"Asteroide Halloween" passará novamente perto de nós em 2018

Em novembro de 2018, o Asteroide do Halloween poderá ser observado mais uma vez. A última vez que este insólito corpo celeste, chamado de TB-145, aproximou-se da Terra foi em 31 de outubro de 2015, ou seja, em pleno dia de Halloween.

Como se encontrava apenas à distância de 486 mil quilómetros aproximadamente, o equivalente a, mais ou menos, 1,3 vezes a distância da Lua à Terra. Além disso, ele foi visto pela última vez em outubro de 2015, próximo à data em que é o Dia das Bruxas é comemorado em alguns países.

Foi possível ser visto de forma mais clara por cientistas europeus, americanos e latino americanos. Por isso, os cientistas o apelidaram de "Asteroide do Halloween". Em certos ângulos, é possível ver um crânio humano no formato do asteroide devido às suas crateras e relevos, além das condições de iluminação. Ele estará a 20 vezes a distância entre a Terra e a Lua. Ganhou destaque na imprensa nacional e internacional nesta terça-feira (26/12), a notícia de que um asteroide de 700 metros está voando em direção ao nosso planeta.

Eles também descobriram o período de rotação do corpo celeste, o que seria a duração do seu "dia" - entre 2,94 horas e 4,78 horas, de acordo com a observação e os cálculos deles. O seu formato é uma elipse achatada e reflete apenas entre 5% a 6% da luz do sol da luz do sol que recebe.

Até agora, acredita-se que o asteroide pode ser tratar de cometa extinto, que perdeu água e outros componentes voláteis após as voltas que deu ao redor do Sol.

Em geral, asteroides e cometas são diferenciados por sua composição (os primeiros são mais rochosos e metálicos, e os últimos têm uma proporção maior de gelo e rochas) e pelo tipo de órbita ao redor do Sol.

O pesquisador espera que a aproximação permita mais descobertas sobre o corpo celeste."Apesar de essa passagem próxima não ser tão favorável, conseguiremos como obter novos dados que podem aumentar nosso conhecimento sobre a massa dele e outras que passam pelo planeta", disse Pablo Santos-Cruz à BBC.


Popular
  • ONU aprova orçamento 5% menor para os próximos dois anos

    ONU aprova orçamento 5% menor para os próximos dois anos

    O orçamento operacional da ONU é separado do orçamento para operações de paz, que foi cortado este ano em US$ 600 milhões pelo presidente Donald Trump.
    Imagens mostram suspeito de assassinar ambulante em Copacabana

    Imagens mostram suspeito de assassinar ambulante em Copacabana

    A vítima foi levada ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, mas não resistiu aos ferimentos. Policiais do 19° Batalhão da PM fizeram um cerco para prender os suspeitos, mas eles fugiram.
    Operação

    Operação "Natal tranquilo" pela segurança rodoviária

    A operação da Guarda Nacional Republicana (GNR) decorre até terça-feira, com mais de 6500 militares a patrulharem as principais vias de tráfego rodoviário.
  • Mourinho resgata um ponto nos descontos

    Mourinho resgata um ponto nos descontos

    O Watford de Marco Silva deu a volta ao resultado frente ao Leicester, um regresso aos triunfos depois de seis jogos sem vencer. Mahrez adiantou o Leicester aos 37m, mas Wague igualou mesmo em cima do intervalo.
    Corea del Norte rechaza las nuevas sanciones de la ONU

    Corea del Norte rechaza las nuevas sanciones de la ONU

    Detrás de la resolución están Estados Unidos y sus aliados, señaló un portavoz, citado por los medios estatales. Antiguas aliadas del Norte, China y Rusia apoyaron las últimas sanciones de Naciones Unidas .
    Israel acredita que mais países seguirão Guatemala e EUA

    Israel acredita que mais países seguirão Guatemala e EUA

    Jerusalém alberga locais sagrados para muçulmanos, judeus e cristãos e que é alvo de sérias disputadas entre eles. A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
  • Modalidade incluída na reforma trabalhista gerou mais de 3 mil empregos

    Nos últimos 12 meses, no entanto, o saldo é negativo, com redução de 178,5 mil postos de trabalho, uma retração de 0,46%. O Ministério do Trabalho garantiu, contudo, que divulgará a quantidade de trabalhadores com mais de um vínculo.

    Surpresa: Serena Williams vai regressar aos courts ainda este ano

    Serena vai enfrentar a letã Jelena Ostapenko, de apenas 20 anos, sensação da última temporada. Serena disputou apenas duas competições em 2017, ambas em janeiro.
    Acidente entre carro e caminhão deixa 4 mortos na BR-153

    Acidente entre carro e caminhão deixa 4 mortos na BR-153

    As quatro vítimas fatais estavam no carro, um Celta, que invadiu a pista contrária e bateu de frente com o caminhão. O motorista do Celta, de 69 anos, viajava acompanhado da esposa de 67, do filho de 43 e do neto de 16 anos.
  • Centenas de jordanianos protestam contra decisão de Trump sobre Jerusalém

    Centenas de jordanianos protestam contra decisão de Trump sobre Jerusalém

    Os países que votaram contra foram: EUA, Israel, Guatemala, Honduras, Ilhas Marshall, Micronésia, Nauru, Palau e Togo. Ao contrário do que aí acontece, na Assembleia Geral não há veto, porém, as resoluções também não são vinculativas.
    Bonner faz tutorial durante

    Bonner faz tutorial durante "JN" para ensinar a filmar com celular

    "E já que a gente usou a imagem filmada por uma testemunha, vale destacar uma observação: na hora da pressa é muito comum filmar ou fotografar nessa posição assim, na vertical".

    Venezuela: Brasil garante "medidas recíprocas" caso embaixador deixe de ser bem-vindo

    Em 5 de agosto deste ano, a Venezuela voltou a ser suspensa do bloco, desta vez por "ruptura da ordem democrática". A decisão foi anunciada pela presidente da Assembleia Nacional Constituinte , Delcy Rodríguez.

CONNECT