Criminoso de guerra croata morre após ingerir veneno no Tribunal Penal Internacional

O ex-alto responsável das forças croatas da Bósnia morreu em um hospital de Haia depois de ter ingerido veneno na sala de audiência do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII) em Haia. "Eu acabei de beber veneno".

Antigo líder político da República Sérvio-Bósnia, Rodovan foi preso em 2008 e condenado a 40 anos de prisão por crimes em Sarajevo e Srebrenica.

O primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenkovic, confirmou nesta tarde a morte do general croata Slobodan Praljak, oferecendo condolências à família do criminoso de guerra, que cometeu suicídio nesta quarta-feira na cidade de Haia, na Holanda. A audiência foi suspensa e ele foi levado às pressas para um hospital local, mas não resistiu.

O tribunal apresentava hoje o resultado do recurso apresentado por Slobodan Praljak e outros cinco ex-dirigentes e chefes militares dos croatas da Bósnia, condenados em 2013 por perseguirem, expulsarem e assassinarem muçulmanos, entre 1992 e 1994.


Com isso a sala foi interditada e o caso está sendo investigado.

Como ex-comandante militar, Praljak foi condenado por não atuar para conter o cerco e a matança de civis e, especificamente por ordenar a destruição da ponte de Mostar - uma construção histórica -, em 1993, causando "danos desproporcionais para a população civil muçulmana", segundo os juízes. Paramédicos entraram no tribunal e socorreram o ex-general.

Antes de participar da guerra, entretanto, o Slobodan Praljak se formou em Filosofia e em Cinema e chegou a trabalhar como cineasta. Em 1991, no entanto, ele se alistou voluntariamente no exército croata, logo no início do conflito, e liderou uma unidade militar formada em especial por intelectuais.

Os eventos aconteceram nos minutos finais do último veredicto do tribunal. Baixe o nosso aplicativo gratuito.


Popular
  • Resumo O Outro Lado do Paraíso - Terça 28/11/2017

    Resumo O Outro Lado do Paraíso - Terça 28/11/2017

    No capítulo desta terça-feira (28/11) de O Outro Lado do Paraíso , Clara (Bianca Bin ) despista Fabiana. Mariano e os garimpeiros encontram um novo veio de esmeraldas e pedem para Sophia contratar um geólogo.
    Argentina faz 'missão final' para tentar encontrar submarino

    Argentina faz 'missão final' para tentar encontrar submarino

    Sem novidades de pessoal, manterei informado", revelou a tripulação, na derradeira mensagem, até ser perdido o rasto do submarino. Muitas delas penetram na opinião pública e sobrevivem ao efêmero da mensagem, por mais disparatadas que sejam.
    Preço do pão sobe 20% em Janeiro

    Preço do pão sobe 20% em Janeiro

    Entre os principais fatores de produção, aquele que não deverá ter aumento significativo é, no caso do pão, a farinha. De acordo com o Correio da Manhã , no caso do pão o preço pode disparar 20% já a partir de janeiro.
  • Alfa Romeo regressa à Fórmula 1

    Alfa Romeo regressa à Fórmula 1

    Após ficar 33 anos fora da Fórmula 1 , a Alfa Romeo anunciou nesta quarta-feira (29) que fechou uma parceria com a Sauber e estará nas pistas a partir de 2018.
    El minisubmarino llega a la zona de búsqueda — ARA San Juan

    El minisubmarino llega a la zona de búsqueda — ARA San Juan

    Dice que la nave estaba "en perfectas condiciones" y afirma que se realizará una investigación "seria y profunda". Cerca de las 6 de la mañana, mediante el teléfono satelital Iridium, el ARA San Juan pidió un cambio de rumbo.
    Oswaldo de Oliveira define escalação do Atlético para confronto com Corinthians

    Oswaldo de Oliveira define escalação do Atlético para confronto com Corinthians

    A arena recebeu o segundo maior público do ano e os 46 mil presentes vibraram com o hepta e viram um jogo bastante movimentado. Mais cedo, também ficou indiferente à falha de Cássio , que não dominou a bola após um recuo e por pouco não sofreu gol contra.
  • Asteroide vai passar 'de raspão' na Terra antes do Natal

    Asteroide vai passar 'de raspão' na Terra antes do Natal

    O objeto é conhedico como 3200 Phaeton e deve ficar a cerca de 10 milhões de quilômetros do planeta no dia 16 do mês. Essa distância é 26 vezes maior do que a que nos separa da Lua - nosso satélite natural está a 384.400 km da Terra.
    Júlio César rescinde com o Benfica

    Júlio César rescinde com o Benfica

    Admitindo que já há algum tempo que ponderava a retirada, o guarda-redes de 38 anos não esquece tudo por que passou na Luz. Júlio César estaria preocupado com a série de lesões que tem sofrido nos últimos tempos.
    Fiat Cronos tem primeiras imagens divulgadas; veja fotos da novidade

    Fiat Cronos tem primeiras imagens divulgadas; veja fotos da novidade

    Na frente, contudo, o Fiat Cronos tem identidade própria - da mesma forma que o Grand Siena tem frente diferente do Palio. Ela exibe uma dianteira que lembra a do Argo , porém mais alta e muito mais bonita, especialmente vendo ao vivo.
  • Jóvenes rinden tributo a Fidel en la Habana (+fotos)

    Jóvenes rinden tributo a Fidel en la Habana (+fotos)

    Díaz-Canel afirmó que Trump "ha recrudecido el bloqueo y ha frenado el camino avanzado" durante la presidencia de Barack Obama. Mural dedicado a Fidel en Nápoles, Italia.
    Doria evita apoio a Alckmin na presidência do PSDB

    Doria evita apoio a Alckmin na presidência do PSDB

    Alckmin na presidência do partido era um movimento considerado quase que natural devido à eleição de 2018. O governador paulista era um dos entusiastas da candidatura de Perillo e tem boa relação com o goiano.
    AC Milan. Montella já não é treinador de André Silva

    AC Milan. Montella já não é treinador de André Silva

    O time contratou ainda a peso de ouro Andrea Conti, da Atalanta, e Hakan Calhanoglu, do Bayer Leverkusen. Vivendo uma temporada bastante conturbada, o Milan terá novos ares para o restante da temporada.

CONNECT