Mais de 1,4 bilhão de senhas da Netflix e LinkedIn vazam

O arquivo está dividido em diretórios, em ordem alfabética, para que o uso seja facilitado. Entre as senhas encontradas estão credenciais da Netflix, LinkedIn, Last.Fm, YouPorn e dos games Minecraft e Runescape. O arquivo foi encontrado no dia 5 de dezembro em um fórum da dark web.

De fato, o que os pesquisadores perceberam com o vazamento é a falta de preocupação com segurança de dados básica por boa parte da população mundial. Ou seja, elas já estavam circulando na Internet, mas agora estão disponíveis em um único local. Os pesquisadores também constataram que muitos usuários têm senhas de fácil identificação, como "123456", "qwerty", entre outras.


Para você saber se sua senha foi violada acesse o site Have I Been Pwned (em inglês) e consulte se seu e-mail, mas como esse foi o maior vazamento de senhas do ano, é extremamente recomendável você alterar as senhas dos seus e-mail e serviços como Netflix. Como as pessoas reutilizam senhas em suas contas, os hackers poderiam automatizar o sequestro de contas.

Ainda não está claro quem é o responsável pela compilação das credenciais. O arquivo, com mais de 41 GB de informação, era distribuído na deep web e também por meio de torrent. A única pista são as carteiras Bitcoin e Dogecoin que aparecem no documento, colocadas para encorajar a doação aos organizadores do banco de dados.


Popular

CONNECT