Reportagem aponta Igreja Universal como líder de esquema de adoções ilegais

No âmbito da investigação da TVI relativa à "Casa de Acolhimento Mão Amiga", integrada na Obra Social da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), outrora designada por "Associação Beneficente Cristã", o Instituto da Segurança Social, "tomando conhecimento dos factos descritos, apresentou, no dia 06/12/2017, uma participação ao Ministério Público/Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, entidade competente nesta matéria", refere numa resposta enviada à agência Lusa.

O bispo Edir Macedo, liderança máxima da Igreja Universal do Reino de Deus, está sendo acusado, junto à igreja, de ter criado uma rede de tráfico de crianças em Portugal na década de 1990.

A Universal chegou a Portugal em 1989 e rapidamente se espalhou, impulsionada pela grande quantidade de brasileiros residentes. O Segredo dos Deuses, nome dado à série de reportagens, revela que os netos de Edir Macedo na verdade são crianças roubadas e que foram tiradas das mães em Portugal.

O centro do esquema seria um lar ilegal que a Universal manteve em Lisboa nos anos 1990.

A Segurança Social adianta que "o rigor e a precisão" introduzidos pela Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo a partir de 2001, e pelo regime jurídico da adoção em 2003, conferiram uma nova configuração ao sistema de proteção de crianças e jovens. Dez anos depois, a organização foi fechada, alegadamente devido à crise econômica do país.

Segundo a TVI, depois de entregues à instituição mantida pela Igreja Universal, essas crianças desapareciam. E que logo depois "acabavam no estrangeiro", principalmente no Brasil e nos Estados Unidos, sendo adotadas de forma irregular.

A emissora também fala em um suposto esquema de vasectomias forçadas nos pastores da Universal e, posteriormente, pressões dentro da instituição para que seus integrantes adotassem crianças.

Os netos de Edir Macedo serão provenientes desta rede, que também enviou crianças para adopção para outros bispos e pastores daquele movimento.

Foram sete meses de investigações e várias mães de crianças roubadas entrevistadas, contando suas histórias pela primeira vez após 20 anos de silêncio.

Em nota, a Universal nega as acusações e diz que irá processar a TVI.

Essa conduta não poderá passar impune e será devidamente julgada no foro próprio, pelos órgãos judiciais competentes, nos quais Alfredo Paulo Filho será certamente, e uma vez mais, condenado. Ele foi desligado da Igreja em 2013, por "condutas impróprias".

Num comunicado divulgado no Brasil, a igreja brasileira afirmou que a investigação realizada pelos repórteres da estação portuguesa de televisão TVI baseia-se no depoimento falso de um ex-bispo chamado Alfredo Paulo, que teria sido expulso da igreja por conduta imprópria.

"As crianças foram encaminhadas pela Segurança Social e pela Santa Casa de Misericórdia de Lisboa para um lar - que evidentemente à época não era ilegal -, e vários pais adotivos se candidataram a adotá-las", alegou a nota.


Popular
  • Maduro proclama vitória absoluta nas municipais

    Maduro proclama vitória absoluta nas municipais

    Maduro, no entanto, diz que os resultados apurados durante a madrugada mostrarão que seu governo venceu em mais de 300 disputas. Três dos quatro principais partidos oposicionistas boicotaram o pleito, que consideraram fraudulento.
    Cristiano Ronaldo bisa frente ao Sevilha

    Cristiano Ronaldo bisa frente ao Sevilha

    Já o Sevilla, com os mesmos 28 pontos, segue na quinta posição, fora da zona de classificação à Copa dos Campeões. Com este triunfo, o Real Madrid iguala provisoriamente o Valência no segundo lugar, com 31 pontos.
    Ex-atriz da Rede Globo morre vítima do Mal de Parkinson

    Ex-atriz da Rede Globo morre vítima do Mal de Parkinson

    Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Entre os trabalhos marcantes, estão as novelas Locomotivas (1977), O cravo e a rosa (2000) e Caminho das Índias (2009).
  • Ministros árabes pedem que Trump mude decisão sobre Jerusalém

    Ministros árabes pedem que Trump mude decisão sobre Jerusalém

    Os participantes do protesto entoaram palavras de ordem contra Israel e Trump e queimaram fotos do governante americano. Também houve manifestações do lado de fora da Embaixada dos EUA em Jacarta, capital da Indonésia.
    Parques de Sintra vence pelo quinto ano consecutivo nos World Travel Awards

    Parques de Sintra vence pelo quinto ano consecutivo nos World Travel Awards

    Os nomeados para a grande final do prémio são os vencedores das galas regionais, aos quais se juntam outros nomeados pelo próprio WTA.
    Morre a atriz Eva Todor, aos 98 anos

    Morre a atriz Eva Todor, aos 98 anos

    Fez mais de duas dezenas de séries e novelas, entre as quais "Top Model", "De Corpo e Alma", "Suave Veneno", " O Cravo e a Rosa ". E aos 9 anos já havia se apresentado em espetáculo de dança solo, acompanhada de um pianista, no Teatro Municipal de São Paulo.
  • "Viva o amor": Túlio Gadêlha se declara para Fátima Bernardes

    As imagens dessa função do aplicativo, no entanto, somem após 24 horas. Em nota foto publicada com o amado, Fátima derrete-se mais uma vez.
    Sporting com longa viagem até Astana e Sp. Braga defronta o Marselha

    Sporting com longa viagem até Astana e Sp. Braga defronta o Marselha

    O Sporting vai defrontar o Astana, do Cazaquistão, enquanto que o Sporting de Braga ruma a França para jogar com o Marselha. Já em relação ao Sporting de Braga, 0 primeiro encontro realiza-se em Marselha, e o segundo no Estádio Municipal de Braga.
    Segurança de discoteca em Lisboa morto a tiro por cliente

    Segurança de discoteca em Lisboa morto a tiro por cliente

    O suspeito entregou-se e confessou o crime à Polícia Judiciária na tarde deste sábado, avança do " Diário de Notícias ". Um jovem de 17 anos, suspeito da morte de um segurança da discoteca Barrio Latino, em Lisboa, foi detido este sábado.
  • Termina o namoro de Léo Santana e Lorena Improta

    Termina o namoro de Léo Santana e Lorena Improta

    Lore Improta falou neste sábado (9) sobre o fim de seu relacionamento de nove meses com o cantor Léo Santana , de 29 anos. Na última segunda-feira, ele gravou um clipe em Fortaleza com Wesley Safadão e segue com agenda cheia até o carnaval.
    The Walking Dead: Série ganha data de retorno

    The Walking Dead: Série ganha data de retorno

    Felizmente, a AMC já deu um jeito de tranquilizá-los e anunciou que a série retorna em 25 de fevereiro. A OVERKILL divulgou um novo trailer cinematográfico para o seu jogo tematizado de The Walking Dead .
    Iraque anuncia o fim da guerra com o Daesh

    Iraque anuncia o fim da guerra com o Daesh

    Ainda no Twitter, a coligação internacional liderada pelos Estados Unidos que apoia as forças iraquianas felicitou o Iraque. A ONU estimou que são necessários mais de US$ 1 bilhão para reparar a infraestrutura básica de Mossul; no norte do Iraque.

CONNECT