Modalidade incluída na reforma trabalhista gerou mais de 3 mil empregos

No mês passado, por exemplo, foram contratados 3.067 trabalhadores com contrato intermitente e 231 trabalhadores com contrato parcial. Apesar da tendência negativa, o ministro do trabalho, Ronaldo Nogueira, afirmou que o resultado não indica interrupção no processo de retomada do crescimento econômico, com criação de postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, no entanto, o saldo é negativo, com redução de 178,5 mil postos de trabalho, uma retração de 0,46%. Ao fim de novembro o país tinha 38,62 milhões de trabalhadores com carteira assinada. "Os resultados da reforma trabalhista serão colhidos em 2018", garante.

O único setor que registrou saldo positivo no mês de novembro foi o de comércio, tanto atacadista quanto varejista, com a criação de mais de 68 mil vagas.

Já o retalho apresentou saldo positivo. Também tiveram desempenhos negativos os setores de construção civil (-22.826), agropecuária (-21.761), serviços (-2.972), administração pública (-2.360), indústria extrativa mineral (-1.155) e os serviços de utilidade pública (-814).


A indústria de transformação registrou saldo negativo de 29.006 empregos. O Magazine Luiza, por exemplo, contratou 1.200 pessoas nessa modalidade de contrato, de acordo com ele.

Os dados do Caged de novembro já incluem as novas formas de contrato, informou o Ministério do Trabalho. Em novembro do ano passado, o saldo foi negativo em 116,7 mil postos e, em 2015, as demissões superaram as contratações em 130,6 mil. Nos anos anteriores, com crescimento da economia, houve criação de postos de trabalho. Houve 805 desligamentos por acordo entre patrão e empregados, 744 com contrato parcial e 321 com trabalho parcial acima de 24 horas. A projeção do Ministério do Trabalho é que, com um crescimento do PIB de 3%, sejam criados 1,78 milhão de empregos formais até o fim do ano, na comparação com o mesmo período de 2017. "Fizemos projeção com base nas séries históricas passadas, que não contêm ambiente da reforma trabalhista", disse Magalhães. Os dados já consideram as novas formas de contratação estabelecidas na reforma trabalhista. O Ministério do Trabalho garantiu, contudo, que divulgará a quantidade de trabalhadores com mais de um vínculo.


Popular
  • Recursos serão agilizados para governadores que apoiarem reforma, diz Marun

    Recursos serão agilizados para governadores que apoiarem reforma, diz Marun

    Segundo ele, a aprovação da Reforma em fevereiro, na volta dos trabalhos na Câmara dos Deputados, é dada como certa pelo Governo. O Palácio do Planalto vai pressionar governadores que esperam liberação de empréstimos e financiamentos em bancos públicos.

    Fim da linha. WhatsApp deixará de funcionar em alguns smartphones

    A recomendação para os usuários é de que eles façam upgrade o mais rápido possível para um smartphone mais moderno. No ano passado, foi o Windows Phone 7 que fico para trás, mais uns equipamentos da Nokia e da BlackBerry.
    Comissão Eleitoral rejeita candidatura de opositor Alexei Navalny

    Comissão Eleitoral rejeita candidatura de opositor Alexei Navalny

    Em mensagem pré-gravada divulgada minutos após a decisão do comitê, Navalny pediu a seus seguidores que boicotem a votação. O último deles, uma superprodução, em Moscou, onde reuniu milhares de apoiadores.
  • Laudo declara que Paulo Maluf pode continuar no Presídio da Papuda

    Laudo declara que Paulo Maluf pode continuar no Presídio da Papuda

    Segundo a denúncia do Ministério Público, Maluf recebeu propina de contratos públicos com as empreiteiras Mendes Júnior e OAS. Apesar de julgar pela prescrição do crime de corrupção passiva, os ministros votaram pela condenação por lavagem de dinheiro.
    Feminista entra no presépio do Vaticano

    Feminista entra no presépio do Vaticano

    Em particular, o protesto foi contra a política da Santa Sé associada à proibição do aborto e da contracepção. O site adianta que o objetivo do grupo, que foi fundado na Ucrânia, é "vitória completa sobre o patriarcado".
    Gilmar Mendes manda investigar áudio que o acusa de receber propina

    Gilmar Mendes manda investigar áudio que o acusa de receber propina

    Em outro momento, o áudio diz que o presidente do TSE mandou soltar Garotinho e a esposa em troca de uma grande quantia de dinheiro.
  • Mourinho resgata um ponto nos descontos

    Mourinho resgata um ponto nos descontos

    O Watford de Marco Silva deu a volta ao resultado frente ao Leicester, um regresso aos triunfos depois de seis jogos sem vencer. Mahrez adiantou o Leicester aos 37m, mas Wague igualou mesmo em cima do intervalo.
    Centenas de jordanianos protestam contra decisão de Trump sobre Jerusalém

    Centenas de jordanianos protestam contra decisão de Trump sobre Jerusalém

    Os países que votaram contra foram: EUA, Israel, Guatemala, Honduras, Ilhas Marshall, Micronésia, Nauru, Palau e Togo. Ao contrário do que aí acontece, na Assembleia Geral não há veto, porém, as resoluções também não são vinculativas.
    William Waack é demitido da Globo após caso de racismo

    William Waack é demitido da Globo após caso de racismo

    Em outra carta, essa assinada pela emissora e pelo jornalista desligado, William Waack chega a pedir desculpas pelo ocorrido. Participou, como protagonista, de todas as principais coberturas que impactaram a vida nacional das últimas três décadas.
  • Produtora lança

    Produtora lança "Switch", de Anitta e Iggy Azalea, mas volta atrás

    Na última segunda-feira (25), Iggy Azalea deu um presentinho de Natal para seus fãs e quem saiu ganhando foi o fandon de Anitta . Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Iggy não autorizou a divulgação e não teria sido consultada sobre o assunto.
    Real - Barcelona servido à hora de almoço

    Real - Barcelona servido à hora de almoço

    Ganhou na corrida de Marcelo na sequência e cruzou rasteiro para o gol de Aleix Vidal. Na mesma data e pelo mesmo torneio, o Real visita o Numancia.
    Um animal morto e quatro desaparecidos após incêndio em zoo de Londres

    Um animal morto e quatro desaparecidos após incêndio em zoo de Londres

    Um incêndio neste sábado no Zoológico de Londres matou um aardvark (um mamífero africano), segundo funcionários do local. O local abriga 20.166 animais, de acordo com inventário feito em 2017.

CONNECT