Jornal "Politico" coloca António Costa entre os 10 mais influentes da Europa

António Costa foi considerado pelo Politico uma das personalidades que "está a moldar, agitar e fazer mexer a Europa".

O primeiro-ministro, António Costa, é uma das personalidades mais influentes de 2018, de acordo com o Politico.

Entre os 18 homens e as dez mulheres que compõem o ranking, o Politico caracteriza Costa como "um socialista bem-sucedido".

"Ao contrário de outros socialistas manchados pela associação a tempos difíceis, Costa conseguiu apresentar-se como um campeão da mudança, capaz de 'mudar a página da austeridade'".

A "habilidade política" do primeiro-ministro português é reconhecida interna e agora externamente.

Embora o Politico ressalve a vitória do Partido Socialista nas últimas eleições autárquicas, refere, por outro lado, que o primeiro-ministro português perdeu popularidade com as críticas face à sua posição relativamente aos incêndios de Pedrógão Grande. "Demonstrou uma notável capacidade de equilíbrio entre as reivindicações esquerdistas para reverter o aperto de cinto da altura da recessão, e uma [gestão económica] cautelosa que agradou aos investidores estrangeiros e aos parceiros de Portugal na zona euro".

"No próximo ano, Costa vai ter de continuar o seu equilíbrio económico, enfrentando um novo líder da oposição, e desenvolver as suas capacidades políticas para gerir uma relação difícil com os dois partidos à esquerda que lhe dão a maioria governativa".

No pódio, surgem o líder do Partido Liberal Democrático alemão, Christian Lindner, o ministro do Ambiente britânico, Michael Gove, e a ministra do Trabalho francesa, Muriel Pénicaud.


Popular

CONNECT