Entenda como vai funcionar a nova conta de luz

A modalidade de "tarifa branca" de energia elétrica, em que o custo varia de acordo com o dia da semana e horário de consumo, estará disponível para parte dos consumidores brasileiros a partir de janeiro de 2018.

A migração para a tarifa branca é opcional ao consumidor: a partir do ano que vem, todo o novo consumidor já terá a opção de ser cobrado pela tarifa branca; para os consumidores já conectados à rede, a opção de aderir à tarifa branca será disponibilizada aos poucos. De acordo com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), quem conseguir concentrar o consumo entre as 22 horas de um dia e as 17 horas do dia seguinte pode economizar. Na primeira fase, poderão adotar a tarifa os consumidores de de baixa tensão, como residências, pequenos comércios e indústrias, com consumo médio mensal superior a 500 quilowatts-hora (KWh). Em média, o consumo das famílias brasileiras é de 160 kWh por mês. Não poderão aderir a tarifa quem já está incluído na chamada tarifa social de energia nem os grandes consumidores, como indústria, por exemplo. O consumidor tem que fazer uma série de análises para saber se é vantajoso ou não.

Neste modelo tarifário, as três horas de maior consumo de energia na região da distribuidora terão preço mais alto - tais períodos são, no geral, final da tarde e início da noite.


Todo mundo pode optar pela Tarifa Branca? Quem puder remanejar o consumo para fora da hora de pico, terá vantagem. O intermediário vai das 17h até as 18h e das 21h às 22h. "Cada consumidor deve fazer seus cálculos para verificar se vale a pena ou não aderir", disse Leite. Quanto mais o consumidor deslocar seu consumo para o período fora de ponta e quanto maior for a diferença entre essas duas tarifas, maiores são os benefícios da tarifa branca. A Proteste esclarece que, após a solicitação, a empresa terá até 30 dias para efetuar a instalação do novo medidor de energia, que deve ser capaz de medir o consumo nos diferentes horários. O consumidor pode mudar de ideia e retornar ao modelo de cobrança antigo a qualquer momento.

A distribuidora fica responsável pelos custos de aquisição e instalação dos equipamentos de medição, mas o consumidor vai pagar os custos de eventuais alterações no padrão de entrada de sua unidade consumidora. O prazo para a mudança também será de 30 dias.


Popular
  • Movimento 'MeToo' é Personalidade do Ano de 2017 da 'Time'

    Movimento 'MeToo' é Personalidade do Ano de 2017 da 'Time'

    Grande parte dessas denúncias foram feitas no âmbito do movimento #MeToo, que surgiu após as dezenas de acusações feitas contra o produtor de cinema Harvey Weinstein .
    Polícia faz operação na Rocinha após prisão de Rogério 157

    Polícia faz operação na Rocinha após prisão de Rogério 157

    Rogério 157 foi levado para a Cidade da Polícia, no bairro do Jacaré, onde será apresentado pela Polícia Civil. Assim, de acordo com a PM, a guerra pelo tráfico da Rocinha é motivada por uma rixa entre os dois criminosos.
    Trens de passageiro e de cargas colidem na Alemanha

    Trens de passageiro e de cargas colidem na Alemanha

    O acidente envolveu um comboio de mercadorias e uma composição de passageiros e as autoridades não revelaram mais pormenores. A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
  • Netflix revela data de lançamento de nova temporada de Black Mirror

    Netflix revela data de lançamento de nova temporada de Black Mirror

    A única conexão entre cada um é a temática, que sempre gira em torno do uso perigoso da tecnologia. Os novos episódios chegarão à plataforma de streaming no dia 29 de dezembro .

    Corea del Norte asegura que Trump está implorando por una guerra nuclear

    Japón, Corea del Sur y EE.UU. han condenado la reciente prueba norcoreana, utilizándola como justificación para aumentar sus hostilidades.
    Rússia afastada dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018

    Rússia afastada dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018

    A punição fez com que os russos levassem apenas 276 atletas para os Jogos do Rio, menos do que os 387 previstos. Alexei Kravtsov, presidente da União Russa de Patinação, protestou: "A decisão do COI é ofensiva e insultante".
  • Desmantelado plano terrorista para matar Theresa May

    Desmantelado plano terrorista para matar Theresa May

    Também é suspeito de tentar se juntar ao EI, tentando obter um passaporte falso para viajar para a Líbia. Com cabelos curtos e barba, Mohammed Aqib Imran disse que era "britânico paquistanês".
    Temer e Morales deixam diferenças de lado em prol de acordos bilaterais

    Temer e Morales deixam diferenças de lado em prol de acordos bilaterais

    Com isto ganhamos todos: cortamos tempo, cortamos distâncias, reduzimos custos, venderemos muito melhor nossos produtos. A reunião entre Temer e Morales tinha sido adiada duas vezes por problemas de saúde do mandatário brasileiro.
    Presidente do PP quer que partido feche questão — Previdência

    Presidente do PP quer que partido feche questão — Previdência

    Quando isso acontecer, a direção do partido vai "defender o fechamento" do Progressistas para a votação. Segundo o governador Wellington Dias, a chapa só será fechada em meados de março do ano que vem.
  • CNH será modificada para cartão com chip

    CNH será modificada para cartão com chip

    Os órgão e departamentos de trânsito do Brasil tem até o dia 1º de janeiro de 2019 para se adequar e adotar o novo modelo de CNH . As pessoas que tiverem o documento válido em papel não serão obrigados a realizar a troca, que acontecerá na hora da renovação.

    Venezuela anuncia la creación una criptomoneda para "vencer el bloqueo financiero"

    Si vemos los gráficos de CoinMarketCap , la moneda en cuestión tuvo un desenvolvimiento poco relevante durante toda su historia. Maduro dice que el país es víctima de una "guerra económica" liderada por adversarios políticos con el apoyo de Washington.
    Datafolha: rejeição ao Congresso chega a recorde de 60%

    Datafolha: rejeição ao Congresso chega a recorde de 60%

    Uma pesquisa Datafolha revelou que a rejeição dos brasileiros ao trabalho do Congresso Nacional atingiu um novo recorde. Entre os eleitores do candidato à presidência Jair Bolsonaro, 68% reprovam a atuação do Congresso.

CONNECT