Gilmar: "Não podemos pensar em substituir os políticos por funcionários públicos"

Magistrado assumirá comando da Corte eleitoral a partir de fevereiro de 2018, sucedendo o ministro Gilmar Mendes.

Fux vai comandar o tribunal do início de fevereiro até o dia 15 de agosto do próximo ano, isto é, durante todo o período da pré-campanha de 2018.

"Temos que ter a política limpa, ativa, mas não podemos fazer isso de lenda política ou tentar fazer com que todos os políticos sejam considerados elementos negativos da sociedade ou corruptos", disse o presidente do TSE.

Tradicionalmente nas eleições de presidente do TSE o placar é de 6 a 1. Ainda que a eleição seja secreta, na liturgia do tribunal o candidato a presidente acaba sempre votando em seu vice. "Eu tenho a espinhosa missão de substituir duas excepcionais gestões, a do ministro Toffoli e a de vossa excelência [Gilmar Mendes] e creio em Deus que estarei à altura do exercício dessa missão", disse o ministro.

Gilmar disse ainda que o tribunal se preocupa com o financiamento das campanhas em 2018. Pelo critério de antiguidade - que é a regra usada na sucessão dos presidentes do TSE -, a substituta de Luiz Fux será a ministra Rosa Weber. "Todos sabemos que vamos ter uma transição muito tranquila e uma parceria realmente - que já começamos há algum tempo - a três, porque temos discutido todos os temas relevantes". A cerimônia deve ser antecipada em nove dias por conta do Carnaval, que, no ano que vem, coincidirá com o fim do mandato do atual presidente.

A corte eleitoral é composta por sete ministros titulares - três são oriundos do STF, dois vêm do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros dois representam a classe de juristas. Fux está no TSE desde 2014. Dos 7 integrantes do Tribunal, 6 votaram em Fux. Inicialmente, ele ocupou uma vaga de ministro substituto. Nos últimos três anos, entretanto, assumiu o posto de ministro titular da Corte eleitoral. "Todos nós estamos absolutamente tranquilos de que o tribunal estará em boas mãos".


Popular
  • Entenda como vai funcionar a nova conta de luz

    Entenda como vai funcionar a nova conta de luz

    Todo mundo pode optar pela Tarifa Branca? Quem puder remanejar o consumo para fora da hora de pico, terá vantagem. O consumidor pode mudar de ideia e retornar ao modelo de cobrança antigo a qualquer momento.
    Síntese: FC Porto confirma apuramento, Shakhtar, de Paulo Fonseca, também

    Síntese: FC Porto confirma apuramento, Shakhtar, de Paulo Fonseca, também

    O Shakhtar de Paulo Fonseca chegou ao intervalo a vencer o Manchester City por 2-0, em jogo da sexta jornada da fase de grupos. O time holandês conseguiu os seus três primeiros pontos na competição, mas terminou a chave na lanterna.
    STF divulga decisão sobre Brasileiro de 1987

    STF divulga decisão sobre Brasileiro de 1987

    O time de Recife rebateu os argumentos do Flamengo dizendo que disputou a Taça Libertadores de 1988, e o time carioca não. O ministro Luiz Fux, no primeiro julgamento, se declarou impedido de julgar porque o seu filho advoga para o Flamengo .
  • Ryan Reynolds vai viver Pikachu no cinema

    Ryan Reynolds vai viver Pikachu no cinema

    Reynolds dará voz ao famoso rato elétrico, Pikachu , que tem a habilidade de conversar com mais um personagem da trama. Rob Letterman é o diretor do projeto, que deve começar a ser gravado na metade de janeiro de 2018 .
    Desmantelado plano terrorista para matar Theresa May

    Desmantelado plano terrorista para matar Theresa May

    Também é suspeito de tentar se juntar ao EI, tentando obter um passaporte falso para viajar para a Líbia. Com cabelos curtos e barba, Mohammed Aqib Imran disse que era "britânico paquistanês".

    Chester Bennington: autópsia indica consumo de ecstasy e álcool

    A companheira do vocalista revelou que ele fazia tratamento há seis meses e que não tomava seus antidepressivos há mais de ano. Tal como a mulher do cantor, Talinda, já tinha reportado, o mesmo roía as unhas quando estava nervoso.
  • "No soy nadie en River al lado de Ponzio" — Mascherano

    Por eso, ya le planteó a la dirigencia que quiere partir, idealmente en el mercado invernal europeo que arranca en enero próximo. Si el Barcelona no llega a aprovechar esta oportunidad, el colombiano puede ser fichado por la Sampdoria.
    O Outro Lado do Paraíso fecha semana com audiência recorde

    O Outro Lado do Paraíso fecha semana com audiência recorde

    O corte foi feito nesta terça-feira (5), nos Estúdios Globo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O segurança garante a Leandra que vai descobrir o segredo que a nova dona do bordel esconde.
    Twitch streamer masquerades UFC 218 live event as game stream

    Twitch streamer masquerades UFC 218 live event as game stream

    However, Holloway and McGregor are still at each other's throats, engaging in an Instagram battle recently. "Incredible. Holloway insisted he was open to fighting McGregor again, but said he considers the 29-year-old retired.
  • Papai Noel chega a Cambé na próxima sexta-feira

    Papai Noel chega a Cambé na próxima sexta-feira

    Nesta quarta-feira (06) acontece o Auto de Natal do Colégio São José, com primeira sessão às 19 horas e segunda sessão às 20h30. E a chegada do Papai Noel vai fazer a alegria e encantar crianças e adultos a partir da próxima sexta-feira, dia 8.
    Movimento 'MeToo' é Personalidade do Ano de 2017 da 'Time'

    Movimento 'MeToo' é Personalidade do Ano de 2017 da 'Time'

    Grande parte dessas denúncias foram feitas no âmbito do movimento #MeToo, que surgiu após as dezenas de acusações feitas contra o produtor de cinema Harvey Weinstein .
    Polícia faz operação na Rocinha após prisão de Rogério 157

    Polícia faz operação na Rocinha após prisão de Rogério 157

    Rogério 157 foi levado para a Cidade da Polícia, no bairro do Jacaré, onde será apresentado pela Polícia Civil. Assim, de acordo com a PM, a guerra pelo tráfico da Rocinha é motivada por uma rixa entre os dois criminosos.

CONNECT