Falha grave no macOS High Sierra permite acesso de administrador sem senha

Um pesquisador de segurança turco descobriu um bug na versão mais recente do macOS, sistema operacional de Macs e MacBooks, que oferece um grave risco aos usuários.

O problema, descoberto na última versão do macOS, lançada em setembro, concede acesso a alguém que digite a palavra "root" quando um nome de usuário é solicitado sem que uma senha precise ser informada. Qualquer pessoa consegue entrar como root sem palavra-passe depois de carregar várias vezes no botão de login.

Esse tipo de problema é raro e constrangedor para a Apple, cujo software geralmente é reconhecido por ser menos propenso a hackers e infecções de vírus do que o software Windows, da rival Microsoft. "É ainda mais para uma empresa que se preocupa publicamente com segurança e privacidade, como a Apple", disse Steve Troughton-Smith, desenvolvedor de softwares para Mac.

A Apple já referiu à CNET que estão a trabalhar numa atualização que resolverá a situação, entretanto podes seguir este tutorial, dar uma password ao "root" e ficas temporariamente protegido até que a atualização chegue ao teu computador. "Enquanto isso, definir uma senha de root impede o acesso não autorizado ao seu Mac". Para dar acesso a configurações sensíveis da máquina, o sistema pede um login e uma senha. O procedimento é simples, após logado no sistema, basta acessar as Preferências do Sistema, Usuários e Grupos e clicar no cadeado no canto inferior esquerdo na janela que abrir. Aí deve-se escolher Permitir Utilizador root e depois Mudar palavra-passe do utilizador root. Lá, clique em Opções de Início no lado esquerdo da tela. Agora, clique em Editar, na barra de menu do sistema, e em Ativar Usuário Root para atribuir uma senha ou Desativar Usuário Root para desabilitá-lo.

A Apple também possui instruções disponíveis em seu site.


Popular
  • Relator da Previdência condiciona novas mudanças a votos pró-reforma

    Relator da Previdência condiciona novas mudanças a votos pró-reforma

    O diretor da Polícia Federal, Fernando Segóvia , defendeu que os policiais não podem perder os direitos que têm hoje. No texto da Câmara, policiais civis e federais, homens ou mulheres, já se aposentam mais cedo, com 55 anos.
    Júlio César rescinde com o Benfica

    Júlio César rescinde com o Benfica

    Admitindo que já há algum tempo que ponderava a retirada, o guarda-redes de 38 anos não esquece tudo por que passou na Luz. Júlio César estaria preocupado com a série de lesões que tem sofrido nos últimos tempos.
    Doria evita apoio a Alckmin na presidência do PSDB

    Doria evita apoio a Alckmin na presidência do PSDB

    Alckmin na presidência do partido era um movimento considerado quase que natural devido à eleição de 2018. O governador paulista era um dos entusiastas da candidatura de Perillo e tem boa relação com o goiano.
  • Coreia do Norte faz novo teste com míssil balístico

    Coreia do Norte faz novo teste com míssil balístico

    O Presidente norte-americano, Donald Trump , foi informado sobre o teste ainda o míssil estava no ar, avança a Casa Branca. O Ministério da Defesa do Japão informou à rede de TV NHK que o projétil voou por 50 minutos antes de cair no mar.
    Fiat Cronos tem primeiras imagens divulgadas; veja fotos da novidade

    Fiat Cronos tem primeiras imagens divulgadas; veja fotos da novidade

    Na frente, contudo, o Fiat Cronos tem identidade própria - da mesma forma que o Grand Siena tem frente diferente do Palio. Ela exibe uma dianteira que lembra a do Argo , porém mais alta e muito mais bonita, especialmente vendo ao vivo.
    AC Milan. Montella já não é treinador de André Silva

    AC Milan. Montella já não é treinador de André Silva

    O time contratou ainda a peso de ouro Andrea Conti, da Atalanta, e Hakan Calhanoglu, do Bayer Leverkusen. Vivendo uma temporada bastante conturbada, o Milan terá novos ares para o restante da temporada.
  • Phil Collins fará show em Porto Alegre em fevereiro de 2018

    Phil Collins fará show em Porto Alegre em fevereiro de 2018

    No dia 22 de fevereiro, ele tocará no Rio de Janeiro , e no dia 24, em São Paulo. Aos 66 anos, ele atualmente apresenta a turnê "Not Dead Yet".
    Falcao y Mónaco no pueden ante el poder ofensivo del PSG

    Falcao y Mónaco no pueden ante el poder ofensivo del PSG

    Desde los primeros minutos, el PSG controló el encuentro en media cancha, con pases largos y jugadas de primera intención. Y como si eso fuera poco, Mbappe no pudo marcar la ley del ex, pero si tuvo que ver en el descuento de Mónaco .
    Spalletti sobre Icardi:

    Spalletti sobre Icardi: "Vejo-o totalmente apaixonado pelo Inter"

    O Inter Milão venceu por 3-1 na deslocação ao terreno do US Cagliari, com Mauro Icardi a ser mais uma vez decisivo para a turma milanesa.
  • Alfa Romeo regressa à Fórmula 1

    Alfa Romeo regressa à Fórmula 1

    Após ficar 33 anos fora da Fórmula 1 , a Alfa Romeo anunciou nesta quarta-feira (29) que fechou uma parceria com a Sauber e estará nas pistas a partir de 2018.
    Correntistas serão indenizados por perdas de 1980 e 1990

    Correntistas serão indenizados por perdas de 1980 e 1990

    Segundo o jornal Valor Econômico , o valor inicial das ações é de mais de R$ 10 bilhões, que pode beneficiar 3 milhões de pessoas. Aqueles que têm ações individuais podem aderir ao acordo, o que fará com que suas ações sejam automaticamente encerradas.
    Argentina faz 'missão final' para tentar encontrar submarino

    Argentina faz 'missão final' para tentar encontrar submarino

    Sem novidades de pessoal, manterei informado", revelou a tripulação, na derradeira mensagem, até ser perdido o rasto do submarino. Muitas delas penetram na opinião pública e sobrevivem ao efêmero da mensagem, por mais disparatadas que sejam.

CONNECT