Piauí tem a 7ª menor taxa de ocupação de presídios no Brasil

O levantamento mostra que 40% das pessoas encarceradas estão presas provisoriamente - duas a cada cinco. Na faixa etária de 25 a 29 anos, são 25%.

Dados do Ministério da Justiça divulgados há pouco confirmam a disparada no Brasil do número de pessoas presas. "Temos dois presos para cada vaga no sistema prisional", diz o diretor-geral do Depen, Jefferson de Almeida.

Barbosa afirma que o governo estadual tem feito esforço para resolver a questão da falta de vagas e que no ano que vem, com a entrega de novos presídios e reformas de unidades prisionais no interior e na Capital, haverá o desafogamento do sistema carcerário.

De acordo com o relatório, 89% da população prisional está em unidades superlotadas. No país, o déficit de vagas é de 358.663.

Em conversa com o Portal O Dia, o titular da Vara de Execuções Penais do Piauí, juiz José Vidal de Freitas, informou que o atual número de presos sem condenação no Estado já é uma melhora em relação ao que se observava em anos anteriores, quando a taxa chegava a 60%.

O Brasil tem, de acordo com o Infopen, 726 mil pessoas privadas de liberdade no sistema carcerário e apenas 368 mil vagas.


Eram 699 mil brasileiros presos naquele ano, contra 646 mil russos. Em 2014, era de 306,22 pessoas presas para cada cem mil habitantes. O crime mais com maior incidência entre os presos é o tráfico de drogas, que represa 28% da população carcerária.

O Infopen indica que 4.804 pessoas estão presas por violência doméstica, e outras 1.556 por sequestro e cárcere privado. O Acre é o campeão em presos de até 24 anos, que representam 45% do total de detidos. Segundo o levantamento, a maioria dos presos (65%) não completou o ensino fundamental e outros 87% dos presos não completaram o ensino médio. O Estado com mais pessoas presos sem condenação é o Ceará, onde 66% dos detentos aguardam julgamento.

O levantamento mostra que Alagoas ocupa o 21º lugar quando se fala de população prisional.

Quanto à escolaridade, 61% da população prisional brasileira não chegaram ao ensino médio.

Do universo total de presos em MS, 90% têm entre 18 e 45 anos. Entre as mulheres, 62% das prisões está relacionada ao tráfico de drogas. Quando levados em consideração somente os homens presos, o percentual é de 26%.


Popular

CONNECT