Maduro proclama vitória absoluta nas municipais

Caracas, 11 dez (Lusa) - Os partidos que não participaram e que apelaram à abstenção nas eleições municipais de domingo, na Venezuela, estão impedidos de participar nas próximas presidenciais, anunciou o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

De acordo com as últimas informações divulgadas pelo Conselho Eleitoral Nacional, os socialistas venceram 41 das 42 prefeituras contados até o final da noite.

O presidente Maduro e a cúpula chavista tinham pedido insistentemente aos eleitores para comparecer às urnas com a Carteira da Pátria, de maneira que pudessem se registrar nos postos habilitados pelo Partido Socialista Unido da Venezuela, em frente aos colégios eleitorais.

O presidente venezuelano afirmou que os partidos dos opositores Henrique Capriles e Leopoldo López, entre outros, serão excluídos da eleição presidencial de 2018 por se negarem a concorrer nas eleições municipais de domingo.

Maduro, no entanto, diz que os resultados apurados durante a madrugada mostrarão que seu governo venceu em mais de 300 disputas.

Três dos quatro principais partidos oposicionistas boicotaram o pleito, que consideraram fraudulento.

Homem votando em Caracas capital da Venezuela
Garcia RawlinsVenezuela oposição boicota eleição para prefeitos e população se abstém

O índice de participação foi de 47,3% (9,1 milhões de eleitores).

"É loucura não participar", disse o analista político Dimitris Pantoulas à Reuters.

A votação foi convocada pela Constituinte, que a oposição não reconhece.

"Maduro só fará as eleições se a MUD estiver dividida, com vários candidatos, se perceber que pode ganhar", declarou Salamanca à AFP.

"Partido que não tiver participado hoje e que tenha convocado o boicote das eleições não pode mais participar". Após ver seu partido compor integralmente a Assembleia Constituinte em julho e conquistar o governo da maioria dos estados do país em outubro, ele tem tudo para consolidar seu poder na votação que irá agora eleger os prefeitos de 355 municípios.



Popular
  • Mourinho perde dérbi e fica 11 pontos do rival

    Mourinho perde dérbi e fica 11 pontos do rival

    Mata ainda pegou o rebote, tentou um novo chute, mas Ederson fez outra grande defesa, salvando o time visitante no Old Trafford. Aos 25, De Bruyne aparece em jogada pelo meio, ajeita para a perna esquerda e arremata, mas De Gea faz a defesa para escanteio.
    Inspeção técnica veicular periódica será obrigatória

    Inspeção técnica veicular periódica será obrigatória

    No segundo ano de operação, também será motivo de reprovação quando for constatado Defeito Grave (DG) no sistema de direção. Já os veículos de transporte internacional de cargas ou passageiros deverão ser submetidos ao processo uma vez por ano.
    Imbassahy pede demissão, e Temer deve nomear Marun na próxima semana

    Imbassahy pede demissão, e Temer deve nomear Marun na próxima semana

    Ele entraria no lugar de Antonio Imbassahy (PSDB-BA), que pediu demissão nesta sexta. Ao contrário do que informava o texto, Aloysio Nunes não é o único ministro do PSDB.
  • Diretor do Fluminense é preso em operação policial

    Diretor do Fluminense é preso em operação policial

    Também foi preso o chefe da Imply, empresa responsável pela confecção de ingressos, Leandro Schilling. São nove mandados de prisão a serem cumpridos e até o momento quatro pessoas foram presas.
    Pantone divulga qual será a cor de 2018

    Pantone divulga qual será a cor de 2018

    Das makes às lentes de óculos, dos looks esportivos aos de gala, esse tom de roxo promete brilhar em 2018. Flávia Pedrosa é publicitária, jornalista, apaixonada por moda e por redes sociais.
    Aécio defende fechar questão a favor da reforma da Previdência

    Aécio defende fechar questão a favor da reforma da Previdência

    Ele defendeu que o partido opte por fechar questão sobre a reforma para ficar na "vanguarda das questões estruturais do País". Joesley Batista disse que Aécio solicitou e recebeu dinheiro da empresa para pagar advogados que o defendem na Lava Jato.
  • Após anúncio de Trump, Hamas convoca palestinos a começar terceira Intifada

    Após anúncio de Trump, Hamas convoca palestinos a começar terceira Intifada

    O presidente Donald Trump postou nesta sexta-feira um vídeo para mostrar como seus antecessores, Bill Clinton, George W. Esse grupo representa um terço dos eleitores republicanos e vê em Israel a realização de profecias bíblicas.
    Dimite la Primera Ministra de Polonia

    Dimite la Primera Ministra de Polonia

    La decisión deberá ser sometida a votación en el Parlamento, en los que Morawiecki deberá recibir 231 a favor, de los 460 diputados que existen en el Parlamento.
    Presidente do São Paulo nega transferência de Pratto ao Cruzeiro

    Presidente do São Paulo nega transferência de Pratto ao Cruzeiro

    Ele também estava na mira do River Plate, de seu país. "Sempre me deixa com tranquilidade que as equipes grandes me queiram". Sobre o time de Buenos Aires, em especial, ele negou qualquer contato nesta quinta-feira.
  • Resultado final: Benfica-Estoril-Praia, 3-1

    Resultado final: Benfica-Estoril-Praia, 3-1

    Kléber introduziu a bola na baliza com o braço, após uma primeira defesa de Bruno Varela , mas o lance foi invalidado. O Estoril , por seu turno, continua no fundo da tabela, no último lugar, fruto dos oito pontos em 14 partidas.
    Aviso laranja devido a vento, chuva e agitação marítima

    Aviso laranja devido a vento, chuva e agitação marítima

    Quanto à agitação marítima , esperam-se ondas de altura superior a 5 metros em toda a costa ocidental, a partir de segunda-feira. O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
    ¿Cuánto le costará a Reino Unido el Brexit ?

    ¿Cuánto le costará a Reino Unido el Brexit ?

    En esos casos, las decisiones de la corte comunitaria serán vinculantes para los tribunales británicos. En el caso de los hijos, tendrán esa posibilidad incluso si nacen después de la salida británica.

CONNECT