Quem é a nova secretária de Estado da Saúde, Rosa Matos Zorrinho

O governante demissionário terá sido pago, segundo a investigação da TVI, pela consultoria com dinheiros do Estado.

Esta é já a segunda saída que aquela polémica provoca.

A nova secretária de Estado toma posse já esta terça-feira, às 19h30, no Palácio de Belém, segundo nota divulgada no site da Presidência da República.

Uma nota do gabinete do primeiro-ministro dá conta de que António Costa aceitou o pedido de exoneração do cargo de secretário de Estado da Saúde por parte de Manuel Delgado.

Rosa Zorrinho, 54 anos, era, até agora, presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, cargo que assumiu em Janeiro de 2016.


Quando questionado sobre as condições financeiras que alegadamente impôs para entrar na Raríssimas, Manuel Delgado refere que não impôs quaisquer trâmites e "nem sabia que a Raríssimas tinha seguros de saúde". É muito mas eu sei que ele põe a casa no mapa do mundo e a fazer dinheiro, ele diz que o guito vai aparecer. Foi logo a seguir que o Secretário de Estado se demitiu.

Manuel Delgado deixa o cargo na sequência das denúncias sobre gestão danosa na associação Raríssimas, da qual foi consultor, e da qual terá recebido um total de 63 mil euros, entre 2013 e 2014.

O secretário de Estado alegou então que se tratou de uma "colaboração técnica" com a associação Raríssimas e que nunca participou em decisões de financiamento. "Fui convidado e não tenho tido qualquer tipo de intervenção nas relações entre a referida associação e o Estado", garante.

Rosa Matos Zorrinho é licenciada em sociologia pela Universidade de Évora e com pós-graduação em administração hospitalar, tendo já presidido ao conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, entre 2005 e 2011.

De 1990 e 1996, a nova secretária de Estado foi administradora no Hospital do Espírito Santo, em Évora, responsável pela gestão dos recursos humanos, instituição onde voltou de 2002 a 2005 para administrar pelouro dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica e serviços hoteleiros.


Popular

CONNECT