1,9% dos cursos superiores tem nota máxima em avaliação

No universo das instituições de ensino superior estaduais, que somam 39 no Brasil, a Unicentro também se destacou, sendo considerada a sétima melhor, atrás apenas de instituições centenárias como Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), e de UEL e UEM. A maioria desses cursos (50,5%) no país recebeu conceito 3.

As dez melhores universidade do Brasil, segundo avaliação do próprio Ministério da Educação (MEC), divulgada oficialmente nesta terça-feira, 27, são universidades públicas e gratuitas. Nenhuma universidade privada aparece entre as primeiras colocações. Assim como elas, outras 24 instituições, entre faculdades e centros universitários, obtiveram a segunda maior nota do ranking. Em segundo lugar do ranking das notas máximas, a Multivix, em Vitória, teve três cursos avaliados com nota cinco: farmácia, enfermagem e educação física. Também foi divulgado o conceito preliminar de cursos relacionados a áreas da saúde e afins. Também foram analisados os cursos de tecnólogo em agronegócio, em estética e cosmética, em gestão hospitalar e em gestão ambiental.

Atualmente, além do CPC e do IGC, o Inep calcula dois outros indicadores: Conceito Enade (CE) e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).


O IGC refere-se à nota geral das instituições de ensino, englobando todos os cursos. Baixe os dados completos do IGC aqui. A instituição Severino Sombra ficou sem nota, de acordo com a tabela, sua situação está em análise. O índice também considera a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível.

O exame deste ano será aplicado no próximo domingo (26). E a distribuição dos estudantes entre graduação e pós.

O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.


Popular

CONNECT