Dengue: Anvisa faz alerta contra vacina

A recomendação é que apenas pacientes que já tiveram a doença tomem a vacina porque ela pode provocar o agravamento da doença.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que pessoas que nunca tiveram dengue não tomem a vacina que combate a doença.

A Anvisa afirmou que a bula da vacina será atualizada enquanto a agência avalia os dados completos dos estudos, que ainda serão apresentados pela empresa farmacêutica.

Daí o impasse: tomo a vacina ou espero resultados? Ou seja, o risco é para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus e forem vacinadas e depois picadas por um mosquito infectado. Os ensaios clínicos seguiram os padrões estabelecidos por guias internacionais como "Guidelines for the clinical evaluation of dengue vaccines in endemic areas" da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Dengvaxia, que foi aprovada em 2015, não é oferecida pelo Ministério da Saúde, mas está disponível em laboratórios particulares e é a única imunização registrada no país. O produto é indicado para imunização contra os quatro subtipos do vírus. Para as pessoas que já tiveram dengue, o benefício do uso da vacina permanece favorável.


Popular

CONNECT