Eleitores enfrentam grandes filas em JP no último dia para biometria

De acordo com o cronograma estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, nas Eleições de 2018, 129 dos 184 municípios cearenses terão 100% dos seus eleitores recadastrados com biometria. Nas cidades em que já houve o cadastramento biométrico, o prazo para solicitar segunda via e primeira inscrição é até 9 de maio de 2018. Pacatuba, com apenas 73%, e Redenção, Barreira, São Benedito e Aracati, com 76%, são os municípios com menores índices de eleitores recadastrados com a biometria.

Nos últimos dias, circularam boatos em mensagens pelo WhatsApp de que, eleitores que não comparecessem ao cadastramento biométrico até 7 de dezembro seriam multados em R$ 150,00, posteriormente desmentido em nota pela Justiça Eleitoral.


Com isso, atualmente o Cartório Eleitoral de Taquara pede que os eleitores de Parobé, que são, agora, a prioridade, compareçam para o recadastramento, pois é preciso recadastrar o máximo de eleitores do município até 30 de abril. O estado como um todo já ultrapassou os 80%. Portanto, o eleitor que ainda não fez o seu cadastramento biométrico deve procurar o Cartório Eleitoral ou Posto de Atendimento em sua cidade. A tecnologia foi implementada na Justiça Eleitoral com o objetivo de prevenir fraudes e tornar as eleições brasileiras ainda mais seguras, uma vez que a identificação biométrica torna inviável que um eleitor tente se passar por outro no momento da votação.


Popular

CONNECT