PS chumba corte nas rendas excessivas das elétricas

Fonte da Secretaria de Estado dos Assuntos Parlamentares referiu à agência Lusa que, perante a proposta inicial apresentada pelo Bloco de Esquerda sobre "contribuição solidária" das elétricas a operar em Portugal, a bancada do PS iria votar contra. Se na sexta-feira tinha votado a favor, hoje votou contra, pelo que a proposta foi chumbada.

A exceção foi o deputado socialista eleito por Vila Real Ascenso Simões, que furou a disciplina interna e manteve o voto favorável.

"Saberemos que quando se trata de tocar no centro do poder económico, nas rendas instaladas e nos grandes interesses protegidos o PS pode faltar".

Uma mudança de posição que levou o BE a acusar o Governo de "deslealdade" e de "quebra da palavra", com o dirigente bloquista Jorge Costa a considerar que esta atuação política dos socialistas terá consequências políticas a prazo. O facto de a esquerda parlamentar estar unida foi o "melhor" e "o pior é a avocação feita pelo PS".

Senhores deputados, quem vão representar hoje? Os bloquistas lembraram que os portugueses pagam "a eletricidade mais cara da Europa".

Pela parte do Governo, no entanto, é rejeitada a tese de que a questão da taxa sobre os produtores de energias renováveis tenha sido matéria estruturante das negociações do Orçamento do Estado para 2018, e "muito menos" que tenha existido da parte do executivo e da bancada do PS qualquer rutura ao nível de um compromisso assumido com o BE. Luís Testa disse que "é necessário prosseguir o cenário de cooperação com estas empresas" e que "é hora de insistir nas energias renováveis que nos vão libertar mais tarde ou mais cedo do défice tarifário". "[Está em curso] uma nova realidade energética [no sentido de libertar o país da dependência energética]".

A resposta do deputado socialista surgiu numa altura em que o PS já não tinha tempo disponível no contador do plenário da Assembleia da República, tendo o próprio Bloco cedido um minuto do seu tempo para que o PS pudesse, finalmente, explicar a razão pela qual decidiu mudar o sentido de voto.

Em causa está uma proposta do BE para a criação de uma "contribuição solidária para a extinção da dívida tarifária do Sistema Elétrico Nacional", que incidia sobre "as pessoas singulares ou coletivas que integram o setor energético nacional [.] que, em 1 de janeiro de 2018, sejam titulares de licenças de exploração de centros eletroprodutores para a produção de eletricidade em regime especial, cuja atividade seja exercida no regime de remuneração garantida".

Mas, segundo Sá da Costa, depois a proposta mudou, passando a contemplar já em 2018 um pagamento equivalente a 30% da diferença entre a tarifa recebida por esses produtores (mais alta) e o preço diário da eletricidade no mercado grossista (historicamente mais baixo).


Popular
  • Relator da Previdência condiciona novas mudanças a votos pró-reforma

    Relator da Previdência condiciona novas mudanças a votos pró-reforma

    O diretor da Polícia Federal, Fernando Segóvia , defendeu que os policiais não podem perder os direitos que têm hoje. No texto da Câmara, policiais civis e federais, homens ou mulheres, já se aposentam mais cedo, com 55 anos.

    Japón declina comentar posibles preparativos de Corea del Norte para pruebas balísticas

    Fue el 18 de agosto de 1976, cuando un contingente del UNC se disponía a podar un álamo que impedía ver un puesto de guardia norcoreano.
    AC Milan. Montella já não é treinador de André Silva

    AC Milan. Montella já não é treinador de André Silva

    O time contratou ainda a peso de ouro Andrea Conti, da Atalanta, e Hakan Calhanoglu, do Bayer Leverkusen. Vivendo uma temporada bastante conturbada, o Milan terá novos ares para o restante da temporada.
  • Alfa Romeo regressa à Fórmula 1

    Alfa Romeo regressa à Fórmula 1

    Após ficar 33 anos fora da Fórmula 1 , a Alfa Romeo anunciou nesta quarta-feira (29) que fechou uma parceria com a Sauber e estará nas pistas a partir de 2018.
    Empregado terá que pagar diferença de 8% ao INSS — Reforma Trabalhista

    Empregado terá que pagar diferença de 8% ao INSS — Reforma Trabalhista

    Quem não recolher esse valor adicional por conta própria não terá acesso à aposentadoria nem a benefícios como a licença médica. O que deve ser aplicado ao trabalhador intermitente também.
    Papa se reúne com Chefe das Forças Armadas — Mianmar

    Papa se reúne com Chefe das Forças Armadas — Mianmar

    O Estado birmanês não reconhece esta minoria e impõe múltiplas restrições aos 'rohingyas', nomeadamente a liberdade de movimentos. A Nobel da Paz (1991) foi acusada de ter esquecido os Direitos Humanos e de ter minimizado a situação denunciada pelas vítimas.
  • Coreia do Norte faz novo teste com míssil balístico

    Coreia do Norte faz novo teste com míssil balístico

    O Presidente norte-americano, Donald Trump , foi informado sobre o teste ainda o míssil estava no ar, avança a Casa Branca. O Ministério da Defesa do Japão informou à rede de TV NHK que o projétil voou por 50 minutos antes de cair no mar.
    Após falhas, Alex Roberto chorou no vestiário do Flamengo

    Após falhas, Alex Roberto chorou no vestiário do Flamengo

    Goleiro titular até então, Diego Alves fraturou a clavícula no jogo de ida com o Junior de Barranquilla e não atua mais este ano. A gente espera para que tudo possa acontecer", disse o goleiro, que pediu ao repórter para perguntar ao técnico se ele irá jogar.
    Fiat Cronos tem primeiras imagens divulgadas; veja fotos da novidade

    Fiat Cronos tem primeiras imagens divulgadas; veja fotos da novidade

    Na frente, contudo, o Fiat Cronos tem identidade própria - da mesma forma que o Grand Siena tem frente diferente do Palio. Ela exibe uma dianteira que lembra a do Argo , porém mais alta e muito mais bonita, especialmente vendo ao vivo.
  • PF conclui inquérito de bunker de Geddel e vê indício de lavagem

    PF conclui inquérito de bunker de Geddel e vê indício de lavagem

    Na procuradoria, a conclusão é que há elementos suficientes para se fazer a acusação formal contra a família Vieira Lima. A polêmica envolvendo a família Vieira Lima parece que está longe de acabar.
    Falcao y Mónaco no pueden ante el poder ofensivo del PSG

    Falcao y Mónaco no pueden ante el poder ofensivo del PSG

    Desde los primeros minutos, el PSG controló el encuentro en media cancha, con pases largos y jugadas de primera intención. Y como si eso fuera poco, Mbappe no pudo marcar la ley del ex, pero si tuvo que ver en el descuento de Mónaco .
    Preço do pão sobe 20% em Janeiro

    Preço do pão sobe 20% em Janeiro

    Entre os principais fatores de produção, aquele que não deverá ter aumento significativo é, no caso do pão, a farinha. De acordo com o Correio da Manhã , no caso do pão o preço pode disparar 20% já a partir de janeiro.

CONNECT