Eleitor agora pode votar com o aplicativo e-Título

Além disso, para quem já passou pelo cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, o E-título exibirá a foto do eleitor, que é tirada na mesma ocasião em que é coletada a biometria.

"É com esse intuito que hoje lançamos o e-Título, aplicativo que possibilitará ao eleitor trazer consigo, em seu smartphone, uma versão digital de seu título de eleitor".

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) precisou desfazer, nesta segunda-feira (4/12), um boato que ganhou as redes sociais e grupos de WhatsApp nos últimos dias.

A versão impressa do título continuará sem foto, mesmo para os eleitores que já tenham feito o cadastro biométrico. O governo daquele país eliminou o carácter indispensável de apresentação do Título de Eleitor aquando a realização de sufrágios para o substituir por uma moderna aplicação para smartphones. "Além de proporcionar uma grande comodidade ao eleitor, essa nova ferramenta também representará uma economia relevante à Justiça Eleitoral, com a diminuição de custos com impressão de documentos em papel", explica.

O documento digital de identificação dos eleitores também terá um QR Code para a validação na zona eleitoral.

Após efetuar o download do e-Título, os eleitores deverão preencher dados como número do título, nome, data de nascimento, além do nome do pai e da mãe. Para o eleitor, o benefício virá na facilidade de ter os seus dados eleitorais sempre seguros e disponíveis. Ele será escaneado para liberar o eleitor para votar. Contudo, essa possibilidade vale apenas para aqueles eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico, momento em que é capturada uma foto do cidadão junto com suas impressões digitais. Não será necessários usar outros documentos, como RG ou Carteira de Habilitação.

Durante a cerimônia de lançamento do aplicativo, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, afirmou que a Justiça Eleitoral busca estar na vanguarda das inovações tecnológicas que possam proporcionar uma prestação de serviço ao eleitor mais rápida, transparente, segura e confiável.


Popular

CONNECT