Juzgado peruano evaluará la prisión preventiva para los socios de Odebrecht

El equipo especial del Ministerio Público (MP) pidió prisión preventiva para los representantes de las empresas peruanas socias de la constructora brasileña Odebrecht, informó la Fiscalía.

De inmediato, el Poder Judicial, también en Twitter, anunció que programó la audiencia de prisión preventiva para este domingo 3 de diciembre a las 09H30 local (14H30 GMT).

El pedido de orden de prisión preventiva por el caso Odebrecht alcanza a José Alejandro Graña Miró Quesada (ex presidente del directorio de Graña y Montero), Gonzalo Ferraro Rey (ex presidente ejecutivo de Graña y Montero), Hernando Alejandro Graña Acuña (ex director de Graña), Fernando Martín Gonzalo Camet Piccone (presidente de JJ Camet Contratistas Generales S.A.) y José Fernando Castillo Dibós (director gerente general de ICCGSA).

Según el Equipo Especial del Ministerio Público, Graña y Montero, JJ Camet Contratistas Generales e ICCGSA transfirieron a Odebrecht Ingeniería y Construcción un total de USD 15'083,805.24 millones de sus utilidades en los tramos 2 y 3 de la Interoceánica Sur, para cumplir con pagar el soborno de USD 20 millones solicitado por el expresidente Alejandro Toledo.


De acuerdo a fuentes de este medio, la investigación fiscal contra estas empresas comenzó en marzo tras recibir la declaración de Jorge Barata, el exdirectivo de Odebrecht en Perú.

Concepción dispuso en julio último encarcelar por 18 meses al expresidente Ollanta Humala y su esposa, Nadine Heredia dentro de una investigación por lavado de activos, por uso de fondos recibidos del exterior, de Odebrecht y otras fuentes, aunque la pareja lo niega.

La justicia peruana inició hace un año gestiones para extraditar a Toledo, quien vive en Estados Unidos.


Popular
  • Expectativa de vida do brasileiro aumenta, diz IBGE

    Expectativa de vida do brasileiro aumenta, diz IBGE

    Já para as mulheres amazonenses o tempo estimado de vida é de 75,5 anos (75,2 anos era expectativa em 2015). Na esperança de vida, a Terra dos Marechais ocupa a 23ª posição no ranking brasileiro, com 71,6 anos.
    David Silva prolonga contrato com o Manchester City até 2020

    David Silva prolonga contrato com o Manchester City até 2020

    David Silva desembarcou em Manchester em 2010, após brilhar com a camisa do Valencia, clube que o revelou, e ser campeão da Copa do Mundo.
    Toffoli nega liberdade a Picciani e Paulo Melo

    Toffoli nega liberdade a Picciani e Paulo Melo

    Os dois já haviam tido o mesmo pedido negado nesta semana pelo ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O relator dos recursos é o ministro Dias Toffoli , que além disso não tomou decisão a respeito.
  • Gobierno y oposición dialogarán este viernes en República Dominicana

    Gobierno y oposición dialogarán este viernes en República Dominicana

    Además puntualizó que esperan que lo que ocurra no se "un simulacro de negociación ", sino que un esfuerzo real con plazos breves. Las conversaciones contarán con la participación de los países acompañantes del proceso, representados por sus cancilleres.
    HBO Go está enfim disponível para quem não possui TV por assinatura

    HBO Go está enfim disponível para quem não possui TV por assinatura

    Aqueles assinantes de TV a cabo que ainda não possuem os canais da HBO podem assinar a la carte, para terem acesso ao conteúdo. Um especial sobre Game of Thrones , chamado The Game Revealed , também pode ser visto pela plataforma.
    Autoeuropa. Trabalhadores apostam em novo acordo com a administração

    Autoeuropa. Trabalhadores apostam em novo acordo com a administração

    O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, considera que com este impasse "não está em causa a existência da empresa". Os trabalhadores da Autoeuropa rejeitaram um segundo pré-acordo sobre os horários de trabalho a partir de 2018.
  • Empresário Franly é preso pelo Dicap dentro do Atlantic City

    Empresário Franly é preso pelo Dicap dentro do Atlantic City

    De acordo com o delegado geral, Riedel Batista, o motivo é o não pagamento de pensão alimentícia . O empresário foi preso em seu escritório, localizado no bairro São João, zona leste de Teresina.
    Ex-governador de Alagoas pegou R$ 2 mi em propinas, diz investigação

    Ex-governador de Alagoas pegou R$ 2 mi em propinas, diz investigação

    Ainda de acordo com a PF, também está sendo investigada a existência de acordo de divisão de lotes de obras da construtora OAS. A obra tem como finalidade minimizar os efeitos da seca e promover o desenvolvimento socioeconômico das regiões do semiárido.
    Grêmio vence Lanús e conquista Libertadores 22 anos depois

    Grêmio vence Lanús e conquista Libertadores 22 anos depois

    José Sand, atacante do Lanús, que deixou a marca com gol de pênalti na decisão, terminou como artilheiro (nove gols). Disse que o feriado seria uma ótima oportunidade para os torcedores do rival Internacional celebrarem.
  • Apresentador Marcos Mion anuncia fim do

    Apresentador Marcos Mion anuncia fim do "Legendários"

    Além disso, Mion vai comandar uma nova temporada do reality show A Casa , que em 2018, volta com exibição diária e nova dinâmica. No ano que vem, o reality deve sofrer mudanças, passando a ser exibido todos os dias, em vez de apenas duas vezes na semana.
    Morreu Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés

    Morreu Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés

    Zé Pedro , membro fundador e guitarrista da banda de rock portuguesa Xutos & Pontapés, faleceu hoje, vítima de doença prolongada. No final na década de 1970, Zé Pedro , com Zé Leonel e Paulo Borges, decidiu criar uma banda, baptizada Delirium Tremens.
    António Vitorino vai candidatar-se a cargo na ONU

    António Vitorino vai candidatar-se a cargo na ONU

    A notícia está a ser avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a eleição irá decorrer em junho de 2018. António Vitorino ai candidatar-se à presidência da Organização Internacional das Migrações.

CONNECT