Portugal entre seis países cujos planos orçamentais inquietam Bruxelas

"Pedimos a todas as autoridades nacionais para que dentro dos seus mecanismo orçamentais tomem as medidas para garantir que o orçamento de 2018 cumprirá com as regras do Pacto de Estabilidade", afirmou em conferência de imprensa Valdis Dombrovskis, o vice-presidente da Comissão Europeia, na qual esteve acompanhado por Pierre Moscovici, o comissário dos Assuntos Económicos e Financeiros, e Marianne Thyssen, a comissária responsável pelo Emprego, Assuntos Sociais, Qualificações e Mobilidade Laboral.

Para 2018, o crescimento da despesa primária "não deveria exceder os 0,1%", correspondendo a um ajustamento estrutural que deveria ser de "pelo menos 6% do PIB", segundo Bruxelas. "Estes foram os mesmos países identificados como tendo desequilíbrios na ronda anterior Procedimentos dos Desequilíbrios Macroeconómicos, isto é, Bulgária, Croácia, Chipre, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Holanda, Portugal, Eslovénia, Espanha e Suécia", lê-se na síntese das conclusões apresentadas pela Comissão. No caso de Bélgica e Itália, prevê-se mesmo o incumprimento dos valores de referência de redução da dívida.

Aos cinco países em risco de incumprimento junta-se ainda a França, alvo de procedimento por défice excessivo (PDE), mas também a Espanha, que é no entanto colocada entre os países com planos orçamentais "globalmente conformes" às exigências do pacto. Os riscos estão relacionados com "a vulnerabilidade do país a potenciais choques externos".

Ainda no braço preventivo do PEC, após ter saído do Procedimento dos Défices Excessivos, Portugal tem a obrigação de cumprir três objetivos concretos, nomeadamente de ajustamento estrutural, despesa e dívida pública.

Quanto ao objetivo da dívida pública, o executivo comunitário considera que os documentos enviados por Portugal "não incluem informação suficiente" para avaliar o cumprimento da regra transitória a que o país está sujeito durante três anos, altura em que ficará obrigado à regra geral, mais 'apertada'. Para a próxima segunda-feira, dia 27 de novembro, está marcada a votação final global da proposta orçamental na Assembleia da República. O ministro das Finanças salientou que a diferença das estimativas apresentado por Portugal e por Bruxelas é de 0,1 pontos percentuais e, por isso, "não é estatisticamente significativa".

Os comissários Dombrovskis e Moscovici já tinham escrito uma carta ao ministro das Finanças, Mário Centeno, apontando preocupações relativamente às previsões orçamentais para o próximo ano, considerando que ficavam aquém do definido e pedindo esclarecimentos sobre como pretendia o Governo cumprir as regras europeias. Para além disso, os responsáveis estão descontentes com a subida da despesa pública em 1,1% do Produto Interno Bruto, quando exige que esse aumento seja de apenas 0,1%.

O governante argumentou com as revisões sucessivas que os serviços europeus têm feito ao ajustamento estrutural (que exclui os efeitos do ciclo económico e as medidas temporárias) do país para reiterar que a diferença entre as projeções de Portugal e as da Comissão é pouco relevante.


Popular
  • Trump declara Corea del Norte como Estado patrocinador del terrorismo

    Trump declara Corea del Norte como Estado patrocinador del terrorismo

    El mandatario norteamericano urgió a al régime de Pyongyang a "poner fin a su ilegal desarrollo nuclear y de misiles balísticos". Tillerson confirmó el lunes que el uso de armas químicas en el asesinato es un factor que se encuentra tras la designación.

    CNH digital chegou para Android e iOS

    Quem não possui este modelo do documento pode requisitar uma 2ª via através do site do Detran de seu estado ou presencialmente. Inclusive tivemos uma versão para Android que foi tirada do ar para não confundir os usuários.
    Argentina can't be sure satellite calls came from lost submarine amid search

    Argentina can't be sure satellite calls came from lost submarine amid search

    The crew's relatives have gathered at the Mar del Plata Naval Base in anticipation of hearing news about their loved ones. The Argentine military submarine ARA San Juan and crew are seen leaving the port of Buenos Aires in a file photo.
  • Primeiro-ministro libanês Saad Hariri deixa Paris rumo ao Cairo

    Primeiro-ministro libanês Saad Hariri deixa Paris rumo ao Cairo

    Saad al-Hariri, o primeiro-ministro demissionário do Líbano, está de regresso ao país, avançam fontes citadas pela agência Reuters.
    Yudi Tamashiro é batizado em igreja evangélica de São Paulo

    Yudi Tamashiro é batizado em igreja evangélica de São Paulo

    Vale dizer também que Yudi vencei a segunda temporada do reality de dança da Xuxa Meneghel, o Dancing Brasil . O ex-apresentador do Bom Dia & Cia, Yudi Tamashiro , foi batizado neste sábado (18).
    A sede da Agência Europeia do Medicamento não vai ser no Porto

    A sede da Agência Europeia do Medicamento não vai ser no Porto

    A nova sede da Autoridade Bancária Europeia (presentemente em Londres), com oito candidaturas, é também decidida esta segunda-feira.
  • Avião militar dos EUA cai no Oceano Pacífico com 11 a bordo

    Avião militar dos EUA cai no Oceano Pacífico com 11 a bordo

    Uma operação está sendo realizada pelo porta-aviões USS Ronald Reagan para resgar os possíveis sobreviventes do acidente. Oito pessoas foram resgatadas e não se tem notícia das três restantes, disse a emissora pública japonesa NHK.

    TRF julga nesta terça apelação do ex-deputado Eduardo Cunha

    Sendo assim, Cunha deve continuar preso no Complexo Médico-Penal (CMP) em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os valores foram movimentados em contas na Suíça - às quais a defesa alegou não serem de propriedade de Cunha.
    Moraes autoriza condução coercitiva de curador da Queermuseu para depor em CPI

    Moraes autoriza condução coercitiva de curador da Queermuseu para depor em CPI

    Fidelis deve ser levado nesta quinta, 23, pela Polícia Federal até o Senado, em Brasília para prestar esclarecimentos. A CPI tem o objetivo de investigar "maus tratos a crianças e adolescentes".
  • The Killers vão marcar presença no Rock in Rio-Lisboa

    Em sua oitava edição, o Rock in Rio Lisboa vai ter em 2018 uma nova Cidade do Rock, montada no Parque Bela Vista. A organização do Rock in Rio Lisboa tinha prometido novidades através da sua página oficial do Facebook .
    Indecopi incautó más de 200 mil latas de conservas con parásitos

    Indecopi incautó más de 200 mil latas de conservas con parásitos

    Una es Buenasventas Distribuciones, importadora del producto " Entero de Caballa en Salsa de Tomate ", que distribuye bajo la marca Idelbueno .
    Monalysa Alcântara se manifesta sobre Dia da Consciência Negra

    Monalysa Alcântara se manifesta sobre Dia da Consciência Negra

    O dia 20 de novembro foi escolhido, pois neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O Prefeito Olavo Condé parabenizou a iniciativa do Legislativo em celebrar uma data tão importante.

CONNECT