Controlar a utilização de dados do smartphone — Datally

Trata-se do Datally, um app para ajudar você a "entender, controlar e economizar dados".

Ter um plano limitado de internet móvel é uma das principais preocupações modernas dos brasileiros: segundo a consultoria Deloitte, oito em cada dez pessoas estouram mensalmente a franquia de dados de internet no smartphone. Mas a conta geralmente perturba quando a operadora sinaliza com um incômodo sinal de exclamação que não é possível mais navegar a não ser que você contrate novos megabytes. "Queremos mudar isso", disse Fabian Schlup, engenheiro do Google, em entrevista coletiva realizada na manhã da quarta-feira, 29, em São Paulo, para anunciar o aplicativo.

O Google está de olho no próximo bilhão de usuários de internet, lançando produtos que atendam às necessidades de mercados em desenvolvimento. A aplicação é uma versão mais sofisticada para o que o Android já demonstra na função "Uso de Dados", encontrada nas configurações do celular.

Para o Google, o aplicativo tem uma função especialmente importante para conquistar o próximo bilhão de usuários que pensam constantemente no consumo de dados, mas não sabem exatamente como os usam, nem sentem estar no controle para conseguir direcioná-los a apps que realmente gostariam.

Telas mostram gráficos do Datally bloqueio de aplicativos e 'bolha' indicando consumo em cada aplicativo durante sessão de uso
Bruno Capelas Estadão

Outra função diz respeito ao controle. O Google explicou que a tecnologia funciona em tempo real, com direito à opção de escolher "quanto de dados vai para cada aplicativo, como se fosse um velocímetro".

Os alertas personalizados permitem ao usuário definir conferir como os dados estão sendo consumidos. Uma vez conectado, os usuários podem classificar as redes Wi-Fi com base em sua própria experiência.

O Datally está disponível para download gratuito na Play Store. O Datally é compatível com todos os equipamentos que estejam a correr o sistema operativo Android 5.0 ou superior. Segundo o Google, ainda não há uma previsão de lançar a ferramenta para aparelhos iOS.



Popular

CONNECT