ONU divulga imagens dramáticas da deserção de soldado norte-coreano

Em junho passado, dois soldados norte-coreanos desertaram com um intervalo de cerca de dez dias, atravessando a DMZ - a faixa desmilitarizada de dois quilômetros ao longo de cada lado da fronteira propriamente dita.

Manuel Augusto disse que as sanções do Conselho de Segurança da ONU foram aplicadas a algumas empresas norte-coreanas, entre as quais uma que tinha cidadãos daquele país a trabalhar em Angola.

A Coreia do Norte violou o armistício que deu fim à Guerra da Coréia quando seus guardas de fronteira, ao perseguir um soldado que estava desertando para o Sul na semana passada, cruzou a linha separando as duas Coreias e disparou pela fronteira, segundo investigação conduzida pelos EUA.

O desertor abandonou o veículo e os soldados começaram a atirar contra ele. Segundo Seul, 40 rodadas de munição foram disparadas.

Vários soldados param antes de atravessar a LDM, mas, de acordo com o coronel Chad Carroll, porta-voz do UNC, um deles cruzou a linha e deu vários passos antes de hesitar e retornar ao Norte.

Em seguida, o desertor aparece caído junto a um pequeno muro do lado sul-coreano. A UNC acrescentou que nenhum militar sul-coreano, ou americano, ficou ferido. A fuga, ocorrida em 13 de novembro, não deixa de ser um constrangimento para Pyongyang, que atribui as deserções a sequestros ou aliciamentos promovidos por Seul.

Um médico examinou o desertor, que foi levado de helicóptero até o hospital, gravemente ferido no estômago. Ele passou por duas cirurgias para a remoção das balas e respira sem a ajuda de aparelhos.

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, o cirurgião responsável pelo caso, Lee Cook-jong, do Ajou University Hospital, declarou que é difícil precisar quantas das 40 tentativas realmente atingiram o soldado. Ele afirma ter conversado com o soldado, que lhe disse ter desertado por sua própria vontade. O soldado tem 1,70 metro de altura e pesa 60 quilos.

A nota refere que o governante afirmou que Angola tem feito regularmente o seu relatório à ONU, pelo que só faltava esta parte sobre os nacionais da Coreia do Norte, que ainda estavam no território nacional.

As imagens foram capturadas pelas câmaras de segurança da parte sul da fronteira e mostram como o soldado chega num todo-terreno até escassos metros da linha de demarcação que divide a península e corre depois para essa direção sob os disparos de quatro colegas militares, a muito curta distância. O UNC considerou o ato uma violação do acordo de armistício de 1953 que encerrou a guerra da Coreia.

A ausência de menstruação é um tópico de que também fala Juliette Morillot, autora francesa do livro "Coreia do Norte em 100 perguntas" que, há pouco tempo, visitou um campo de treinos na Coreia do Norte.


Popular
  • Sede do Infarmed muda para o Porto

    Sede do Infarmed muda para o Porto

    Castro Alves ressalva, contudo, que "o processo será progressivo" e não deverá compreender todos os departamentos do Infarmed. Posteriormente serão decididas "medidas a tomar", acrescentou ainda Rui Spínola.
    Asteroide de 400 metros atravessa o Sistema Solar e intriga astrônomos

    Asteroide de 400 metros atravessa o Sistema Solar e intriga astrônomos

    Foi uma verdadeira corrida para observar o objeto. "Tivemos que atuar muito rapidamente". Estima-se que o asteróide tenha 400 metros de comprimento .
    Presidente do Irão declara o fim do Daesh

    Presidente do Irão declara o fim do Daesh

    Nomeadamente, em 17 de novembro, o exército iraquiano libertou a cidade de Rawa, a última que permanecia nas mãos dos terroristas. O presidente do Irã, Hassan Rouhani, afirmou nesta terça-feira que o Estado Islâmico foi eliminado na região.
  • Uber escondeu ciberataque que expôs dados de 57 milhões de utilizadores

    Uber escondeu ciberataque que expôs dados de 57 milhões de utilizadores

    A empresa garante que ainda não encontrou evidências de fraude, mas que está a monitorizar as contas afetadas. O Uber não informou se há brasileiros na lista de usuários que tiveram os dados violados.
    Santos estuda dispensar Lucas Lima

    Santos estuda dispensar Lucas Lima

    Ao todo, em quatro temporadas, ele defendeu a camisa alvinegra por 203 vezes e marcou 19 gols. Porém, nos bastidores do Peixe, há quem saiba que Lucas Lima já dirá "não" à oferta do clube.

    Eleitor, agora, pode usar Twitter para contatar o TSE

    Desde ontem (20), o TSE está oferecendo aos eleitores o atendimento virtual através das Mensagens Diretas (DM) do Twitter . Na mesma linha, a Internet também tem o papel de protagonismo na disseminação de informações e serviços ao eleitor.
  • Morre David Cassidy, ídolo teen dos anos 70

    Morre David Cassidy, ídolo teen dos anos 70

    No início do ano, ele admitiu que sofria demência após esquecer letras de suas músicas e quase cair durante um show. Após 50 anos de carreira, Cassidy anunciou o fim de sua carreira em fevereiro de 2017, por motivos de saúde.

    The Killers vão marcar presença no Rock in Rio-Lisboa

    Em sua oitava edição, o Rock in Rio Lisboa vai ter em 2018 uma nova Cidade do Rock, montada no Parque Bela Vista. A organização do Rock in Rio Lisboa tinha prometido novidades através da sua página oficial do Facebook .
    'Liga da Justiça' faz estreia decepcionante nas bilheterias dos EUA

    'Liga da Justiça' faz estreia decepcionante nas bilheterias dos EUA

    O filme, porém, não deve dar prejuízo: com orçamento de US$ 55 milhões, ele já conquistou cerca de US$ 148 milhões pelo mundo. Já Assassinato no Expresso do Oriente continua meio morno em sua segunda semana apesar de seu elenco recheado de estrelas.
  • Indecopi incautó más de 200 mil latas de conservas con parásitos

    Indecopi incautó más de 200 mil latas de conservas con parásitos

    Una es Buenasventas Distribuciones, importadora del producto " Entero de Caballa en Salsa de Tomate ", que distribuye bajo la marca Idelbueno .
    Ataque suicida em mesquita mata ao menos 50 na Nigéria

    Ataque suicida em mesquita mata ao menos 50 na Nigéria

    A campanha do grupo Boko Haram na região já matou cerca de 20 mil pessoas e forçou o deslocamento de 2 milhões desde 2009. A suspeita é de que o autor do ataque seja um adolescente, membro do grupo jihadista Boko Haram .
    PM reage a assalto com filho no colo e mata suspeitos

    PM reage a assalto com filho no colo e mata suspeitos

    O assaltante não acatou e efetuou disparos contra o policial que revidou apesar de estar com o filho no colo. O policial militar , a esposa e o filho também foram até o plantão policial para o registro da ocorrência.

CONNECT