ONU divulga imagens dramáticas da deserção de soldado norte-coreano

Em junho passado, dois soldados norte-coreanos desertaram com um intervalo de cerca de dez dias, atravessando a DMZ - a faixa desmilitarizada de dois quilômetros ao longo de cada lado da fronteira propriamente dita.

Manuel Augusto disse que as sanções do Conselho de Segurança da ONU foram aplicadas a algumas empresas norte-coreanas, entre as quais uma que tinha cidadãos daquele país a trabalhar em Angola.

A Coreia do Norte violou o armistício que deu fim à Guerra da Coréia quando seus guardas de fronteira, ao perseguir um soldado que estava desertando para o Sul na semana passada, cruzou a linha separando as duas Coreias e disparou pela fronteira, segundo investigação conduzida pelos EUA.

O desertor abandonou o veículo e os soldados começaram a atirar contra ele. Segundo Seul, 40 rodadas de munição foram disparadas.

Vários soldados param antes de atravessar a LDM, mas, de acordo com o coronel Chad Carroll, porta-voz do UNC, um deles cruzou a linha e deu vários passos antes de hesitar e retornar ao Norte.

Em seguida, o desertor aparece caído junto a um pequeno muro do lado sul-coreano. A UNC acrescentou que nenhum militar sul-coreano, ou americano, ficou ferido. A fuga, ocorrida em 13 de novembro, não deixa de ser um constrangimento para Pyongyang, que atribui as deserções a sequestros ou aliciamentos promovidos por Seul.


Um médico examinou o desertor, que foi levado de helicóptero até o hospital, gravemente ferido no estômago. Ele passou por duas cirurgias para a remoção das balas e respira sem a ajuda de aparelhos.

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, o cirurgião responsável pelo caso, Lee Cook-jong, do Ajou University Hospital, declarou que é difícil precisar quantas das 40 tentativas realmente atingiram o soldado. Ele afirma ter conversado com o soldado, que lhe disse ter desertado por sua própria vontade. O soldado tem 1,70 metro de altura e pesa 60 quilos.

A nota refere que o governante afirmou que Angola tem feito regularmente o seu relatório à ONU, pelo que só faltava esta parte sobre os nacionais da Coreia do Norte, que ainda estavam no território nacional.

As imagens foram capturadas pelas câmaras de segurança da parte sul da fronteira e mostram como o soldado chega num todo-terreno até escassos metros da linha de demarcação que divide a península e corre depois para essa direção sob os disparos de quatro colegas militares, a muito curta distância. O UNC considerou o ato uma violação do acordo de armistício de 1953 que encerrou a guerra da Coreia.

A ausência de menstruação é um tópico de que também fala Juliette Morillot, autora francesa do livro "Coreia do Norte em 100 perguntas" que, há pouco tempo, visitou um campo de treinos na Coreia do Norte.


Popular
  • Sporting ganha frente ao Olympiacos (3-1)

    Sporting ganha frente ao Olympiacos (3-1)

    Três minutos depois, com insistência, Bruno César aumentou a vantagem, após um primeiro remate ter sido bloqueado. Na segunda parte, ao minuto 66, Bas Dost bisou na sequência de um pontapé de canto de Bruno Fernandes.
    Avião militar dos EUA cai no Oceano Pacífico com 11 a bordo

    Avião militar dos EUA cai no Oceano Pacífico com 11 a bordo

    Uma operação está sendo realizada pelo porta-aviões USS Ronald Reagan para resgar os possíveis sobreviventes do acidente. Oito pessoas foram resgatadas e não se tem notícia das três restantes, disse a emissora pública japonesa NHK.
    Trump declara Corea del Norte como Estado patrocinador del terrorismo

    Trump declara Corea del Norte como Estado patrocinador del terrorismo

    El mandatario norteamericano urgió a al régime de Pyongyang a "poner fin a su ilegal desarrollo nuclear y de misiles balísticos". Tillerson confirmó el lunes que el uso de armas químicas en el asesinato es un factor que se encuentra tras la designación.
  • Morre David Cassidy, ídolo teen dos anos 70

    Morre David Cassidy, ídolo teen dos anos 70

    No início do ano, ele admitiu que sofria demência após esquecer letras de suas músicas e quase cair durante um show. Após 50 anos de carreira, Cassidy anunciou o fim de sua carreira em fevereiro de 2017, por motivos de saúde.
    Nasce o nono neto de Silvio Santos em São Paulo

    Nasce o nono neto de Silvio Santos em São Paulo

    Lívia não ficou quieta - o que já era de se esperar - e respondeu:"A sem moral que pegou um político que pegou várias artistas. Nunca estive a perigo nem fiquei mostrando gente pra arrumar uma boquinha na televisão".
    Eventos educativos: Uma jornada educativa para o mundo da criatividade

    Eventos educativos: Uma jornada educativa para o mundo da criatividade

    Esses eventos demonstraram aos pais e professores os efeitos educacionais das tecnologias modernas russas baseadas em atividades. Elas aprendem a agir individualmente, em pequenos grupos, ficando em ambientes diversos - cognitivo, polilíngue, teatral.
  • Guerra Siria: Putin asegura que la operación militar

    Guerra Siria: Putin asegura que la operación militar "está terminando"

    El encuentro tuvo lugar en la residencia veraniega del presidente ruso en el balneario de Sochi, a orillas del Mar Negro. El mandatario sirio manifestó su deseo de que Rusia apoye el acuerdo político que se dará en el país.
    Árbitros querem fazer

    Árbitros querem fazer "greve" na próxima jornada do campeonato

    Em Outubro, a APAF chegou a anunciar a greve dos árbitros aos jogos da Taça da Liga, que acabou por ser desconvocada. Contudo, o CA ainda não revelou quantos árbitro entregaram o pedido de dispensa, nem quantos irão fazer.
    PF deflagra a 47ª fase da Operação Lava Jato

    PF deflagra a 47ª fase da Operação Lava Jato

    Segundo o MPF , o ponto de partida das investigações foi a colaboração premiada de executivos da empresa investigada. O preso, que ainda não foi identificado, será lebado para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba .
  • "Que os árbitros tenham coragem de parar nos jogos dos grandes" — Salvador

    Decorreu esta terça-feira uma reunião no Porto que juntou 11 clubes da I Liga e sem a presença de qualquer um dos três grandes . A APAF já fez ameaças deste género no passado e acabou por prevalecer o bom senso .
    Primeiro-ministro libanês Saad Hariri deixa Paris rumo ao Cairo

    Primeiro-ministro libanês Saad Hariri deixa Paris rumo ao Cairo

    Saad al-Hariri, o primeiro-ministro demissionário do Líbano, está de regresso ao país, avançam fontes citadas pela agência Reuters.
    Santos estuda dispensar Lucas Lima

    Santos estuda dispensar Lucas Lima

    Ao todo, em quatro temporadas, ele defendeu a camisa alvinegra por 203 vezes e marcou 19 gols. Porém, nos bastidores do Peixe, há quem saiba que Lucas Lima já dirá "não" à oferta do clube.

CONNECT