Ministros árabes pedem que Trump mude decisão sobre Jerusalém

"Quem quer que transfira a sua embaixada para Jerusalém ocupada se tornará inimigo dos palestinos e um alvo de facções palestinas", disse o líder do Hamas, Fathy Hammad, enquanto manifestantes queimavam posteres de Trump em Gaza. Também hoje, a Liga Árabe, formada por 22 países, divulgou comunicado no qual rejeita a decisão.

O Hamas convocou para hoje o início de uma nova revolta contra Israel em reação ao anúncio norte-americano de reconhecer Jerusalém como capital do Estado israelita, decisão também hoje analisada de urgência no Conselho de Segurança da ONU.

"Tomamos uma decisão política que não pretende refletir (o que está acontecendo nas ruas)".

Os enterros dos dois palestinos mortos na Faixa de Gaza viraram grandes manifestações contra o presidente americano Donald Trump e o governo israelense. Também houve manifestações do lado de fora da Embaixada dos EUA em Jacarta, capital da Indonésia. Os policiais lançaram gás lacrimogêneo, e as equipes de Defesa Civil empregaram canhões de água para dispersar os manifestantes, que lançaram garrafas e atearam fogo em pneus e contêineres de lixo na área de Aukar, próxima à sede da embaixada.

Dezenas de pessoas ficaram feridas, segundo o Ministério da Saúde palestiniano em Gaza.

Os participantes do protesto entoaram palavras de ordem contra Israel e Trump e queimaram fotos do governante americano.

Ministros árabes pedem que Trump mude decisão sobre Jerusalém
Ministros árabes pedem que Trump mude decisão sobre Jerusalém

Se os Estados Unidos vetarem essa resolução, os árabes buscarão uma solução semelhante na Assembleia Geral da ONU, disse o ministro das Relações Exteriores palestino, Riyad Al-Maliki, em uma coletiva de imprensa no Cairo.

O texto, que contém 16 pontos, foi aprovado após intensas discussões.

O anúncio de Trump foi criticado por líderes internacionais e foi tema de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU nesta sexta.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que quer se posicionar como arauto da causa palestina, afirmou que seu país "não abandonará Jerusalém a um Estado que mata crianças".

Desde a criação de Israel, em 1948, a comunidade internacional nunca reconheceu Jerusalém como capital e sempre considerou que o status oficial da Cidade Santa deveria ser negociado entre palestinos e israelenses.



Popular
  • Mourinho perde dérbi e fica 11 pontos do rival

    Mourinho perde dérbi e fica 11 pontos do rival

    Mata ainda pegou o rebote, tentou um novo chute, mas Ederson fez outra grande defesa, salvando o time visitante no Old Trafford. Aos 25, De Bruyne aparece em jogada pelo meio, ajeita para a perna esquerda e arremata, mas De Gea faz a defesa para escanteio.
    El Presidente insta a los venezolanos a ejercer la soberanía

    El Presidente insta a los venezolanos a ejercer la soberanía

    Igualmente, dos partidos dentro de la MUD presentaron contendientes, en un reflejo de las pugnas dentro de la oposición. Nicolás Maduro y sus aliados militares han logrado el milagro económico en reversa.
    Morre a atriz Eva Todor, aos 98 anos

    Morre a atriz Eva Todor, aos 98 anos

    Fez mais de duas dezenas de séries e novelas, entre as quais "Top Model", "De Corpo e Alma", "Suave Veneno", " O Cravo e a Rosa ". E aos 9 anos já havia se apresentado em espetáculo de dança solo, acompanhada de um pianista, no Teatro Municipal de São Paulo.
  • General do Exército que sugeriu intervenção não descarta candidatura

    General do Exército que sugeriu intervenção não descarta candidatura

    O militar foi questionado sobre o que ele e o alto generalato pensavam sobre a pré-candidatura do deputado Bolsonaro. " ... Para o lugar dele, o comandante do Exército , Eduardo Villas Bôas, indicou o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira.
    EUA ficam isolados no Conselho de Segurança — Jerusalém

    EUA ficam isolados no Conselho de Segurança — Jerusalém

    Alguns desses países - especificamente Suécia, Bolívia e Egito - consideram que a decisão americana viola as resoluções da ONU . A indignação com o reconhecimento por parte dos EUA de Jerusalém como capital israelita tem vindo a cruzar fronteiras.
    Así extrañan a James en Madrid luego de la Champions League

    Así extrañan a James en Madrid luego de la Champions League

    El Bayern Munich estará en octavos de final de la Liga de Campeones y formará parte del bombo 2 en el sorteo como el Real Madrid. NO TE LO PIERDAS: Ligue 1: PSG sufre su primera derrota en la temporada.
  • Inspeção técnica veicular periódica será obrigatória

    Inspeção técnica veicular periódica será obrigatória

    No segundo ano de operação, também será motivo de reprovação quando for constatado Defeito Grave (DG) no sistema de direção. Já os veículos de transporte internacional de cargas ou passageiros deverão ser submetidos ao processo uma vez por ano.
    Pinotti pede demissão como homem-forte do futebol do São Paulo

    Pinotti pede demissão como homem-forte do futebol do São Paulo

    Vou colocar minha experiência, meu conhecimento e meu carisma a serviço do São Paulo para construirmos o melhor ambiente possível. Manter a base durante toda a temporada A situação do São Paulo não é diferente dos outros clubes do País.
    Aécio defende fechar questão a favor da reforma da Previdência

    Aécio defende fechar questão a favor da reforma da Previdência

    Ele defendeu que o partido opte por fechar questão sobre a reforma para ficar na "vanguarda das questões estruturais do País". Joesley Batista disse que Aécio solicitou e recebeu dinheiro da empresa para pagar advogados que o defendem na Lava Jato.
  • Diretor do Fluminense é preso em operação policial

    Diretor do Fluminense é preso em operação policial

    Também foi preso o chefe da Imply, empresa responsável pela confecção de ingressos, Leandro Schilling. São nove mandados de prisão a serem cumpridos e até o momento quatro pessoas foram presas.
    Salvador Sobral já recebeu transplante de coração

    Salvador Sobral já recebeu transplante de coração

    Recorde-se que Salvador Sobral sofre de uma doença cardíaca e estava numa lista de espera, aguardando um coração novo. A TVI avançou entretanto que o transplante foi feito esta sexta-feira e correu bem.
    FPF se pronunció tras la sanción de la FIFA a Paolo Guerrero

    FPF se pronunció tras la sanción de la FIFA a Paolo Guerrero

    Estamos en el Mundial, pero la FIFA decidió castigar a nuestro capitán Paolo Guerrero con un año de suspensión. Luego del partido contra Argentina, su prueba antidopaje había arrojado "un resultado analítico adverso".

CONNECT