Morreu Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés

Zé Pedro, membro fundador e guitarrista da banda de rock portuguesa Xutos & Pontapés, faleceu hoje, vítima de doença prolongada.

Foi um Zé Pedro emocionado que subiu ao palco no Optimus Alive, em 2011. "Adeus, meu querido, obrigado por todas as bonitas palavras que trocámos", escreveu.

O 'rapper' Ace recorda que passou a pré-adolescência e adolescência "com muito rock", e que os Xutos eram uma das poucas bandas que as pessoas da sua geração, com a "inclinação para o rock, consumiam daquilo que se fazia em Portugal".

O guitarrista dos Xutos & Pontapés, morreu nesta quinta-feira, em sua casa.

No final na década de 1970, Zé Pedro, com Zé Leonel e Paulo Borges, decidiu criar uma banda, baptizada Delirium Tremens.

O primeiro ensaio aconteceu em dezembro de 1978, na Senófila, em Lisboa, e o primeiro concerto realizou-se em 13 de Janeiro de 1979, na sala de Campo de Ourique Alunos de Apolo, em Lisboa.

Pelos Xutos & Pontapés deu o seu último concerto ainda no princípio deste mês de Novembro, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, levando o projecto que fundou até ao fim da sua vida. Nessa altura assumiu publicamente o seu estado de saúde e o fim da sua carreira. Os Coliseus têm uma magia muito própria e o concerto de ontem foi muito especial.

O vosso carinho, o vosso amor, a vossa energia, toda a força que me transmitem é-me tão forte e vital que só posso humildemente agradecer.

Conclui com: "Obrigado também a todos os que ontem gritaram o meu nome e fizeram com que tivesse força para continuar naquele palco até ao fim".


Popular

CONNECT