Macron convida Netanyahu a quebrar "atual impasse" com palestinos, diz Le Monde

Houve episódios de violência próximo à Embaixada dos EUA no Líbano e em outros locais neste domingo. Segundo Netanyahu, quanto mais rápido os palestinos aceitarem isso, "mais rápido caminharemos para a paz".

Na segunda (11), o premiê israelense se encontra com chanceleres da União Europeia, quando estes tentarão apresentar uma posição unificada em relação à decisão dos EUA sobre Jerusalém.

Macron defendeu, ainda, que a única solução para o conflito israelo-palestiniano é através de uma solução negociada de dois estados que agrade a ambos os lados.

Apesar de rechaçar todo e qualquer ato de terrorismo contra Israel, Macron enfatizou ao premiê que o governo francês condena a atitude tomada pelo presidente americano Donald Trump, anunciada na quarta-feira passada, por considerá-la uma "ameaça perigosa para a paz" na região.

"Não acredito que precisamos de mais iniciativas", afirmou Macron.


Dentre os gestos que poderiam ser adotados pelo primeiro-ministro israelense em relação aos palestinos, Mácron mencionou o congelamento de assentamentos israelenses.

"A coisa mais importante sobre a paz é, em primeiro lugar, reconhecer que o outro lado tem o direito de existir", respondeu Netanyahu.

"Este é o gesto que eu ofereço: que o senhor Abbas se sente à mesa e negocie a paz". As duas autoridades se reuniram no Palácio do Eliseu, em Paris, após o início dos confrontos entre palestinos e israelenses na 5ª feita (7.nov.2017).

Mais cedo, Erdogan afirmou que decisões tomadas durante a próxima reunião da Organização de Cooperação Islâmica (OIC, na sigla em inglês) mostrarão que o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelos Estados Unidos não será fácil de implementar. "Nós explicamos a nossos interlocutores que a decisão dos Estados Unidos não segue as leis, diplomacia ou humanidade internacionais", disse Erdogan.

"Ouço vozes que criticam a declaração histórica do presidente Trump, mas não ouvi nenhuma condenação do lançamento de foguetes contra Israel e da terrível incitação contra nós", criticou Netanyahu, que também ocupa o posto de ministro do Exterior de seu país. Os palestinos reivindicam a porção leste de Jerusalém como capital de seu desejado Estado Palestino.


Popular
  • EUA ficam isolados no Conselho de Segurança — Jerusalém

    Alguns desses países - especificamente Suécia, Bolívia e Egito - consideram que a decisão americana viola as resoluções da ONU . A indignação com o reconhecimento por parte dos EUA de Jerusalém como capital israelita tem vindo a cruzar fronteiras.
    ¿Cuánto le costará a Reino Unido el Brexit ?

    ¿Cuánto le costará a Reino Unido el Brexit ?

    En esos casos, las decisiones de la corte comunitaria serán vinculantes para los tribunales británicos. En el caso de los hijos, tendrán esa posibilidad incluso si nacen después de la salida británica.
    Após exame antidoping, Fifa suspende Paolo Guerrero por um ano

    Após exame antidoping, Fifa suspende Paolo Guerrero por um ano

    O jogador não atuaria mais pelo Flamengo e, evidentemente, ficaria fora da Copa do Mundo , em julho, com a seleção do Peru . Como já vinha cumprindo uma suspensão provisória, o atacante só poderá retornar aos gramados no dia 3 de novembro de 2018.
  • Pachuca sofre para vencer Wydad e encara Grêmio na semifinal do Mundial

    Pachuca sofre para vencer Wydad e encara Grêmio na semifinal do Mundial

    Urretaviscaya foi à linha de fundo e cruzou na medida para Guzmán cabecear para o fundo das redes. A bola pegou efeito, encobriu o baixinho goleiro Óscar Pérez e tocou no travessão antes de sair.
    Homem se masturba e ejacula em passageira durante voo para Brasília

    Homem se masturba e ejacula em passageira durante voo para Brasília

    Segundo a Polícia Federal, o acusado teria cometido a violência enquanto a vítima dormia na poltrona ao seu lado. Meio desacordada, a mulher percebeu que a mão estava suja e com cheiro característico de ejaculação.
    Iraque anuncia o fim da guerra com o Daesh

    Iraque anuncia o fim da guerra com o Daesh

    Ainda no Twitter, a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos que apoia as forças iraquianas felicitou o Iraque. A ONU estimou que são necessários mais de US$ 1 bilhão para reparar a infraestrutura básica de Mossul; no norte do Iraque.
  • El Presidente insta a los venezolanos a ejercer la soberanía

    El Presidente insta a los venezolanos a ejercer la soberanía

    Igualmente, dos partidos dentro de la MUD presentaron contendientes, en un reflejo de las pugnas dentro de la oposición. Nicolás Maduro y sus aliados militares han logrado el milagro económico en reversa.
    França: Edgar Ié titular, Lille perde com o PSG

    França: Edgar Ié titular, Lille perde com o PSG

    Nos acréscimos, o goleiro Maignan, do Lille , foi à area para tentar o empate. Se vencerem, a diferença para o líder ficará em nove pontos.
    Asus revela notebook com 20 horas de bateria

    Asus revela notebook com 20 horas de bateria

    A novidade também marca a estreia do Snapdragon 835 em máquinas com Windows 10 . Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.
  • Ex-atriz da Rede Globo morre vítima do Mal de Parkinson

    Ex-atriz da Rede Globo morre vítima do Mal de Parkinson

    Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Entre os trabalhos marcantes, estão as novelas Locomotivas (1977), O cravo e a rosa (2000) e Caminho das Índias (2009).
    Liga Árabe reúne-se de emergência; Abas recusa receber Mike Pence

    Liga Árabe reúne-se de emergência; Abas recusa receber Mike Pence

    O presidente da Indonésia, Joko Widodo, condenou na última quinta-feira (7) a decisão de Trump e pediu que ele reconsiderasse sua posição.
    Big Little Lies ganha segunda temporada na HBO

    Big Little Lies ganha segunda temporada na HBO

    A 2ª temporada terá sete novos episódios, que serão dirigidos pela cineasta inglesa Andrea Arnold ("Docinho da América"). Estou mais do que animada em trabalhar com a talentosa e aclamada diretora Andrea Arnold que estará no leme.

CONNECT