Casos de HIV registram aumento no Brasil, diz Ministério da Saúde

390 casos de HIV.

Em Itu, dados da Secretaria Municipal da Saúde apontam que, só em 2016, foram notificados 47 casos de HIV, sendo 50% de pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos, e a maioria homens (28 registros).

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS tem como objetivo reforçar a solidariedade, tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo vírus, além de intensificar as ações preventivas, diagnóstico e tratamento do HIV/AIDS com a população.

Muitos não sabem, mas ser portador do vírus HIV e ter Aids são duas coisas bem diferentes. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA ou AIDS) ocorre em uma fase mais avançada da infecção pelo vírus, quando o paciente apresenta um comprometimento severo da imunidade e podem surgir as chamadas infecções oportunistas e alguns tipos de câncer.

PARCIALMENTE VERDADE. Existe o teste do fluido oral, que é vendido em farmácias. Acontece que, por ser um teste rápido, não pode ser considerado confirmatório de diagnóstico.

Segundo o estudo, os homens vão aos estabelecimentos de saúde com menos frequência do que as mulheres, fazem menos exames e são diagnosticados mais tardiamente que as mulheres em condições que já representam risco de vida. Para ela, todos devem se conscientizar em realizar os testes rápidos, pois ninguém está imune.

Se, durante o tratamento dessas doenças, o médico faz teste de HIV e ele dá positivo, esse indivíduo é notificado como sendo um caso de Aids.

O município precisou comprovar, ainda, que possui uma linha de cuidado e monitoramento às gestantes, para diagnóstico, tratamento e prevenção do contágio do bebê. Esse indivíduo deve ser abordado de forma global, levando-se em consideração suas dúvidas, angústias, anseios, sendo acolhido e explicando a importância do acompanhamento e tratamento adequados. Pacientes sem tratamento têm mais propensão de repassar o vírus.

Este mês, o Brasil vai adotar uma nova estratégia, a profilaxia pré-exposição. O método é eficaz e seguro, como mostraram diversos estudos clínicos realizados até o momento.

MITO. Na terapia antirretroviral, os medicamentos são de uso contínuo.

Na África Ocidental e Central, uma região que está buscando responder eficazmente ao HIV, apenas 25% dos homens que vivem com HIV estão tendo acesso ao tratamento.


Popular

CONNECT