Chefe de criação da Pixar se afasta após queixas de assédio

Lasseter é uma figura lendária na Disney e na Pixar, considerado um das principais forças criativas.

O memorando chega agora que o THR publicou indícios de vários avanços sexuais indesejados de Lasseter para com funcionárias do sexo feminino. "Recentemente, tive várias conversas difíceis, que foram muito dolorosas para mim. Nunca é fácil enfrentar seus erros, mas é a única maneira de aprender com eles".

"Sempre quis que nossos estúdios de animação fossem locais em que os criadores pudessem explorar sua visão com o apoio e a colaboração de outros talentosos animadores e contadores de histórias". Como líder, é minha responsabilidade garantir que isso não aconteça; e agora acredito que falhando nesse quesito. Como resultado isso, tenho pensado muito no líder que sou hoje e me comparando com o mentor e defensor que quero ser. Me chamaram a atenção dizendo que eu fiz com que alguns de vocês se sentissem desrespeitados e desconfortáveis. Essa nunca foi a minha intenção. Coletivamente, vocês são tudo para mim, e peço as minhas mais sinceras desculpas se vos desiludi.

Ele informou aos funcionários da Pixar que está se afastando do trabalho na Pixar e na Disney depois de admitir erros e pediu desculpas "a qualquer pessoa que recebeu um abraço indesejado ou qualquer outro gesto que foi sentido como ultrapassando o limite de qualquer forma, maneira ou jeito".


O norte-americano de 60 anos decidiu, depois de conversas com a Disney, tirar "algum tempo para reflectir sobre como avançar a partir daqui". Por mais que seja difícil para mim afastar-me de um trabalho que tanto me apaixona e de uma equipa que tenho na maior estima, não só como artistas mas como pessoas, sei que é o melhor para nós neste momento. Minha esperança é que esses seis meses sabáticos me darão a oportunidade de me cuidar melhor, recarregar e me inspirar, voltando com discernimento e perspectiva que preciso para ser o líder que vocês merecem.

Lasseter foi nomeado CCO da Pixar e da Disney Animation em 2006. Revelando orgulho, ciência de que eles seguirão realizar um trabalhando incrível, desejando sucesso no período de festas do fim do ano e esperando voltar a trabalhar com eles de novo em 2018. Os seus créditos de realização incluem Toy Story e Toy Story 2, assim como Uma Vida de Insecto, Carros e Carros 2.

O diretor criativo da Disney/Pixar, John Lasseter, anunciou que vai tirar licença.

Abílio Rodrigues [of Rivia] é o editor de tecnologia do IGN Portugal, confesso amante de música e entusiasta do gaming no PC.


Popular

CONNECT