Presidente da Venezuela anuncia criptomoeda de "petróleo" El Petro

Foi anunciado neste domingo (03) pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro a criação do "Petro", moeda virtual similar ao bitcoin, que dribla as sanções de Donald Trump.

"Quero anunciar que a Venezuela vai implementar um novo sistema de criptomoeda a partir das reservas de petróleo. A Venezuela vai criar uma criptomoeda, o Petro, para avançar em termos de soberania monetária, para fazer suas transações financeiras e vencer o bloqueio financeiro". De acordo com Maduro, a iniciativa foi proposta pelo Ministro da Educação, Ciência e Tecnologia, Hugbel Roa, cujo ministério será anexado ao novo Observatório Blockchain da Venezuela. "Isso nos permitirá avançar para novas formas de financiamento internacional para o desenvolvimento econômico e social do país", disse Maduro durante sua transmissão semanal regular a meios de comunicação.Além do petróleo, a moeda do petróleo seria apoiada por depósitos de ouro, gás e diamante venezuelanos, acrescentou o presidente venezuelano.

O anúncio chega em um momento em que a Venezuela enfrenta sérios problemas de financiamento, depois de que um grupo de detentores de bônus e agências de classificação de risco declarou o país em default parcial, junto com sua petroleira PDVSA, devido ao atraso em pagamentos de capital e juros de títulos da dívida.

Segundo a Reuters, o anúncio da criação da nova moeda foi recebido com desdém por adversários do governo chavista, que apontaram a falta de credibilidade financeira da Venezuela para garantir o valor de uma nova moeda. Já Jose Guerra adiantou que "não vejo futuro nisso".


Popular

CONNECT