Controlar a utilização de dados do smartphone — Datally

Trata-se do Datally, um app para ajudar você a "entender, controlar e economizar dados".

Ter um plano limitado de internet móvel é uma das principais preocupações modernas dos brasileiros: segundo a consultoria Deloitte, oito em cada dez pessoas estouram mensalmente a franquia de dados de internet no smartphone. Mas a conta geralmente perturba quando a operadora sinaliza com um incômodo sinal de exclamação que não é possível mais navegar a não ser que você contrate novos megabytes. "Queremos mudar isso", disse Fabian Schlup, engenheiro do Google, em entrevista coletiva realizada na manhã da quarta-feira, 29, em São Paulo, para anunciar o aplicativo.

O Google está de olho no próximo bilhão de usuários de internet, lançando produtos que atendam às necessidades de mercados em desenvolvimento. A aplicação é uma versão mais sofisticada para o que o Android já demonstra na função "Uso de Dados", encontrada nas configurações do celular.

Para o Google, o aplicativo tem uma função especialmente importante para conquistar o próximo bilhão de usuários que pensam constantemente no consumo de dados, mas não sabem exatamente como os usam, nem sentem estar no controle para conseguir direcioná-los a apps que realmente gostariam.

Telas mostram gráficos do Datally bloqueio de aplicativos e 'bolha' indicando consumo em cada aplicativo durante sessão de uso
Bruno Capelas Estadão

Outra função diz respeito ao controle. O Google explicou que a tecnologia funciona em tempo real, com direito à opção de escolher "quanto de dados vai para cada aplicativo, como se fosse um velocímetro".

Os alertas personalizados permitem ao usuário definir conferir como os dados estão sendo consumidos. Uma vez conectado, os usuários podem classificar as redes Wi-Fi com base em sua própria experiência.

O Datally está disponível para download gratuito na Play Store. O Datally é compatível com todos os equipamentos que estejam a correr o sistema operativo Android 5.0 ou superior. Segundo o Google, ainda não há uma previsão de lançar a ferramenta para aparelhos iOS.


Popular
  • Adiado desligamento da TV digital em cidades do interior paulista

    Adiado desligamento da TV digital em cidades do interior paulista

    O interessado deve ter em mãos o número do NIS (Número de Identificação Social) impresso nos cartões dos programas sociais. No dia 31, Curitiba, Ponta Grossa e mais 25 cidades passarão a receber apenas o sinal digital.
    OCDE prevê crescimento da economia mundial em 2017 e em 2018

    OCDE prevê crescimento da economia mundial em 2017 e em 2018

    A projeção da OCDE para o crescimento da economia mundial é de 3,6% este ano, com aumento para 3,7% em 2018 e leve redução para 3,6% em 2019.
    Atleta brasileiro desaparece durante prova de natação em Fortaleza

    Atleta brasileiro desaparece durante prova de natação em Fortaleza

    O evento classificou 30 atletas para o Ironman 70.3 World Championship 2018, programado para Mandela Bay, na África do Sul. Grupos se espelharam pelo litoral de Fortaleza até Cumbuco, distante 35km da capital cearense.
  • Alfa Romeo regressa à Fórmula 1

    Alfa Romeo regressa à Fórmula 1

    Após ficar 33 anos fora da Fórmula 1 , a Alfa Romeo anunciou nesta quarta-feira (29) que fechou uma parceria com a Sauber e estará nas pistas a partir de 2018.
    Contas do governo têm saldo positivo após seis meses no vermelho

    Contas do governo têm saldo positivo após seis meses no vermelho

    Já as despesas totais cresceram 1% em termos reais na comparação com os dez primeiros meses do ano passado, para R$ 1,02 trilhão. Isso significa que as receitas do governo com impostos e contribuições superaram as despesas em R$ 5,19 bilhões no mês passado.
    Fiat Cronos tem primeiras imagens divulgadas; veja fotos da novidade

    Fiat Cronos tem primeiras imagens divulgadas; veja fotos da novidade

    Na frente, contudo, o Fiat Cronos tem identidade própria - da mesma forma que o Grand Siena tem frente diferente do Palio. Ela exibe uma dianteira que lembra a do Argo , porém mais alta e muito mais bonita, especialmente vendo ao vivo.
  • PF vê indícios de que Aécio Neves usou celulares de laranjas

    PF vê indícios de que Aécio Neves usou celulares de laranjas

    A apreensão dos aparelhos aconteceu, em 18 de maio, enquanto a PF fazia buscas no apartamento do senador no Rio de Janeiro. A Polícia Federal solicitou os dados às operadoras TIM e VIVO para identificar quem eram os proprietários das linhas.
    Júlio César rescinde com o Benfica

    Júlio César rescinde com o Benfica

    Admitindo que já há algum tempo que ponderava a retirada, o guarda-redes de 38 anos não esquece tudo por que passou na Luz. Júlio César estaria preocupado com a série de lesões que tem sofrido nos últimos tempos.
    Argentina faz 'missão final' para tentar encontrar submarino

    Argentina faz 'missão final' para tentar encontrar submarino

    Sem novidades de pessoal, manterei informado", revelou a tripulação, na derradeira mensagem, até ser perdido o rasto do submarino. Muitas delas penetram na opinião pública e sobrevivem ao efêmero da mensagem, por mais disparatadas que sejam.
  • Trabalho infantil: 7 em cada 10 vítimas são pretas ou pardas

    Trabalho infantil: 7 em cada 10 vítimas são pretas ou pardas

    De 16 a 17 anos de idade, 612 mil não tinha registro na carteira de trabalho, como prevê a legislação, informou o instituto. A pesquisa mostrou que 20,1 milhões de crianças dedicaram, em média, 8,4 horas semanais a essas atividades.
    1,9% dos cursos superiores tem nota máxima em avaliação

    1,9% dos cursos superiores tem nota máxima em avaliação

    Assim como elas, outras 24 instituições, entre faculdades e centros universitários, obtiveram a segunda maior nota do ranking. O resultado foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira .
    Papa se reúne com Chefe das Forças Armadas — Mianmar

    Papa se reúne com Chefe das Forças Armadas — Mianmar

    O Estado birmanês não reconhece esta minoria e impõe múltiplas restrições aos 'rohingyas', nomeadamente a liberdade de movimentos. A Nobel da Paz (1991) foi acusada de ter esquecido os Direitos Humanos e de ter minimizado a situação denunciada pelas vítimas.

CONNECT