que os participantes mantenham a calma para a aplicação do segundo dia de provas no próximo domingo, 12 de novembro. Todos os portões serão fechados às 13h, conforme horário de Brasília. O candidato que sair da sala em até duas horas após o início da prova terá sua nota zerada. Vale ressaltar que a carteira de estudante não é válida como documento de identificação.


Para preencher a prova, leve apenas uma caneta de tinta preta revestida com material transparente. Essa flexibilização foi possível porque os novos mecanismos de segurança do Enem podem ser combinados para cumprir a função da transcrição da frase - a prova personalizada, a partir de 2017, e a coleta do dado biométrico, desde o ano passado. Então, não esqueça! Caneta preta, documento de identificação, frase no cartão resposta e atenção às instruções do caderno de questões.

Lanches - É permitido levar lanches, desde que, no caso de biscoitos e salgadinhos, por exemplo, estejam lacrados na embalagem original.

Objetos - Assim que chegar na sala, o candidato precisa colocar no porta-objeto todos os itens que leve consigo, como relógio, calculadora, boné, óculos escuros, celular, borracha e lápis.


Popular

CONNECT