Gilmar: "Não podemos pensar em substituir os políticos por funcionários públicos"

Magistrado assumirá comando da Corte eleitoral a partir de fevereiro de 2018, sucedendo o ministro Gilmar Mendes.

Fux vai comandar o tribunal do início de fevereiro até o dia 15 de agosto do próximo ano, isto é, durante todo o período da pré-campanha de 2018.

"Temos que ter a política limpa, ativa, mas não podemos fazer isso de lenda política ou tentar fazer com que todos os políticos sejam considerados elementos negativos da sociedade ou corruptos", disse o presidente do TSE.


Tradicionalmente nas eleições de presidente do TSE o placar é de 6 a 1. Ainda que a eleição seja secreta, na liturgia do tribunal o candidato a presidente acaba sempre votando em seu vice. "Eu tenho a espinhosa missão de substituir duas excepcionais gestões, a do ministro Toffoli e a de vossa excelência [Gilmar Mendes] e creio em Deus que estarei à altura do exercício dessa missão", disse o ministro.

Gilmar disse ainda que o tribunal se preocupa com o financiamento das campanhas em 2018. Pelo critério de antiguidade - que é a regra usada na sucessão dos presidentes do TSE -, a substituta de Luiz Fux será a ministra Rosa Weber. "Todos sabemos que vamos ter uma transição muito tranquila e uma parceria realmente - que já começamos há algum tempo - a três, porque temos discutido todos os temas relevantes". A cerimônia deve ser antecipada em nove dias por conta do Carnaval, que, no ano que vem, coincidirá com o fim do mandato do atual presidente.

A corte eleitoral é composta por sete ministros titulares - três são oriundos do STF, dois vêm do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros dois representam a classe de juristas. Fux está no TSE desde 2014. Dos 7 integrantes do Tribunal, 6 votaram em Fux. Inicialmente, ele ocupou uma vaga de ministro substituto. Nos últimos três anos, entretanto, assumiu o posto de ministro titular da Corte eleitoral. "Todos nós estamos absolutamente tranquilos de que o tribunal estará em boas mãos".


Popular
  • Ryan Reynolds vai viver Pikachu no cinema

    Ryan Reynolds vai viver Pikachu no cinema

    Reynolds dará voz ao famoso rato elétrico, Pikachu , que tem a habilidade de conversar com mais um personagem da trama. Rob Letterman é o diretor do projeto, que deve começar a ser gravado na metade de janeiro de 2018 .
    Morreu Johnny Hallyday, 'o pai' do rock francês

    Morreu Johnny Hallyday, 'o pai' do rock francês

    As esperanças eram pequenas desde que o artista foi internado há um mês em um hospital com insuficiência respiratória. Após 57 anos de carreira, o artista permanecia na ativa e estava trabalhando em um novo álbum.

    Rejeição ao Parlamento tem novo recorde no país

    No segundo semestre, 56% da população rejeitava o trabalho dos parlamentares, de acordo com o instituto. O atual Congresso brasileiro é, na média, o mais mal avaliado de que se tem registro.
  • Tribunal argentino decreta prisão preventiva da ex-presidente Cristina Kirchner

    Tribunal argentino decreta prisão preventiva da ex-presidente Cristina Kirchner

    A Justiça da Argentina determinou a prisão da ex-presidente Cristina Kirchner, informou O Globonesta quinta-feira (7). A solicitação será levada ao senado da Argentina, que decidirá sobre a retirada da imunidade parlamentar da senadora.

    Jornal "Politico" coloca António Costa entre os 10 mais influentes da Europa

    António Costa foi considerado pelo Politico uma das personalidades que "está a moldar, agitar e fazer mexer a Europa". O primeiro-ministro, António Costa , é uma das personalidades mais influentes de 2018, de acordo com o Politico .
    Copa Sul-Americana 2017: Independiente e Flamengo fazem grande final em Avellaneda

    Copa Sul-Americana 2017: Independiente e Flamengo fazem grande final em Avellaneda

    O Independiente chegou à final da Copa Sul-Americana contra o Flamengo e terá um grande aliado a seu favor para a decisão. Depois de jogar contra o Junior na Colômbia na última quarta-feira, foi até a Bahia e encarou o Vitória no domingo.
  • Autopsia reveló que Chester Bennington no murió bajo efectos de drogas

    Autopsia reveló que Chester Bennington no murió bajo efectos de drogas

    Algunos detalles de la autopsia del cantante Chester Bennington fueron revelados este martes por el portal TMZ . Sin embargo, las autoridades descartaron que Chester se encontrara bajo efectos de éxtasis o alguna otra droga.
    Movimento 'MeToo' é Personalidade do Ano de 2017 da 'Time'

    Movimento 'MeToo' é Personalidade do Ano de 2017 da 'Time'

    Grande parte dessas denúncias foram feitas no âmbito do movimento #MeToo, que surgiu após as dezenas de acusações feitas contra o produtor de cinema Harvey Weinstein .
    Nova derrota no adeus do pior Benfica europeu de sempre

    Nova derrota no adeus do pior Benfica europeu de sempre

    As águias perderam, em casa, com o Basileia (0-2) e terminam a Champions com seis derrotas em seis jogos. Para além das seis derrotas, os encarnados somaram apenas 1 golo marcado e 14 sofridos.
  • CNH será modificada para cartão com chip

    CNH será modificada para cartão com chip

    Os órgão e departamentos de trânsito do Brasil tem até o dia 1º de janeiro de 2019 para se adequar e adotar o novo modelo de CNH . As pessoas que tiverem o documento válido em papel não serão obrigados a realizar a troca, que acontecerá na hora da renovação.
    Tiririca renuncia ao cargo de deputado federal:

    Tiririca renuncia ao cargo de deputado federal: "Saio envergonhado"

    Durante o discurso, o político apontou alguns pontos que contribuíram para sua decisão. "Subo nessa tribuna pela primeira vez e pela última vez".
    STJ recebe denúncia e governador de Minas se torna réu por corrupção

    STJ recebe denúncia e governador de Minas se torna réu por corrupção

    Outro processo refere-se à aprovação de um financiamento para obras de transporte público em Moçambique. Fernandes acompanhou o relator, rejeitando os pedidos de nulidade apresentados pelas defesas.

CONNECT